6 Dicas de como contratar bons profissionais

Tão importante quanto ter um serviço ou produto de qualidade e prospectar clientes é contar com a equipe certa para realizar o trabalho. Para garantir a excelência do que é oferecido ao mercado, é fundamental saber como contratar bons profissionais de maneira eficiente.

O processo pode ser feito em diversas etapas e exige atenção ao alinhamento com as necessidades do negócio. Sendo assim, sua equipe estará completa e poderá alcançar um desempenho mais satisfatório.

Neste artigo, você conhecerá 6 dicas essenciais para contratar bons profissionais e compor uma equipe de sucesso. Confira!

Por que é importante contratar bons profissionais?

Quando o objetivo é ter uma equipe alinhada aos propósitos da empresa e que impulsione o negócio, contar com profissionais adequados faz a diferença. Afinal, todo colaborador tem uma participação relevante em uma empresa — seja ela em menor ou maior grau.

Acertar na contratação, portanto, gera impactos diretos na qualidade do serviço prestado ao cliente. Isso pode favorecer a conquista de novos clientes e a fidelização dos atuais. Além disso, a construção de uma boa equipe é decisiva para se destacar no mercado e ver o negócio crescer.

Afinal, com um time de sucesso, são maiores as chances de alcançar a excelência e criar uma estrutura organizacional que viabilize o alcance de melhores resultados ao longo do tempo.

Quais são os riscos de errar na seleção do time?

Entendendo que a contratação adequada é importante, deve-se dar atenção ao risco de escolher incorretamente os membros da sua equipe. Na prática, ter colaboradores que não atendem ao padrão de qualidade da empresa pode aumentar os riscos tanto para o empreendimento quanto para os clientes.

Isso porque um departamento composto por profissionais mal preparados, desmotivados ou inadequados para a função pode inviabilizar a geração de valor ao cliente e a dinâmica de produção da própria empresa.

Esse cenário poderia atrapalhar o planejamento empresarial e até poderia levar à perda de clientes. Além disso, muitos profissionais têm relacionamento direto com os clientes da empresa.  Se eles não tiverem uma postura alinhada, podem prejudicar a imagem do negócio.

Portanto, não dar a devida atenção à contratação de bons profissionais — independente da área da companhia — afeta não apenas o departamento em si, mas toda a estratégia do empreendimento.

6 Boas práticas de como contratar bons profissionais

Ao saber que a contratação tem impacto direto nos resultados do negócio, é fundamental realizá-la da maneira adequada. Assim, será possível escolher um colaborador que faz um ótimo trabalho e que atende aos requisitos mais importantes para a empresa.

Para que você saiba como proceder nesse momento, confira 6 dicas que podem ajudar no processo de contratação!

1. Crie uma vaga de emprego detalhada

Para atender às demandas da empresa, é imprescindível que o profissional apresente características específicas. Portanto, a vaga de emprego a ser preenchida deve ser apresentada de modo completo.

Além das exigências básicas, vale estabelecer a necessidade de experiência e mesmo conhecimentos que sejam relevantes para o negócio. Se a sua empresa atua no mercado financeiro, por exemplo, a certificação nessa área pode fazer a diferença — ou mesmo ser uma exigência para o carto.

Também vale deixar claro qual será o modelo de contratação — se será com vínculo empregatício ou via pessoa jurídica. Assim, os profissionais que se candidatarem estarão mais alinhados com a proposta e é possível fazer um processo mais rápido e eficaz.

2. Tenha mais de uma opção para preencher a vaga

Ao saber como contratar um profissional, outro ponto importante envolve ter mais de um candidato à disposição para preencher a vaga em questão. Na prática, isso significa não se limitar a analisar um candidato, pois, na verdade, ele pode não ser o ideal para assumir a posição.

Portanto, é crucial divulgar corretamente a vaga para atrair profissionais alinhados ao que você busca. Após etapas de triagem, ter diversas opções para avaliar aumenta as chances de encontrar a pessoa certa.

Além disso, você tem mais segurança caso a contratação do profissional selecionado não seja concluída. Nesse caso, é possível buscar os demais profissionais já aprovados em outras etapas.

3. Avalie o candidato além do currículo

Conferir a documentação e analisar a experiência são aspectos importantes para escolher um colaborador. Porém, saber como contratar um bom profissional envolve não se limitar a essas questões.

É preciso ir além do currículo — e uma boa forma de fazer isso é por meio das entrevistas presenciais. Esse é um momento para fazer questionamentos pertinentes e identificar como o candidato se sairia diante de um problema ou imprevisto na empresa, por exemplo.

Também é fundamental conferir se ele está alinhado aos valores e ao modo de trabalhar do negócio. Assim, é possível estabelecer melhor qual profissional tende a se encaixar na vaga disponível.

4. Entenda quais são as pretensões do profissional

A contratação de qualquer profissional não deve considerar apenas as necessidades da empresa. É igualmente relevante entender o que o futuro colaborador espera dessa parceria, seja com ou sem vínculo empregatício.

Por isso, confira quais são as pretensões do profissional, tanto em relação aos ganhos quanto sobre a forma de trabalhar. Desse modo, é possível fazer uma proposta mais alinhada e que seja capaz de atender às necessidades do interessado.

Ao seguir essa dica, você evita ter que lidar com a desistência do candidato logo em seguida à contratação. Assim, evita-se o desperdício de recursos com uma escolha inadequada.

5. Entre em contato com antigos empregadores

No processo seletivo, também pode ser interessante pedir referências para o candidato fazer o contato com as pessoas indicadas. Em especial, pode valer a pena buscar antigos empregadores.

Vale a pena perguntar sobre a postura do profissional, sobre sua forma de trabalhar e sobre o motivo do encerramento da parceria. A ideia é ter uma visão mais clara e completa do profissional, o que deve ser integrado às outras avaliações.

6. Considere fazer um período de experiência

Antes de realizar a contratação efetiva, pode ser interessante passar por uma fase de testes. Para isso, o período de experiência se torna uma alternativa relevante.

Adotar a prática de acompanhar os primeiros três meses do profissional pode ajudar a empresa a entender se ele é capaz de atender às expectativas. Assim, manter-se atento ao trabalho desenvolvido pelo recém-contratado no período de avaliação pode levar a uma tomada de decisão mais estratégica para a empresa.

Com base nessas 6 dicas, agora você sabe como contratar profissionais de maneira mais alinhada ao negócio. Logo, é possível driblar desafios cotidianos e evitar problemas decorrentes de uma escolha inadequada.

Essas informações foram úteis? Então aproveite e consolide seus conhecimentos sabendo o que é e os benefícios do recrutamento especializado.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: