De pouco adianta traçar estratégias em sua empresa, executá-las e não acompanhar os resultados delas, concorda? É por isso que o KPI é importante, já que auxilia os gestores a saber se as ações adotadas estão sendo efetivas.

Mas, afinal, qual a definição de KPIs, em que processos eles podem ser utilizados e como aplicar na rotina de um negócio? Se você busca essas informações, conseguirá entender agora mesmo.

Confira este post e veja como a análise de indicadores pode ajudar sua empresa a crescer!

O que é KPI?

KPI representa as iniciais de key performance indicator ou indicador-chave de performance. Ele é uma ferramenta de gestão utilizada para medir o desempenho de diferentes processos ou metas específicas de um negócio.

O recurso promove uma análise dos resultados das ações executadas. Desse modo, é possível identificar se elas são efetivas, se é preciso ajustes ou até mesmo uma reformulação por completo.

Com o uso de KPIs, os gestores podem saber se os investimentos estão bem empregados ou se há desperdício, por exemplo. Isso porque tudo é mensurado, gerando números que permitem essa avaliação mais precisa.

A partir dos números obtidos, é possível conhecer os problemas e ter um olhar mais direcionado para cada um deles, facilitando a busca por soluções. Por exemplo: os KPIs podem indicar quais processos são menos produtivos em um determinado setor da empresa.

Além disso, é importante destacar que há diferentes tipos de KPIs, sendo que o gestor pode medir os que poderão orientar melhor sua tomada de decisão. Você conhecerá os principais tipos neste conteúdo.

Para que servem os indicadores de desempenho?

Agora que você já descobriu qual é a definição de KPI, é necessário saber qual a sua utilidade nas organizações. A primeira delas é identificar se os esforços das equipes estão realmente direcionados para os objetivos do negócio.

Assim, ajuda a ver se os profissionais estão envolvidos na missão da empresa. Ademais, os indicadores de desempenho permitem uma comunicação mais eficiente entre os setores, já que todos estão a par do desempenho de diferentes processos.

Outro ponto importante é que essa ferramenta otimiza as rotinas internas. Como seu intuito é tornar os processos mais eficientes, toda a empresa é beneficiada.

Uso dos KPIs no marketing

Além das vantagens dos KPIs para os processos internos e para o melhor alinhamento entre as equipes, é importante destacar que os indicadores de performance podem ser muito utilizados para o marketing.

Por exemplo, é possível medir se as estratégias de relacionamento com o público e de divulgação de produtos ou serviços têm o desempenho esperado. Logo, há um diagnóstico para continuar ou modificar as práticas utilizadas para captar mais clientes.

Quais são os tipos de KPI mais comuns nas empresas?

Você acompanhou uma apresentação de como os KPIs nortearão o trabalho das empresas em diferentes áreas, especialmente nas ações de marketing.  Contudo, é necessário conhecer os tipos de KPIs mais comuns nos negócios.

Veja a seguir!

Churn Rate

O primeiro tipo de KPI é o chamado Churn Rate, que pode ser traduzido como taxa de evasão de clientes. É um indicador interessante, visto que a redução de clientes pode apontar para algum problema na organização.

Por exemplo, a baixa qualidade do produto ou serviço, falhas no atendimento ou outros fatores. Para medir esse KPI, é preciso estabelecer um período e dividir o número de clientes que a empresa perdeu pelo número total de clientes que ela tinha no início desse intervalo.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Todo negócio busca ter mais clientes para aumentar seus ganhos, porém, quanto custa captar esses clientes? É isso que mostra o indicador Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Ele é dado pela divisão do montante investido em marketing e vendas pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Com esse KPI é possível analisar se os custos para captar novos clientes estão altos, buscando otimizar a estratégia.

Taxa de Conversão

O terceiro indicador importante para o seu negócio é a taxa de conversão, que mensura quantas pessoas que entraram em contato com a empresa se tornaram clientes.

Ele mostra, assim, se o negócio está utilizando ações eficientes para se aproximar do público, mostrar suas soluções e, com isso, fechar um negócio.

Para aumentar a taxa de conversão, é importante investir em marketing de conteúdo, de forma a utilizar as técnicas de SEO para ser encontrado mais facilmente na Internet.

Nesse sentido, é recomendado ter o foco na produção de conteúdo de qualidade em seu blog e redes sociais de forma a se tornar autoridade em seu segmento e conquistar os clientes.

Customer Lifetime Value (CLV)

O último KPI de destaque é o Customer Lifetime Value (CLV) que representa quanto de faturamento um cliente trouxe para a empresa em um período estipulado. O cálculo do CLV é feito da seguinte forma:

CLV = (ticket médio x média anual de compras por cliente) x média de período de relacionamento

A partir desse indicador de desempenho, é possível saber se os seus clientes apresentam um alto valor de vida útil. Isso mostra que ele tem um relacionamento mais longo com o seu negócio e que gera lucro para a empresa.

Além disso, é possível comparar o CVL e o CAC. Imagine que o valor de captação de cliente seja maior do que o valor que a sua empresa lucra com ele. A situação demonstra que algo está errado, não é?

Como utilizar os KPIs em um negócio?

Para utilizar essa ferramenta de gestão, o primeiro passo é determinar os objetivos com o KPI. Eles podem ser, por exemplo, aumentar a taxa de conversão de clientes, reduzir despesas ou melhorar o faturamento em determinado período.

A partir dessa definição, é possível estabelecer as metas, equipes e setores envolvidos nas tarefas. Depois, acompanhe os KPIs para medir a performance na realização de cada etapa em busca do objetivo traçado.

Com este conteúdo, você pode conferir o que é KPI e sua importância para as empresas. Como vimos, a mensuração de resultados com essa ferramenta é um passo fundamental para o crescimento de um negócio.

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