Como controlar as contas da sua empresa? Veja 10 Dicas!

Entre as habilidades mais importantes que todo empreendedor precisa desenvolver é a capacidade de controlar as contas da empresa. Esse fator é decisivo para que um negócio cresça de forma saudável e evolua.

Caso o controle do fluxo financeiro não seja feito de maneira eficiente, sua companhia pode fechar as portas prematuramente. E você não deseja que isso aconteça, certo?

Nesse artigo você verá 10 dicas simples para seguir e conseguir controlar as contas da sua empresa. Continue a leitura e descubra como realizar essa tarefa de maneira eficaz!

1.Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a chave para manter um controle eficiente e ter noção de todas as despesas e entradas da sua empresa. Sendo assim, o primeiro passo é anotar em alguma planilha ou programa todos os custos fixos da organização, para que você consiga organizar-se em um período determinado.

Esse planejamento lhe ajudará a colocar em prática estratégias e planos que são essenciais para que a companhia se torne mais competitiva no mercado.

2.Adote softwares de gestão financeira

Existem diversos softwares de gestão financeira que você pode utilizar na sua companhia para fazer esse controle de caixa. Embora muitos ainda utilizem planilhas manuais para organizar a empresa, essa maneira não é tão eficaz. Assim, sua companhia estará mais suscetível a erros humanos.

Conforme o negócio se expande, a adoção desses programas se torna cada vez mais essencial. Além de evitar falhas humanas, eles mantêm todas as informações financeiras alinhadas, de modo a facilitar a consulta desses dados em caso de necessidade.

3.Seja organizado

Não basta fazer um planejamento e utilizar um software eficiente. É preciso que o empreendedor seja organizado para conseguir controlar melhor os aspectos financeiros do negócio.

Ser organizado lhe ajudará a gerenciar melhor as informações armazenadas, que podem servir de base para a elaboração de análises e relatórios sobre as questões econômicas corporativas. Dessa forma, você poderá se antecipar a possíveis problemas e “prever” resultados financeiros pautados em dados reais.

Por isso, organize-se para avaliar essas informações de forma periódica para evitar prejuízos e conseguir planejar ações com sabedoria.

4.Pague as contas em dia

Para controlar as contas da empresa com muita eficiência, procure pagá-las em dia. Atrasos podem atrapalhar investimentos, adiar planos e colocar a companhia em prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Além disso, seu empreendimento pode passar a ter uma reputação de desorganizado ou de mal pagador – o que pode prejudicar suas relações comerciais e até mesmo a sua marca no mercado.

Dessa maneira, é possível evitar juros ou multas por atrasos. Uma empresa que paga suas despesas na data correta consegue melhorar sua imagem e realizar empréstimos com boas condições. Por isso, não se esqueça das datas de vencimento das suas despesas e pague-as em dia!

5. Aprenda a negociar

Cuidar do caixa de uma empresa também envolve procurar por bons negócios. Ou seja, exige do empreendedor saber negociar condições de pagamentos favoráveis para si.

Isso significa que, a todo instante, é preciso ter um olhar crítico antes de comprar algum maquinário ou adquirir um serviço novo, por exemplo.

Por isso, aprenda a negociar! Essa habilidade será benéfica principalmente quando você for fechar acordos com credores, parceiros ou com instituições financeiras.

6.Planeje os investimentos com sabedoria

Para manter o controle financeiro das contas da sua empresa, é essencial que cada investimento feito no negócio seja planejado com cautela. Pedir recursos sem o devido planejamento pode causar o endividamento sem necessidade.

Por isso, evite contratar empréstimos sempre que pretender colocar em prática algum novo projeto! Esses financiamentos oferecidos por instituições financeiras devem ser adquiridos somente em casos realmente importantes.

Os investimentos precisam ser pensados com sabedoria para que os recursos utilizados realmente tragam retorno. Portanto, mantenha atenção neles!

7. Tenha prioridades

É fato que todo empreendedor quer ver seu negócio prosperar e atrair clientes. Assim, muitos têm vontade de fazer melhorias constantes, com as quais acreditam poder gerar mais lucro.

Apesar desses anseios, é preciso ter maturidade e entender que é impossível “abraçar o mundo”. Muitos dos seus desejos provavelmente serão adiados ou eliminados, pois nem todos trarão benefícios – e em muitos casos fica inviável controlar todos os planos. Saber priorizar o que realmente importa e ser seletivo é o que fará o seu negócio ser promissor.

Além disso, lembre-se de que existem investimentos estratégicos com custos mais baixos que podem fazer toda a diferença no futuro. Contratar conteúdos para o seu blog, a partir de blog posts de qualidade, por exemplo, é um deles.

8.Corte gastos

Eliminar despesas é claramente um desafio, mas ele faz parte do controle de entradas e saídas de caixa de uma companhia. Como as contas devem ser revistas com certa frequência, é possível verificar gastos que não são essenciais e que podem ser cortados.

Procure eliminar tudo que não seja essencial. Em relação às despesas fixas e cruciais, busque por soluções mais acessíveis que podem substituir as que você possui. Caso contrário, veja se é possível diminuí-las.

9.Procure por descontos

Procurar por descontos é sempre uma prática eficiente para economizar. Você pode consegui-los sabendo negociar com seus credores, distribuidores, instituições financeiras ou fornecedores – conforme você observou.

Além disso, é possível obtê-los em compras de produtos ou serviços essenciais, mesmo que de maneira eventual. Sempre que for adquirir algo para a sua empresa, pergunte se existe a possibilidade de ter algum abatimento no preço.

Normalmente, em relacionamentos de longo prazo com esses colaboradores, a negociação pode ser ainda mais facilitada e acessível.

10. Conte com uma boa equipe

Por mais que você possa contar com softwares eficientes, valer-se do trabalho de bons profissionais para lhe ajudar a controlar o fluxo de caixa também pode ser interessante.

Os serviços de contabilidade, por exemplo, podem evitar que sua empresa tenha prejuízos futuros. Um advogado empresarial pode impedir problemas com o recolhimento de impostos. Existem diversos profissionais que podem lhe ajudar a administrar as finanças.

Portanto, busque estruturar o setor financeiro da sua organização com profissionais qualificados e que estejam alinhados aos objetivos dela! Outra alternativa é contar com colaboradores autônomos e equipes externas para isso.

Controlar as contas da empresa é uma das tarefas mais importantes no dia a dia de um empreendedor. Você percebeu com as dicas que isso não precisa ser complicado e cansativo, apesar de trabalhoso.

Com o tempo, a prática se torna natural. Por isso, implemente as 10 dicas que viu neste post e mantenha o caixa empresarial organizado!

Você sabe se tem as habilidades para ser um bom gestor do seu negócio? Veja agora 7 características essenciais para ser um empreendedor de sucesso!

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: