Se você tem uma empresa e ainda não sabe o que é um lead, chegou ao artigo certo. Um lead é, em resumo, uma pessoa que demonstrou interesse em adquirir um produto ou serviço de uma companhia, seja preenchendo algum formulário online ou simplesmente por ter fornecido seus dados para contato voluntariamente.
Em outras palavras, um lead é um potencial cliente. Quem gerencia uma empresa sabe da importância e também da dificuldade de conseguir novos clientes. Por isso, utilizar-se de estratégias de marketing digital pode ser o caminho para essa base aumentar.
No entanto, conseguir leads não é tão simples assim. Implica conhecer muito bem a empresa e o tipo de cliente ideal, dentre outros aspectos. Continue a leitura do artigo e descubra mais sobre os leads, sua importância e como fazer para conquistá-los.
O que é um lead?
Como dito, leads são aquelas pessoas que tiveram interesse em algo que sua empresa oferece. Sabe quando você entra no site de uma empresa e cadastra seu e-mail para baixar um e-book gratuito ou fornece seus dados para a empresa entrar em contato? Então, foi nesse exato momento que você se tornou um lead.
Quando pessoas tornam-se leads, elas começam a fazer parte do funil de vendas da empresa. O objetivo da empresa deve ser sempre guiar seus leads em suas jornadas para chegar até a decisão final de compra.
Qual a importância da geração de leads?
A forma como as pessoas procuram por produtos, marcas e serviços mudou muito com a internet. Para conseguir chamar atenção, atrair e convencer os consumidores de que você tem a melhor solução para seus problemas, deve oferecer conteúdos de valor e que consigam construir uma relação de confiança entre a sua empresa e eles.
Quanto mais você ensinar e entregar informações valiosas, melhor será essa relação.
Depois de um tempo, acaba sendo natural que se desenvolva um maior interesse nas soluções da empresa e o consumidor queira dar um passo a mais. Desse modo, seu possível cliente poderá fornecer os dados dele para sua base e estará aberto para receber suas ofertas.
Mas para isso, é importante que essa relação seja construída para deixar seus cliente potenciais mais familiarizados com sua marca e confortáveis para, quem sabe, fechar o negócio.
Como saber se uma pessoa se tornou um lead?
Para não restar dúvidas sobre o que é um lead, é essencial saber diferenciar o lead de um visitante e de um contato. Veja as definições desses dois termos a seguir.
O que é um visitante?
Antes de saber da existência da sua empresa, uma pessoa é considerada desconhecida. A partir do momento que elas entram em contato com a companhia por algum canal, como o blog, ela se torna um visitante.
O visitante é aquele que viu sua marca mas ainda não forneceu nenhum dado pessoal. As empresas precisam de estratégias para captar esse visitante e torná-lo um lead. E como é feito isso? Chamando atenção de alguma forma para incentivá-lo a interagir um pouco mais.
O que é um contato?
O contato é aquele visitante que forneceu apenas seu e-mail. Ou seja, não forneceu informações suficientes para se tornar um lead, mas pelo menos já demonstrou algum interesse na empresa.
O e-mail, por menor que seja a quantidade de informação, já ajuda a empresa a nutrir esse contato com mais conteúdos que podem ser de seu interesse por meio de ferramentas de e-mail marketing, fazendo com que consiga dar um passo a mais e se tornar um lead.
A estratégia de marketing da empresa precisa buscar transformar visitantes e contatos em leads para depois se tornarem consumidores e, por fim, clientes fiéis e promotores da empresa.
O que é um lead qualificado?
Existe uma diferença entre um lead simples e um lead qualificado. O lead é um potencial cliente, ou seja, nada garante que ele vá comprar da sua companhia de fato. Por outro lado, os leads qualificados estão muito mais predispostos a comprar de você.
O lead qualificado sabe que tem um problema e está buscando uma solução – sendo, uma delas, o que você tem a oferecer. Saber quem são os possíveis clientes que se encaixam nessa categoria facilita o time de vendas a tomar atitudes mais assertivas e evita perder tempo contatando quem não tem interesse real.
Além dessas duas definições, vale citar, de forma breve, que há outras qualificações de leads. São eles:
- Information Qualified Leads (IQLS): lead quando está na sua fase inicial;
- Marketing Qualified Leads (MQLs): leads depois da nutrição de leads, são os denominados leads qualificados pelo marketing;
- Sales Qualified Leads (SQLs): lead que demonstra interesse imediato de compra.
Quais as ferramentas para gerar leads?
Há diversas maneiras de gerar leads. No entanto, vale comentar 4 formas muito eficazes que você pode utilizar. Confira a seguir.
Blog
Considere o blog como uma ferramenta obrigatória para a sua estratégia de marketing. Para transformar seus visitantes em leads, entregue artigos de qualidade e chame a atenção por meio dos calls-to-action no final de cada artigo para que eles interajam mais com a sua marca.
Landing Page
As landing page são páginas de captura de e-mail e outros dados que aparecem quando queremos baixar algum material gratuito de um site, como um ebook.
Certifique-se de que o material a ser distribuído é de qualidade e que a página seja clara para não confundir seus possíveis consumidores. Saiba que é depois de preencher esse formulário que seu visitante será classificado como um lead.
E-mail marketing
O e-mail ainda é uma ferramenta poderosa e consegue trazer engajamento. Depois de ter uma boa base de contatos, você poderá nutri-los com informações, conteúdos e distribuição de materiais interessantes para deixá-los mais interessados na empresa.
Anúncios
Caso seu blog ainda esteja no início, você poderá apostar na mídia paga para divulgá-lo e também a sua empresa e os seus produtos ou serviços. No entanto, tenha em mente que essa estratégia deve ser complementar ao blog, jamais como a forma definitiva de atrair visitantes para seu site e captar leads.
Como conquistar leads e torná-los compradores?
Você terá que fazer a nutrição dos leads. Ter apenas contatos ou leads simples não ajuda seu negócio a vender. Por isso, você precisa fazer com que cada um deles passe pelo caminho até a venda.
E como você faz isso? Pelo marketing de conteúdo! Essa estratégia ajudará sua empresa a atrair seus possíveis clientes e transformá-los em leads. No entanto, é essencial que essa estratégia seja bem pensada.
Em outras palavras, você deverá guiar essas pessoas pelo funil de vendas e atrair a atenção deles por meio da divulgação de conteúdos ricos, completos, diferenciados e que realmente agreguem conhecimento. De preferência, esses conteúdos precisam ser especializados, pois assim sua empresa se destaca e demonstra que realmente detém conhecimento, tornando-se, assim, uma referência.
Ou seja, compartilhe conhecimento, pois dessa maneira a reciprocidade acontece. Quanto mais conteúdos você dissemina, maiores as chances de seus leads considerarem sua marca na hora da compra.
Concluindo
Agora você sabe o que é um lead e qual a importância dele para um negócio. Leads são potenciais clientes e, por essa razão, é essencial que haja atenção por parte da empresa para que eles sejam transformados em clientes recorrentes.
Para isso, deve-se ter uma boa estratégia de nutrição dos leads, para que sejam guiados no funil de vendas de forma eficiente. A grande escolha para isso é apostar no marketing de conteúdo, por meio de conteúdos qualificados e utilizando as ferramentas de marketing digital para conseguir ter êxito nessa missão!
Como anda a estratégia de marketing de conteúdo e nutrição de leads da sua empresa? Então não perca tempo e entre em contato conosco e comece já a aumentar sua base de clientes!