O que é outsourcing e insourcing? Entenda a diferença!

As empresas podem contar com diferentes formas de suprir as suas necessidades de mão de obra, conforme o seu perfil. Nesse sentido, vale a pena entender o que é outsourcing e insourcing por serem abordagens com vantagens e desvantagens para a execução das atividades.

Considere que a escolha é capaz de impactar os processos operacionais e até mesmo os resultados financeiros. Portanto, trata-se de uma decisão que deve ser feita a partir de uma cuidadosa avaliação das demandas e objetivos do empreendimento.

Neste artigo, mostraremos o que é outsourcing e insourcing, e as vantagens e desvantagens de cada um para você escolher o melhor para o seu negócio. Acompanhe!

O que é outsourcing?

Outsourcing é um termo que vem da língua inglesa e une as palavras out (fora) e source (origem). Nos negócios, ele representa uma ação que ocorre fora da empresa, ou seja, trata-se do processo de terceirização de serviços.

Nesse contexto, a companhia supre as suas necessidades de mão de obra contratando outra empresa, profissionais autônomos ou freelancers para executar determinadas atividades. Assim, no outsourcing, algumas responsabilidades e controles de funções são transferidos à terceirizada.

A estratégia contribui para que a empresa concentre os seus esforços nas suas principais atividades. Desse modo, em muitos casos, as tarefas secundárias são delegadas a profissionais externos.

Conheça as vantagens e desvantagens da abordagem!

Vantagens

Como você viu, o outsourcing permite que a empresa foque em suas atividades essenciais, podendo agir de maneira mais estratégica em core business. Enquanto isso, as demais funções podem ser executadas por especialistas terceirizados.

Essa também é uma oportunidade de melhorar os resultados em determinadas áreas. O marketing digital, por exemplo, pode ser delegado a profissionais do segmento, que dominem as estratégias específicas do setor.

Desse modo, em vez de ter uma equipe para cuidar das campanhas, a companhia conta com o suporte e a experiência de uma empresa dedicada ao setor. Como resultado, os processos são otimizados e existe uma tendência de melhoria no desempenho.

Ademais, a terceirização é capaz de aumentar a competitividade do negócio. Ao contar com soluções especializadas em determinado segmento, a empresa aproveita tecnologias e conhecimentos atualizados dos profissionais. 

Todos esses fatores contribuem para a empresa reforçar o seu posicionamento no mercado. Ainda, o outsourcing é uma forma de reduzir custos, ajustando os investimentos conforme a demanda da empresa. Por fim, a companhia diminui os seus custos de seleção e treinamento de profissionais.

Desvantagens

Entre as desvantagens do outsourcing está a redução do controle da empresa sobre os processos terceirizados. Por se tratar de uma contratação externa, pode ser mais desafiador garantir a qualidade e a consistência dos serviços.

Além disso, há chances de o compartilhamento de informações confidenciais com terceiros aumentar os riscos de segurança. Para lidar com esses pontos de atenção, é fundamental realizar uma pesquisa cuidadosa antes de contratar uma empresa terceirizada.

Vale a pena conhecer o histórico da companhia no mercado, os resultados que ela entrega e as experiências com outros parceiros. Também é importante ter atenção para evitar a dependência excessiva de profissionais externos.

O que é insourcing?

Após entender o que é o outsourcing, é o momento de conhecer o insourcing e as diferenças entre as abordagens. A palavra também vem do inglês — como nesses caso o prefixo é in (dentro), a expressão pode ser traduzida como internalização.

Na abordagem, a empresa realiza todas as atividades internamente, assumindo a responsabilidade total pelas tarefas. Com isso, os funcionários existentes ou novos contratados assumem essas funções e a companhia utiliza os próprios recursos. 

Um exemplo comum é quando uma empresa decide formar um departamento de TI (tecnologia da informação) interno. Ela desenvolve as atividades por conta própria, em vez de contratar o suporte externo para cuidar de suas necessidades tecnológicas.

O insourcing é frequentemente adotado quando há a necessidade de maior controle sobre os processos e a qualidade do trabalho. Ele também atende à necessidade de manter o conhecimento e determinadas competências dentro da empresa.

Veja as vantagens e desvantagens desse modelo!

Vantagens

Você viu que o insourcing pode ser vantajoso para empresas que pretendem manter maior controle de todos os processos em suas atividades. Em algumas situações, com uma equipe interna, há mais facilidade no monitoramento e na garantia de qualidade das entregas. 

Por exemplo, trata-se de uma proposta relevante para áreas críticas do negócio, que demandam maior personalização. Por conta disso, o insourcing funciona como uma forma de fortalecer a cultura organizacional, que se reflete nas entregas. 

Afinal, funcionários geralmente possuem um conhecimento mais profundo dos processos e da cultura da empresa. Dependendo das tarefas a serem executadas, os trabalhadores efetivos estão mais envolvidos nas metas e valores organizacionais.

Desse modo, o insourcing pode resultar em um trabalho mais alinhado com os objetivos estratégicos do negócio. Nessa abordagem, o empreendimento também tende a ser mais autossuficiente.

Ainda, manter processos internamente pode melhorar a segurança e a confidencialidade das informações sensíveis. Dessa maneira, a empresa protege os seus dados e propriedade intelectual sem a necessidade de compartilhar com terceiros.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens do insourcing é o alto custo, pois ele tende a ser mais oneroso ao negócio. Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre esse modelo e o outsourcing. O motivo é que a empresa precisa arcar com as despesas de salários e encargos, benefícios, treinamentos e infraestrutura em todos os processos.

Da mesma forma, ela é a responsável pelo recrutamento e seleção de profissionais, o que tende a trazer mais complexidade aos fluxos e elevar os custos. Afinal, pode ser difícil encontrar e reter especialistas em todas as áreas necessárias.

Em alguns casos, a empresa encontra dificuldade em ter acesso à expertise mais recente ou às melhores práticas do mercado, limitando a inovação e a eficiência. Nesse ponto, o insourcing costuma ser menos flexível em comparação com o outsourcing.

Perceba que se adaptar a mudanças rápidas no mercado ou a novas demandas tende a ser mais desafiador quando se depende exclusivamente de recursos internos. Outro risco é o de sobrecarga dos funcionários internos. Isso pode resultar em diminuição da produtividade, aumento do estresse e maior rotatividade de pessoal.

Agora que você já sabe o que é outsourcing e insourcing, além de ter conhecido os pontos positivos e negativos das abordagens, pode escolher o melhor para o seu caso. Como você viu, determinados segmentos, como o marketing digital, podem se beneficiar da contratação de uma empresa especializada.

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