O que é sucursal? Vale a pena ter uma?

Empreendedores cuja empresa está pronta para expandir precisam conhecer as diferentes formas de fazer isso antes de decidir qual é a melhor para seu negócio. Para tanto, eles devem saber o que é sucursal, por exemplo — uma das maneiras de concretizar essa expansão.

Apesar de ser um termo muito conhecido e utilizado no direito empresarial, o conceito de sucursal pode ser mal interpretado. Geralmente, há confusão entre elas e as filiais, mas você verá que o significado não é o mesmo.

Acompanhe este conteúdo para entender o que é uma sucursal e conferir as diferenças desse modelo de empresa para as filiais!

O que é uma sucursal?

Sucursal é um estabelecimento comercial ou industrial que depende economicamente de um órgão principal, que é a empresa matriz. Normalmente, ele é criado em um local diverso ao da organização central para realizar suas atividades com melhor eficiência.

A opção por abrir uma sucursal normalmente surge porque, diante de uma expansão, os setores da empresa podem não suportar suas atividades extras no mesmo espaço físico. Dessa forma, uma alternativa é separar uma ou mais áreas e alocá-las em outras regiões, para que elas continuem cumprindo suas funções.

Desse modo, as sucursais se originam da descentralização de operações, podendo ser necessária quando há aumento do volume de negócios. As sucursais têm suas próprias características e as atividades que elas desempenham nem sempre têm relação direta com as atividades da matriz.

Assim, apesar de estarem sob controle da matriz e trabalharem para ela, elas possuem certa autonomia administrativa. Vale saber que a sucursal faz parte da mesma unidade jurídica de sua matriz.

Portanto, ela opera como se fosse um setor dentro do negócio. Ou seja, ela possui o mesmo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e se submete à legislação do local onde sua matriz está situada.

O que diferencia uma sucursal de uma filial?

Você compreendeu o que é uma sucursal, mas ainda pode haver confusão com o termo filial, certo? Afinal, as filiais são empresas que também são atreladas à empresa matriz, mas possuem personalidade jurídica.

Portanto, elas são uma nova empresa, aberta pela matriz, que depende e pertence ao negócio principal. Apesar da subordinação, as filiais podem ter sua própria equipe de gestores e colaboradores, e liberdade para definir sua forma de trabalho e metas.

Entretanto, as operações que elas desenvolvem representam a atividade principal da matriz. Então as filiais têm obrigações, como dever de reportar diretamente à empresa mãe, relatar movimentações financeiras, dentre outras.

Já as sucursais são uma extensão da empresa principal e trabalham para ela, mas atuando com maior autonomia administrativa. Elas têm uma direção própria, bem como maior liberdade de operação, gestão e atuação, mesmo que estejam ligadas às regras estabelecidas pela matriz.

Dessa maneira, enquanto a sucursal possui subordinação relativa em relação à matriz, a filial possui subordinação absoluta.

Vale a pena ter uma sucursal?

Escolher entre uma sucursal e uma filial depende dos objetivos do negócio. Porém, para tomar uma decisão, é preciso determinar qual é a opção mais vantajosa.

Veja quais são os benefícios e pontos desfavoráveis das sucursais para empresas em expansão!

Expansão geográfica

Como a sucursal é o estabelecimento de um setor ou parte da empresa em outro lugar, isso possibilita que ela expanda sua presença. Assim, o negócio consegue alcançar mercados de outras regiões, aumentar a exposição da marca e diversificar sua base de clientes.

Aumento da cobertura

O aumento da cobertura é uma das consequências da expansão geográfica, que viabiliza o alcance de mais clientes em potencial. Portanto, a exposição da empresa pode amplificar suas vendas.

Ademais, como você viu, uma sucursal decorre do crescimento do negócio. Isso significa que ao abri-la, a marca terá capacidade maior de atender às necessidades e demandas de seus clientes.

Redução de custos

A ampliação e o deslocamento de seus setores operacionais para outros locais podem levar à redução dos custos operacionais de uma empresa. Isso porque ela pode implementá-los em lugares estratégicos, otimizando sua cadeia de suprimentos ou reduzindo despesas de transporte.

Acesso a recursos locais

A expansão da sucursal para locais distantes da matriz proporciona acesso a recursos locais. Entre os exemplos, estão mão de obra qualificada e fornecedores regionais, que podem oferecer oportunidades benéficas para o negócio.

Complexidade na gestão empresarial

Você viu que as sucursais estão subordinadas às matrizes, mas se situam geograficamente longe delas, na maioria das vezes. Dessa forma, supervisioná-las pode ser desafiador.

Há muito o que coordenar, como operações, quadro de pessoal e estoque, e a falta de acompanhamento pode levar a um baixo desempenho. Se isso acontece, o impacto pode atingir a empresa como um todo.

Conflitos de cultura organizacional

A distância entre a matriz e a sucursal pode levar a problemas, dessa vez relacionados à cultura empresarial. Sendo parte do negócio, é preciso que a sucursal mantenha seus valores e objetivos. Porém, é mais trabalhoso reforçar a cultura sem uma supervisão próxima.

Dificuldades de comunicação

A sucursal presta serviços para a matriz, como mencionado. Mas, a depender da sua localização, a comunicação entre elas pode ser dificultada por questões como fuso horário, idioma e cultura diferentes.

Custos operacionais adicionais

Criar, manter e supervisionar uma sucursal exige gastos que antes a empresa não tinha. Entre eles, estão aluguel ou compra das instalações novas, contratação de funcionários e despesas operacionais.

Por essa razão, mesmo que o negócio esteja em expansão, é preciso se atentar aos recursos despendidos inicialmente. A longo prazo, eles podem oferecer bons retornos, mas não deixam de ser custos que podem afetar o funcionamento da empresa, em um primeiro momento.

Portanto, mesmo que haja vantagens nas sucursais, elas apresentam desafios e podem levar a prejuízos, se não forem bem administradas. Então, antes de considerá-las uma opção para a empresa, avalie sua capacidade de gerenciamento e recursos disponíveis.

Neste conteúdo, você entendeu o que é uma sucursal e conheceu suas diferenças em relação à filial. Com isso, você já tem informações sobre essa opção de expansão e pode avaliar se ela atende às necessidades do seu negócio.

Aproveite e aprenda sobre outros assuntos de interesse dos empreendedores! Confira o que é e como funciona o marketing multinível!

Artigo publicado originalmente em 14/12/2020. Atualizado em 30/11/2023 

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: