As palavras-chave negativas são conhecidas e utilizadas por quem pretende iniciar campanhas de tráfego pago e fazer anúncios em Google Ads, por exemplo. Por isso, se você pretende começar a sua, precisa saber muito bem como utilizá-las.
Lembrando que a utilização do tráfego pago pode servir para ajudar sua estratégia de marketing, quando o seu blog ainda está começando, mas não pode ser visto como uma solução. Mais do que pensar nas campanhas, foque em trabalhar seu tráfego orgânico para ter bons resultados.
Sendo assim, entenda mais sobre as palavras-chave negativas e saiba como utilizá-las na sua estratégia!
O que são as palavras-chave negativas?
Palavras-chave negativas são aquelas escolhidas e inseridas numa campanha, que permitem que certos termos de pesquisa sejam excluídos. Fazer essa exclusão de palavras ajuda você a concentrar os esforços somente nos termos que realmente são importantes para os seus clientes.
Além do mais, segmentar muito bem as palavras-chave pode fazer com que seu anúncio seja exibido apenas para os usuários que precisam do produto ou serviço que você está oferecendo, aumentando o seu retorno sobre o investimento (ROI).
Qual a importância das palavras-chave negativas?
A importância de utilizar termos negativos está justamente no fato de evitar que pessoas que não fazem parte do seu público-alvo sejam atingidos pela campanha e isso prejudique o seu investimento. Como você sabe, uma campanha segmentada de forma eficiente faz com que seu anúncio seja direcionado para o público certo, aumentando as vendas.
Logo, mais do que escolher as palavras-chave certas, você deve escolher muito bem os termos que não devem ser empregados.
Como as palavras-chave negativas funcionam?
Quando escolhemos os termos que serão negativados para as campanhas, precisamos pensar em palavras semelhantes às palavras-chave que você utiliza, mas que possam atrair usuários que procuram por algo que seja um pouco diferente.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja de tênis casuais. Nessa hipótese, poderia adicionar como termos negativos: “tênis de corrida”, “tênis esportivo”, dentre outros.
Essas palavras-chave negativas não representam variações aproximadas de outros termos! Logo, se você excluir uma palavra-chave ampla, como “sapatos”, os anúncios não serão mostrados para as pessoas que pesquisarem “sapatos escuros”, mas poderão aparecer quando alguém buscar apenas por “sapato escuro”.
Além de anúncios escritos, você pode utilizá-las quando for fazer campanhas de vídeo. Nesse caso, as palavras-chave negativadas poderão ajudar a evitar a aparição de sites ou vídeos que não sejam relacionados à sua campanha.
No entanto, os termos negativos funcionam de maneira diferente nas campanhas de vídeo e na Rede de Display. Dependendo das palavras-chave que você utilizar, em certos locais onde seu anúncio será exibido, poderá ter alguns termos que já são excluídos. Nos anúncios em vídeo e Rede de Display, o limite máximo de palavras negativas é de 5 mil.
Como encontrar palavras-chave negativas para o seu negócio?
Se você deseja iniciar campanhas no Google Ads, em primeiro lugar deve ter um cadastro nesta plataforma. Contudo, mesmo que já seja usuário do sistema, você sabe como encontrar os melhores termos para serem negativados no seu negócio?
Um das maneiras mais simples de descobrir quais as palavras-chave negativas que devem ser utilizadas nas suas campanhas, para que consiga um bom resultado, é utilizando o próprio relatório que o Google Adwords disponibiliza.
Você pode encontrar esse relatório dentro da campanha criada, que mostra as pesquisas realizadas com os termos que você emprega. Vale lembrar que esses relatórios são gerados em um período de pelo menos vinte dias. Ou seja, não há como ver os resultados em um tempo menor.
Mesmo assim, esses últimos vinte dias mostrados no relatório são de extrema importância para entender o comportamento dos consumidores quando entram em contato com as suas campanhas.
Quais os tipos de palavras-chave negativas?
Nas campanhas de rede de pesquisa, você deve usar três tipos de termos: o de correspondência ampla, exata ou de frase. Cada um dos três tipos funciona de maneira diferente em relação às palavras-chave positivas.
Nesse caso, você também terá que adicionar sinônimos, palavras no plural e no singular, palavras com erros de ortografia e outras variantes caso deseje excluí-las.
Por outro lado, nas campanhas de vídeo e Rede de Display, serão excluídas das suas campanhas um conjunto de palavras-chave negativas, como um tópico exato. Aqui, os anúncios não serão mostrados nas páginas em que o tópico estiver relacionado ao conjunto de palavras-chave negativas, mesmo que as palavras-chave ou frases exatas não sejam mostradas.
Por exemplo, uma palavra-chave negativa como “tênis de esportes” bloqueia lances em uma página com conteúdo sobre calçados de esportes, mesmo que a frase exata a ser excluída seja “tênis de esportes”. No entanto, essa regra não valeria para palavras como sapatos femininos ou calçados masculinos, por exemplo.
Para ficar mais fácil de entender, veja na prática como funcionaria essas três palavras-chave.
Correspondência ampla negativa
Esse tipo de termo negativo é considerado como padrão para as palavras-chave negativas. Utilizando-as, o seu anúncio não será exibido quando a pesquisa contiver os termos que você negativou, mesmo estando em uma ordem diferente. Contudo, se o seu anúncio tiver apenas partes dos termos, ele poderá ser exibido.
Por exemplo, se você utilizar como palavra-chave negativa o termo “sapato para o inverno”, seu anúncio poderá ser mostrado quando uma pessoa pesquisar “sapatos fechados”, “sapatos para o frio” ou “sapatos de inverno”.
Por outro lado, não aparecerá para termos como “sapatos para o inverno pretos” ou algo como “inverno sapatos”.
Correspondência de frase negativa
No caso das palavras-chave negativas de correspondência de frase, a campanha não será mostrada quando a pesquisa contiver os termos exatos da palavra-chave na ordem correta. Assim, por mais que que a pessoa inclua outras palavras na hora de pesquisar, o anúncio não será exibido se os termos estiverem na ordem exata.
Por exemplo, no termo “sapatos de inverno” , seu anúncio não será mostrado em pesquisas como “sapatos de inverno pretos” ou “sapatos de inverno para neve”, mas pode ser exibido para termos como “sapatos para o inverno” e “sapatos de corrida para o frio”, dentre outros.
Correspondência exata negativa
No caso das palavras-chave negativas de correspondência exata, o anúncio não é veiculado se a pesquisa contiver os termos exatos da palavra-chave, na mesma ordem sem outros termos extras. Entretanto, se o usuário pesquisar o termo da palavra-chave negativa com outros termos, seu anúncio será exibido.
No exemplo “sapatos de inverno”, se a pessoa pesquisar “sapatos de inverno pretos” e “sapatos de inverno femininos”, seu anúncio será mostrado. Ele só não aparecerá se a pessoa digitar apenas o termo negativo, que é “sapatos de inverno”.
Conclusão
As palavras-chave negativas são importantes ferramentas para as campanhas que você faz na internet. Por isso, se for utilizar a mídia paga, seja qual for o seu objetivo, é essencial que estude o assunto e escolha bem os termos que precisam ser negativados, para aumentar suas chances de atingir um excelente resultado.
Agora que você aprendeu sobre as palavras-chave negativas e sua importância para as campanhas, entenda mais como funciona o marketing de conteúdo. Afinal, essa estratégia é bastante eficaz na hora de conseguir clientes e aumentar sua visibilidade na internet: 9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo.