Ticket médio: o que é e como calcular esse indicador na sua empresa?

Para ter sucesso na gestão do seu negócio é importante se valer de indicadores para medir o desempenho da sua empresa. Entre eles, destaca-se o ticket médio, que permite conhecer seu faturamento, entendendo o quanto você ganha, em média, com cada cliente.

A partir do indicador, o gestor acompanha ainda a performance do time de vendas e pode pensar em estratégias para aumentar esse valor a fim de que a empresa cresça no mercado.

Quer entender em detalhes o que é ticket médio? Confira este post, descubra como calcular e como aumentar esse indicador para melhorar a saúde financeira do negócio!

O que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador de desempenho da sua empresa, ou seja, um KPI (Key Performance Indicator). Ele aponta a performance de vendas e permite descobrir o ganho médio em cada negócio concretizado em um intervalo determinado.

Na prática, representa o quanto o seu cliente gastou em cada compra. Por isso, o ticket médio considera a receita total e o número de clientes em um período. Ele aponta, desse modo, o quanto cada cliente investiu em sua empresa, seja pagando por um produto ou serviço.

Como ele é calculado?

Como você viu, o ticket médio é um indicador importante, mostrando se as vendas estão bem-sucedidas. Mas, afinal, como calcular esse KPI? A fórmula é a seguinte:

Ticket médio = Faturamento mensal / Quantidade de vendas no mês

O resultado encontrado é o ticket médio mensal, ou seja, quanto cada cliente gastou por compra no mês analisado. Após encontrar esse número, é fundamental analisá-lo de acordo com o seu segmento de mercado.

Afinal, dependendo da sua área de atuação, é esperado um ticket médio de maior ou menor valor. Outro ponto é avaliar o indicador de acordo com os preços dos seus serviços. Analise se o valor se aproxima mais do seu pacote básico de serviços ou do mais completo.

Se o ticket médio for mais próximo do preço menor, pode mostrar que é preciso investir na divulgação dos diferenciais de seus produtos e serviços de maior valor.

Além disso, é possível analisar o ticket médio entre períodos. Assim, se de um mês para o outro houve aumento do indicador, é indicativo de que as vendas performaram bem e que seu faturamento cresceu.

Qual a importância de mensurar o indicador?

Até aqui você conferiu a definição de ticket médio e como ele é calculado. Então, é preciso entender qual a importância de acompanhar esse indicador. Ao olhar o ticket médio, é possível descobrir o comportamento do público em relação à sua empresa.

Como você viu, se o ticket médio aumenta de um período para o outro pode ser sinal de que o público está satisfeito com seu produto ou serviço. Já se há redução do indicador, é preciso analisar por que seu consumidor está gastando menos em cada compra.

Além disso, quando seu ticket médio é considerado mediano, pode indicar que é preciso agregar mais valor aos seus produtos, aumentar seu mix de serviços ou ainda investir em ações de marketing mais eficientes.

É essencial, ainda, mensurar se o ticket médio cobre outro indicador: o custo de aquisição por cliente (CAC). Ele se refere ao quanto é gasto para atrair um consumidor. Logo, se você fatura mais do que gasta para prospectar o cliente está tendo uma margem de lucro.

Em contrapartida, se o seu gasto do CAC é maior do que o ticket médio, é preciso repensar as estratégias, pois sua empresa está tendo prejuízos. Pode ser que seu portfólio não está despertando o interesse do público ou o marketing não está eficiente, por exemplo.

O que fazer para aumentar o ticket médio da sua empresa?

Para fazer uma gestão eficiente, visando ao aumento do seu faturamento, é preciso descobrir o ticket médio da sua empresa e buscar estratégias para elevar esse valor. Mas quais ações adotar?

Veja a seguir!

Treine sua equipe

Quando o ticket médio está baixo pode indicar alguma falha em seu processo de vendas. Então, um ponto importante para elevar esse indicador é investir no treinamento de sua equipe. Com isso, ela aprende a lidar melhor com os diferentes tipos de clientes e fechar negócios.

Aprimore o relacionamento com seus clientes

Apesar de, cada vez mais, os consumidores realizarem as compras em um ambiente virtual, isso não quer dizer que eles não buscam um atendimento humanizado. Dessa maneira, uma estratégia para que seus clientes passem a gastar mais em cada compra é investir no relacionamento com eles.

A dica é oferecer diferentes canais de atendimento, ter um perfil ativo nas redes sociais para responder às indagações, sugestões e críticas. Além disso, seja ágil na resolução de algum problema que possa surgir.

Aumente seu mix de produtos e serviços

Uma estratégia para que seus clientes realizem compras de maior valor é oferecer uma gama maior de produtos ou serviços. Outra sugestão é oferecer a venda por pacotes, de modo a incluir dois serviços correlatos em uma única compra.

Com isso, além do seu portfólio atual, é possível trazer mais opções que podem ser agregadas na venda. Isso, consequentemente, aumentará seu ticket médio e seu faturamento.

Invista no marketing de conteúdo

Por último, para melhorar a percepção do público sobre sua marca, de forma que ele esteja disposto a investir mais em cada compra, a solução é investir no marketing de conteúdo. A ideia aqui é produzir conteúdo de qualidade no blog de seu site e redes sociais.

São textos e outros materiais trabalhados com técnicas específicas, como as de SEO, para que sua empresa apareça nos primeiros lugares nos motores de busca. Isso permite um marketing orgânico e eficaz, atraindo mais clientes.

O marketing de conteúdo conversa diretamente com seus potenciais compradores, trazendo autoridade para sua empresa. Ele também educar os consumidores e trabalha o funil de vendas. Ao mostrar que tem a solução que o público procura, você pode elevar seu ticket médio.

Percebeu como é importante considerar o ticket médio para planejar um aumento de faturamento da sua empresa? O cálculo do indicador é essencial para que você possa fazer diferentes análises e entender quais processos precisam ser corrigidos ou aprimorados na área de vendas e marketing.

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