Neuromarketing: o que é e quais as vantagens de aplicar na sua empresa?

É natural que toda empresa busque meios para alcançar mais pessoas e, assim, gerar crescimento. Contudo, além de chegar em novos clientes em potencial, é preciso saber como lidar com eles. Por isso, entender o que é neuromarketing e como utilizá-lo pode ser fundamental.

Afinal, se esse campo de estudo for aplicado de forma adequada em sua estratégia de marketing, será possível compreender melhor as demandas dos consumidores. Assim, será possível identificar as melhores formas de lidar com elas.

Quer descobrir o que é o neuromarketing e quais as vantagens de aplicá-lo em sua companhia? Continue a leitura!

O que é neuromarketing?

O neuromarketing pode ser compreendido como um estudo científico do campo da neurociência. Além disso, essa é uma área de estudo que desenvolve pesquisas sobre o funcionamento do cérebro dos consumidores.

Com esse campo de conhecimento, é possível entender quais são as reações cerebrais que ocorrem de acordo com determinados estímulos. Dessa forma, as empresas podem utilizar as informações coletadas em seu planejamento estratégico.

História

Oficialmente, o termo neuromarketing começou a aparecer no início dos anos 2000. Quem desenvolveu a palavra foi Ale Smidts, um teórico organizacional holandês e professor de pesquisa de marketing na Rotterdam School of Management, na Erasmus University.

Apesar de Smidts ter desenvolvido o conceito, o responsável por popularizá-lo foi Gerald Zaltman, um pesquisador de Harvard. Utilizando equipamentos de ressonância magnética em um grupo de pessoas expostas a estímulos de marketing, ele mapeou o comportamento do cérebro.

Assim, foi possível saber como determinadas ações impactam o modo de agir do consumidor. A partir de então, outras pesquisas foram desenvolvidas com o intuito de compreender de que maneira o marketing afeta a mente e comportamento humano.

Para que serve o neuromarketing?

Agora que você entende o que é neuromarketing e como ele surgiu, é importante compreender de que forma esse estudo pode ser utilizado pelas empresas. Para tanto, é preciso considerar que um processo de decisão de compra ocorre muito antes de o cliente adquirir o produto ou solicitar o serviço.

Na verdade, o consumo começa desde o primeiro contato do indivíduo com determinado item ou solução. Por isso, para ter uma eficiência maior em suas vendas, é necessário saber quais são as expectativas do público desde o primeiro momento em que as pessoas ouvem falar de uma empresa ou produto.

Para compreender essa dinâmica, as pesquisas sobre neuromarketing são fundamentais. Afinal, a partir desses estudos, é possível entender melhor as tendências de comportamento do público diante das estratégias utilizadas.

Em termos práticos, alguns dos avanços que o neuromarketing possibilitou às empresas foram:

  • compreender o melhor posicionamento dos elementos de uma imagem;
  • entender a psicologia das cores;
  • utilizar gatilhos mentais;
  • dominar o storytelling;
  • repetir ideias e conceitos de maneira estratégica.

Quais as vantagens de aplicar o neuromarketing na empresa?

Além de compreender o conceito, utilidades e características do neuromarketing, vale a pena saber quais são as vantagens que esse conhecimento pode trazer para o negócio. Nesse sentido, alguns dos principais benefícios do neuromarketing são:

Oferecer uma melhor experiência para o usuário

O neuromarketing para a empresa permite entregar aos clientes uma experiência melhor. Como esse estudo analisa a maneira como o consumidor se comporta, será possível criar peças publicitárias que sejam mais alinhadas a ele, por exemplo.

Assim, você evita a estranheza e faz com que o usuário tenha um contato tranquilo e prazeroso com seu conteúdo de marketing. Oferecer uma boa experiência para o consumidor nesse contato inicial é fundamental para que ele decida adquirir seu produto ou serviço.

Direcionar soluções adequadas às demandas do público

Como você viu, o neuromarketing busca analisar a maneira como os consumidores respondem aos estímulos de marketing. Isso envolve identificar a dor do público-alvo, ou seja, o problema que eles buscam resolver, ainda que inconscientemente.

Assim, ter um melhor entendimento sobre esse ponto pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento da empresa. Afinal, o negócio terá melhores condições de satisfazer as demandas específicas dos clientes.

Aumentar as chances de fechar vendas

Por aumentar a eficiência de comunicação, o uso do neuromarketing em seu planejamento estratégico pode ampliar as chances de fechar vendas.

Isso ocorre porque você terá condições de entregar melhores experiências aos consumidores, a partir de estratégias baseadas nas reais demandas do público. Portanto, a soma de todos os fatores tende a fazer com que mais pessoas se sintam inclinadas a comprar seus produtos ou contratar os serviços.

Como implementar o neuromarketing no seu negócio?

Como você viu, o neuromarketing oferece uma série de benefícios para um empreendimento. Portanto, é preciso aprender como implementá-lo, de modo a aproveitar todas essas vantagens e aumentar o potencial de resultados.

Quer entender como adotar essa estratégia? Confira as dicas a seguir!

Utilize a psicologia das cores

Uma das aplicações mais famosas do neuromarketing é a psicologia das cores. Para implementá-la, é preciso conhecer de que forma os aspectos visuais influenciam o comportamento do consumidor. A partir disso, você pode definir quais cores são mais adequadas para impactar seu público como você deseja.

Conte histórias

Outro ponto fundamental para alcançar seu público com o neuromarketing é recorrer às histórias, em vez de focar apenas em informações objetivas. No lugar de só demonstrar as utilidades e preços de seu serviço ou produto, crie narrativas que relacionem o lado emocional do público com a marca.

Saiba posicionar os elementos de uma imagem

Quando for utilizar elementos visuais em suas publicações de marketing de conteúdo ou em embalagens, por exemplo, é fundamental saber posicionar as imagens.

Por meio da tecnologia de rastreamento ocular, é possível ter previsibilidade sobre o movimento dos olhos de seu cliente ao ter contato com sua peça publicitária. Portanto, a ideia é dispor as imagens nos locais de maior interesse.

Conte com gatilhos mentais

Gatilhos mentais também são importantes ferramentas do neuromarketing. O intuito é despertar no consumidor a necessidade do consumo, usando atalhos do cérebro. Existem diferentes gatilhos que podem ser usados, por exemplo:

  • escassez: o intuito é fazer com que o cliente absorva um senso de urgência em sua jornada, antecipando sua decisão;
  • exclusividade: o objetivo é passar a noção de que o consumidor terá acesso a algo que não estará disponível para sempre, nem para

Como você acompanhou, o neuromarketing é um estudo que pode ser aplicado de diversas formas em sua estratégia de marketing, contribuindo para um maior desenvolvimento de sua empresa. Portanto, vale a pena estudar esse campo, bem como contar com profissionais da área para implementá-lo.

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