Ownership: entenda a importância e saiba como aumentar o engajamento da equipe!

O ownership, ou sentimento de dono, é uma das características mais procuradas por recrutadores de todos os setores. O motivo para isso está no fato de que ele mostra quanto um profissional está engajado com a organização.

Por essa razão, há empresas que buscam por ações que provoquem esse sentimento nos colaboradores, para que eles se vejam como pertencentes ao negócio. Assim, elas promovem sua maior entrega e produtividade, o que colabora para o sucesso empresarial.

Quer entender melhor o que é ownership? Confira, a seguir, o conceito e conheça ações que podem intensificá-lo nos seus colaboradores!

O que é ownership? 

Ownership é uma palavra em inglês que, em tradução literal, significa propriedade. Desse modo, quando se fala em sentimento de ownership, o que se quer dizer é sentimento de dono.

No ambiente corporativo, ele é utilizado para se referir à dedicação, à proatividade e ao engajamento dos colaboradores. Então o ownership pode indicar que aqueles trabalhadores sentem como se o negócio fosse deles, independentemente da posição que ocupam na empresa.

A busca por esse sentimento está ligada à maior proatividade, a assumir responsabilidades e ao maior comprometimento com o sucesso da empresa. Geralmente, vê-se o ownership em colaboradores que se destacam por seu alto rendimento.

Isso porque eles se sentem satisfeitos com sua posição, sendo capazes de tomar decisões com foco no benefício para a empresa. Vale ressaltar que é possível encontrar em processos seletivos pessoas com características importantes para formar o senso de ownership.

Entretanto, a companhia também pode agir ativamente para desenvolvê-lo em seus funcionários. Para tanto, é preciso combinar medidas que os estimulem financeiramente, mas principalmente emocionalmente, de modo que eles criem uma relação forte com o trabalho.

Qual a importância desse conceito para empresas? 

Agora que você compreendeu o que é o sentimento de ownership, fica mais fácil entender como ele é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, o seu estímulo tende a aumentar o engajamento dos colaboradores, gerando impactos positivos na organização, como visto.

Ao ter sentimento de dono, um colaborador possui vínculo forte com a empresa, sentindo-se motivado a melhorar seus resultados.

Esse sentimento também incentiva os colaboradores a visualizarem sua carreira na empresa, desejando crescer com ela. Para o negócio, isso é muito positivo, já que promove a retenção de talentos.

Além disso, quem tem senso de ownership, geralmente, busca se capacitar porque deseja otimizar seu trabalho e suas entregas. Essas pessoas estão atentas aos dados sobre o crescimento da empresa e se interessam em fazer com que os resultados sejam cada vez melhores.

Portanto, o ownership é valioso para que as empresas formem equipes comprometidas e dedicadas, que atuem ativamente para impactar de forma positiva os resultados da organização. A partir dessa cultura, é possível ter equipes focadas no aumento da produção e da qualidade da entrega.

Como essa skill promove o engajamento dos colaboradores?

O maior impacto do ownership nos negócios resulta da promoção do engajamento dos colaboradores, certo? Ao se sentirem como donos, os profissionais entendem que também são responsáveis pelo sucesso da empresa — por isso, eles se comprometem em fazer o melhor no seu trabalho.

Além da conexão profissional, eles possuem um vínculo emocional com a organização, entendendo que seus objetivos são os mesmos. Isso leva a uma maior autonomia na tomada de decisões e ao esforço para atingir as metas do negócio.

Outro ponto é que o ownership estimula a resiliência diante de obstáculos, no lugar da frustração. Ainda, ele promove a satisfação entre os funcionários, contribuindo para que eles atuem em equipe e se apoiem mutuamente.

Como construir uma cultura de ownership na empresa?

Como você viu, o sentimento de ownership promove o engajamento dos colaboradores. Portanto, é importante que a empresa implemente uma cultura pautada nele, para alcançar sucesso no mercado.

Veja de que formas é possível fazer isso!

Contratar estrategicamente

Você percebeu que há características possíveis de se notar em uma pessoa com sentimento de ownership, desde antes da contratação. Portanto, avalie se os candidatos a determinada vaga possuem proatividade, conforme seu comportamento na entrevista.

Faça perguntas sobre seus projetos anteriores, para determinar seu envolvimento neles. Pergunte também sobre sua forma de resolver problemas, para identificar seu senso de liderança. Assim, será possível avaliar a postura do candidato diante de desafios e seu envolvimento com o trabalho.

Entretanto, lembre-se de que esse sentimento exige identificação do próprio funcionário com a empresa e a existência de uma cultura corporativa atrativa.

Fornecer feedback constante

O feedback é um processo de repassar aos colaboradores quais foram suas contribuições, seus erros e acertos. Assim, ele poderá identificar seus pontos a melhorar e trabalhar neles, bem como reforçar suas ações positivas, em outras situações.

A troca de informações entre a empresa e o colaborador tende a garantir um bom clima organizacional e estimular a vontade de aprender. Colaboradores com mais conhecimento podem ser independentes e assumir mais responsabilidades. Além disso, é mais fácil que eles mantenham o foco na busca pelas metas estipuladas.

Estimular a formação de novas lideranças

O estímulo à formação de novos líderes pode ser feito no dia a dia, por meio da delegação de atividades. Isso porque, com mais responsabilidades, cria-se autonomia para a solução de problemas e o enfrentamento de desafios.

Ademais, a empresa pode implementar programas de treinamento e desenvolvimento. A partir deles, os profissionais tendem a melhorar suas habilidades e conhecimento, sentindo-se mais confortáveis em executar suas funções.

Neste conteúdo, você entendeu o que é o ownership, percebeu como ele é importante para o sucesso de um negócio e entendeu como se embasar nele para aumentar o engajamento da equipe. Agora, é hora de começar a estruturar ações que incentivem esse sentimento nos seus colaboradores, certo?

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