Compliance: o que é, qual a sua importância para empresas e como agir em conformidade?

Manter uma boa imagem da organização no mercado é um dos maiores desafios dos gestores. Uma das formas de garantir esse resultado é seguindo todas as regras e adotando boas práticas para evitar problemas. Logo, saber o que é compliance e como colocá-lo em prática na empresa é essencial.

Mais que uma obrigação legal, esse conceito envolve uma maneira de sustentar o crescimento responsável e ético do negócio. Por isso, as companhias que o aplicam conseguem se manter à frente da concorrência.

Neste post, falamos sobre o que significa o compliance nas empresas, como ele gera impactos e como colocá-lo em prática.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é compliance?

Compliance vem do termo em inglês “to comply”. Traduzido de maneira literal, podemos dizer que o seu significado é “conformidade”. Já no ambiente empresarial, ele se refere ao cumprimento de leis, regulamentos e normas. O seu objetivo é assegurar que a operação seja ética, de acordo com as regras previstas.

Para o cumprimento das exigências, as companhias costumam criar estratégias e procedimentos internos, considerando as regras aplicáveis ao seu setor de atuação. O programa de compliance ajuda a prevenir corrupção nas organizações e serve como um guia para seguir a legislação.

Qual é a importância desse pilar para as empresas?

Após entender o conceito, vale saber que o compliance ajuda as empresas a evitarem violações legais que podem gerar multas significativas e danos à reputação da companhia. Em setores altamente regulamentados e com elevada exigência de conformidade, como o mercado financeiro, ele se mostra ainda mais importante.

A prática de compliance também é vital para fortalecer a confiança dos consumidores. Ela assegura que as operações estão sendo conduzidas com transparência e ética.

Ainda, a sua aplicação ajuda a identificar e gerenciar riscos. Assim, as empresas podem tomar decisões mais informadas, protegendo seus interesses e dos clientes.

De maneira geral, o compliance empresarial é um elemento-chave para a integridade e sucesso das organizações. Ele se mostra essencial, inclusive, para a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

No geral, a pressão externa e crescente pela adoção de padrões éticos impulsiona empresas a criarem programas preventivos e de monitoramento constante. Por meio da adoção de boas práticas é possível favorecer a satisfação de clientes, investidores, fornecedores e colaboradores.

Como agir em conformidade no negócio?

Agora que você já conhece o conceito de compliance e a sua importância, deve estar se perguntando como agir em conformidade. O primeiro passo é entender as regras que se aplicam ao setor de atuação. Para isso, pode ser necessário procurar orientação jurídica.

Em seguida, é necessário implementar procedimentos internos para garantir o cumprimento dessas normas. Nesse momento, vale incluir treinamentos para os funcionários sobre práticas éticas e criar guias que orientem a forma de agir, por exemplo.

Também é relevante realizar auditorias regulares para verificar a aderência às normas aplicáveis ao negócio. Dessa maneira, surgem oportunidades de identificar e corrigir possíveis desvios. Ainda, é comum haver a criação de um setor de compliance dedicado ao monitoramento e de práticas e avaliação de atitudes desconformidades.

Vale destacar que a conformidade não se limita a questões como práticas trabalhistas, tributárias e empresariais. O marketing também precisa acompanhar as normas existentes para evitar penalidades que podem ser aplicadas em caso de práticas consideradas irregulares.

Nesse sentido, a ABContent é uma empresa especializada em produção de conteúdo web que leva a sério o compliance no mercado financeiro. Seguimos as diretrizes rigorosamente, sem vieses ou indicações que possam infringir as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Conclusão

Como você viu, compreender o que é compliance e sua importância é vital no atual cenário de negócios. Garantir a conformidade legal e ética não é apenas uma maneira de evitar penalidades, mas também um passo significativo para construir uma empresa sustentável e de confiança.

Se você está à procura de conteúdo de qualidade e que atenda aos padrões de compliance do mercado, fale com um dos consultores da ABContent!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: