Matriz de conteúdo: descubra essa ferramenta essencial para seu marketing

Criar um conteúdo original e relevante para o seu público é uma dos pilares mais importantes de uma estratégia eficaz de inbound marketing. Entretanto, planejar, organizar e desenvolver uma quantidade necessária de materiais pode ser um grande desafio.

Por isso, saiba que existe uma ferramenta capaz de ajudar os profissionais de marketing a produzir mais e com mais qualidade e de forma estratégica — a matriz de conteúdo. Ela fornece a orientação necessária para mapear ideias essenciais para a criação.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir o que é uma matriz de conteúdo e como ela funciona!

O que é uma matriz de conteúdo?

Essa é uma ferramenta que auxilia na estratégia de inbound marketing, bem como na criação do próprio conteúdo. Com ela, você consegue mapear diversos temas e formatos que podem ser utilizados na elaboração dos materiais.

Além disso, ela permite ver claramente o que deve ser produzido em cada estágio da jornada de compra do consumidor. Isso com o objetivo de ajudá-lo a avançar em cada um desses estágios até que esteja pronto para fechar um negócio.

Para tanto, a matriz de conteúdo é formada por dois eixos que apontam os principais tipos de conteúdos que melhor se adéquam à jornada do seu consumidor. São eles:

  • conscientização até o funil de conversão, mostrado no eixo horizontal;
  • formatos de envolvimento de conteúdo emocional para o racional, mostrado no eixo vertical.

Esses eixos dividem a matriz de conteúdo em quatro quadrantes, onde são exibidos os melhores formatos conforme a estratégia principal.

Como funciona a matriz de conteúdo?

Para entender melhor o que é uma matriz de conteúdo, vale a pena conhecer um pouco mais sobre cada quadrante. Confira!

Entreter

Localizado no canto esquerdo e na parte superior da matriz de conteúdo, o quadrante entreter está no eixo emocional e de reconhecimento. Portanto, ele é composto por conteúdo cujo objetivo seja divertir, envolver e até mesmo ser viral.

Assim, ele pode fazer com que a marca seja reconhecida pelo público para atrair mais clientes. Entre seus principais formatos de conteúdo estão: competições, vídeos e jogos. Também, podem ser utilizados posts, widgets e artigos, desde que direcionados para essa finalidade.

Inspirar

Já no canto direito e na parte superior da matriz de conteúdo há o quadrante inspirar. Ele está no eixo emocional e decisão. Seu objetivo é criar conteúdos que inspiram e motivam o consumidor a realizar uma compra com base nos aspectos emocionais.

Normalmente, os formatos de conteúdos mais utilizados nessa estratégia são os depoimentos — especialmente de celebridades —, recomendações, fóruns e comunidades. Ainda podem se encaixar as avaliações por estrela e os eventos.

Educar

O quadrante educar encontra-se no canto esquerdo e na parte inferior da matriz de conteúdo. Ele está no eixo racional e reconhecimento. Os conteúdos localizados aqui são aqueles que visam apresentar a marca para o público com base na razão.

A lógica dessa estratégia é colocar a marca como fonte de referência importante para o consumidor. Alguns exemplos de formatos de conteúdo do quadrante educar são: infográficos, guias, releases, pesquisa de tendências, artigos, e-books, posts, demonstrações e white papers.

Convencer

O último quadrante — o convencer — está localizado no canto direito e na parte inferior da matriz de conteúdo. Ele está no eixo racional e decisão. Seus conteúdos são voltados para os consumidores que tomam decisões com base em fatores racionais.

A ideia é provar que a sua solução funciona. Você pode fazer isso ao mostrar as características do produto ou permitir que as pessoas experimentem o serviço por meio de demonstrações gratuitas. Também é válido criar os seguintes conteúdos: estudos de caso, checklist, planilhas e webinars.

Qual a importância de uma matriz de conteúdo?

Após entender como funciona uma matriz de conteúdo, provavelmente você deve ter percebido a importância dela para o marketing. No entanto, cabe ressaltá-la para que não restem dúvidas. Para tanto, é válido apontar as vantagens que essa ferramenta traz.

Uma delas é o encurtamento do ciclo de vendas. Através da produção de conteúdo segmentado é possível explicar e solucionar as dores do consumidor. Assim, você pode acelerar o processo de vendas, reduzindo o tempo que leva para o fechamento do negócio.

Além disso, com a matriz de conteúdo é possível reduzir custos. Isso porque você elimina a criação de conteúdos inúteis, que representam apenas gastos que não trazem retornos. Essa ferramenta ajuda, ainda, a melhorar a reputação da marca e gerar autoridade para o seu negócio.

Afinal, você entrega conteúdo valioso e de qualidade para auxiliar os consumidores nas suas dúvidas. Assim, sua marca será lembrada sempre que houver necessidade de recorrer a um conteúdo, serviço ou produto que possa ajudá-los.

Quando a empresa é lembrada pelo cliente, ela se torna referência no assunto. Isso ajuda a aumentar a sua reputação e, consequentemente, o seu negócio pode se fortalecer no mercado.

Como montar uma matriz de conteúdo?

Agora que você já conhece essa ferramenta, será fácil colocá-la em prática. Entretanto, antes de começar a montá-la, é necessário seguir algumas etapas. Primeiro, defina os objetivos que deseja alcançar com o marketing de conteúdo aliado ao marketing digital.

Depois, faça uma auditoria dos conteúdos que já produziu. Também analise os conteúdos publicados pelos seus concorrentes. Desse modo, será mais fácil criar novos conteúdos para seu marketing — que é a próxima etapa. Feito isso, classifique os conteúdos conforme o funil de vendas.

Então os associe à matriz de conteúdo. Ou seja, identifique quais são os formatos de conteúdos mais adequados para alcançar os consumidores em cada fase da jornada de compra do cliente, que está diretamente relacionada ao seu funil de vendas.

Depois de conhecer a matriz de conteúdo certamente você deve ter percebido que essa ferramenta o ajudará a planejar e construir conteúdos de qualidade e mais estratégicos. Portanto, não deixe de utilizá-lo na sua estratégia de inbound marketing.

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