O que é stakeholder e qual o seu papel na gestão das empresas?

Você sabe o que é stakeholder? O nome pode até causar um estranhamento em um primeiro momento, mas ele representa um conceito importante para a gestão de empresas. O motivo é que esse público influencia as decisões do negócio, ao passo que é impactado por elas. 

Inclusive, há diferentes tipos de stakeholders, tanto internos quanto externos. Saber qual a diferença entre eles é fundamental para considerar a relevância de cada um no planejamento estratégico e na rotina operacional da empresa. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, você verá o que significa stakeholder e qual o papel desse público na gestão empresarial.

Aproveite a leitura!

O que é um stakeholder? 

Os stakeholders são quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, que estão envolvidas na operação de uma empresa — seja direta ou indiretamente. Em tradução livre para o português, o termo pode ser entendido como “parte interessada”. 

O conceito foi criado pelo filósofo e professor norte-americano Robert Edward Freeman nos anos de 1980. Ele foi o responsável por desenvolver a “stakeholder theory”, mostrando que há múltiplas partes impactadas pelas ações de uma empresa. 

De acordo com a visão do filósofo, no livro “Strategic Management: A Stakeholder Approach”, sem os stakeholders uma empresa deixaria de existir. A obra foi criada para mostrar que as ações de um negócio impactam um público maior do que somente seus clientes ou sócios. 

Mas é importante não confundir o conceito de stakeholder com o de shareholder. Esse segundo termo se refere especificamente aos acionistas ou proprietários de ações da empresa. 

Então shareholder é o público com participação no capital social da companhia. Assim, seu foco principal costuma ser o desempenho financeiro da empresa.

Por outro lado, os stakeholders são o público de interesse do negócio como um todo — mesmo sem ser um acionista. Eles incluem funcionários, fornecedores, clientes, sociedade civil, poder público, entre outros.

Quais são os tipos de stakeholder?

Para aprofundar o seu entendimento sobre stakeholders, vale a pena saber que eles se dividem entre internos e externos. 

Entenda melhor sobre cada um!

Interno

Os stakeholders internos são aqueles que fazem parte da organização, como funcionários, diretores e acionistas. Por exemplo, os colaboradores têm interesse direto no ambiente de trabalho, nas condições de emprego e nas oportunidades de desenvolvimento.

Já os líderes e demais executivos focam na performance, no crescimento, na estabilidade e no reconhecimento da empresa. Eles são os responsáveis por tomar decisões estratégicas e operacionais que impactam o futuro da organização.

Por último, acionistas e sócios são os donos e investidores da empresa. Eles buscam um retorno financeiro sobre seu investimento. Portanto, o foco desses stakeholders internos tende a estar nos lucros, na valorização das ações e na sustentabilidade e desempenho financeiro do negócio. 

Externo 

Como o nome indica, os stakeholders externos são o público que está fora da organização, como clientes, fornecedores, investidores, órgãos reguladores, comunidades locais e até concorrentes. 

Primeiramente, os clientes são os consumidores dos produtos e serviços da empresa, com interesse, por exemplo, na qualidade, preço, serviço, experiência oferecida etc. Por sua vez, os fornecedores dependem da empresa para gerar receita. 

Logo, eles são impactados pelas suas ações porque visam a continuidade do relacionamento comercial e o pagamento pontual dos acordos. O interesse do Governo e das autoridades regulatórias envolve conformidade legal, pagamento de impostos e compliance.

Também há comunidades locais como stakeholders externos. Afinal, elas podem ser impactadas direta e indiretamente pelas ações da empresa, seja por projetos sociais, impactos ambientais, entre outros fatores. 

Em conjunto com esses, sindicatos, imprensa, organizações não governamentais (ONGs) e até concorrentes podem ser stakeholders externos. A razão é que eles exercem influência sobre o planejamento da empresa e podem ser afetados com as decisões do negócio. 

Qual é o papel dos stakeholders na gestão de empresas?

Agora que você sabe o que são os stakeholders e quais são os seus tipos, é hora de conferir o papel deles na gestão empresarial. 

Veja os principais pontos!

Planejamento estratégico

Como visto, os stakeholders influenciam diretamente as escolhas estratégicas da empresa, como expansão de mercado, lançamento de produtos e outras iniciativas de longo prazo. Para entender melhor, imagine o caso de um negócio que deseja explorar um novo nicho.

Para isso, ele precisa considerar os interesses dos seus stakeholders internos. Por exemplo, será que essa decisão geraria valor para os shareholders? A equipe atual está preparada para entrar em uma nova fase? 

Em conjunto, é necessário avaliar a percepção dos stakeholders externos. Tenha em mente que, antes de lançar um produto ou iniciar em um novo mercado, é preciso saber o tamanho do público consumidor, quem são os concorrentes, quais são os custos envolvidos etc. 

Gestão de imagem

A reputação da empresa também é diretamente impactada pela percepção de seus stakeholders internos e externos. O motivo é que a forma como ela gerencia seus relacionamentos e atende às necessidades e expectativas desses grupos molda sua imagem. 

Além disso, as expectativas dos stakeholders causam mudanças nas políticas e nas ações empresariais. Por exemplo, a demanda por sustentabilidade pode levar a empresa a adotar práticas mais verdes para reduzir sua pegada de carbono. 

Ainda, os stakeholders influenciam a inovação e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. A empresa, ao atender às necessidades das partes interessadas, pode descobrir oportunidades de inovação e ganhar autoridade no mercado. 

Como fazer a gestão de stakeholders? 

Para começar a gestão dos stakeholders, identifique todo o público que influencia ou é impactado pela empresa. É interessante classificá-los entre primário e secundário, com base no poder e no interesse.

Depois, entenda as expectativas de cada stakeholder e crie planos de comunicação personalizados. Por exemplo, para investidores, você pode compartilhar relatórios financeiros periódicos. Para funcionários, essa comunicação costuma ser eficaz por meio de reuniões internas ou pesquisas de satisfação.

Ademais, a gestão de stakeholders exige monitoramento constante. Para tanto, estabeleça métricas e indicadores-chave de performance (KPIs) para avaliar o relacionamento com as partes interessadas, como níveis de satisfação, taxa de retorno de feedbacks e mudanças nas percepções externas etc.

Nesta leitura, você aprendeu o que é um stakeholder e qual o papel dele na gestão empresarial. Como ficou claro, independentemente de a parte interessada ser interna ou externa, há influência desses públicos no planejamento estratégico do negócio.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre gestão empresarial? Acompanhe a ABContent nas redes sociais. Estamos no Instagram e LinkedIn!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: