O que é governança corporativa e qual a importância para sua empresa?

Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa são os 4 princípios básicos da governança corporativa. Esse conceito visa propor uma melhor administração para as empresas, livre de fraudes e erros que possam comprometer a sustentabilidade e o desenvolvimento do negócio.  

No artigo de hoje você aprenderá um pouco mais sobre esse sistema, a sua importância para os empresários e seus benefícios. Continue a leitura e fique por dentro do assunto! 

Conceito de governança corporativa 

Governança corporativa é um agrupamento de processos, condutas, e políticas que permeiam a administração dos negócios. Ela é responsável por manter o alinhamento dos interesses de todos os envolvidos com o negócio: 

  • colaboradores; 
  • credores; 
  • fornecedores; 
  • gestores; 
  • investidores; 
  • órgãos públicos; 
  • sócios. 

Por alinhamento de interesses podemos entender a satisfação dos envolvidos, que sobrepõe o lucro e a rentabilidade e estão relacionadas aos 4 pilares que foram citados anteriormente. 

Transparência 

Um sistema de gestão transparente preza pelo compartilhamento de informações entre as partes interessadas, sobre todos os aspectos que permeiam o negócio. O objetivo é estabelecer a confiança. 

Equidade 

A equidade é o principio que visa garantir o tratamento igualitário entre os sócios e as partes interessadas — respeito os direitos e deveres relacionados ao papel de cada um dentro do negócio. 

Prestação de contas 

Os integrantes do sistema de governança corporativa devem assumir a responsabilidade pelos seus atos, sejam eles positivos, sejam eles negativos. 

Responsabilidade corporativa 

Todos os envolvidos no sistema são responsáveis pela sustentabilidade do negócio e devem atuar sempre buscando atingir os melhores resultados. 

Importância para os empresários 

Ao operar de forma transparente e preservar seus valores institucionais, empresários que adotam o sistema de governança corporativa melhoram a gestão dos negócios. 

Princípios éticos, normas de conduta e transparência na comunicação contribuem para a prevenção de excessos e desvio de conduta. Com isso, as empresas conseguem manter a valorização da sua imagem em longo prazo. 

Em tempos onde a corrupção é um assunto tão recorrente e deslizes facilmente vem a público, manter boas práticas é imprescindível para que a empresa e seu societário assumam uma posição de destaque no mercado.  

A governança corporativa como indicador do negócio 

Empresas de capital aberto devem seguir uma série de regras de governança corporativa, instruídas pela Comissão de Valores Mobiliários. 

Companhias habilitadas para emitir ações devem comunicar aos seus investidores os mecanismos adotados para atender aos seguintes itens as práticas que impactam acionistas, conselhos de administração, diretoria, órgãos de controle de fiscalização e ética, e conflito de interesses. 

Munidos dessas informações, os investidores podem avaliar se a estrutura de governança é eficiente ou não. Assim, podem fazer melhores escolhas para os seus investimentos.  

Benefícios da governança corporativa 

Até aqui, a governança corporativa pareceu um sistema benéfico para a sua empresa? Não é impressão! Confira um breve resumo que preparamos sobre suas principais vantagens: 

  • aumenta a longevidade do negócio; 
  • contribui com a gestão de conflitos, minimizando problemas; 
  • diminui os riscos de fraudes e outros desvios; 
  • traz melhorias expressivas para a gestão do negócio, aprimorando os processos de tomada de decisão; 
  • valoriza a imagem do negócio, tornando a empresa mais atraente para clientes, investidores e profissionais. 

Mais do que um conceito, a governança corporativa é uma forma de manter a gestão empresarial segura e garantir o desenvolvimento saudável do negócio. 

E por falar em sustentabilidade, que tal acompanhar algumas dicas para manter a saúde do fluxo de caixa da empresa? 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: