Saiba como ser encontrado na pesquisa por imagem do Google!

A pesquisa por imagem do Google é uma ferramenta pouco explorada por muitos negócios, mas é bastante útil para a estratégia de marketing digital. A razão é que esse recurso tem um grande potencial para aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog.

Desde a escolha do nome do arquivo de imagem até a otimização do tamanho e descrições, cada detalhe pode fazer a diferença nos resultados de buscas. Então é válido entender mais sobre esse assunto para saber como utilizar essa oportunidade a seu favor.

Neste artigo, confira como funciona a pesquisa por imagem no Google e quais estratégias utilizar para melhorar a visibilidade do seu conteúdo visual.

Não perca!

O que é e como funciona a pesquisa por imagem do Google?

A pesquisa por imagem do Google é um recurso do buscador que permite aos usuários encontrar conteúdos visuais na internet. Por meio dele, é possível saber a origem de uma imagem, identificar uma arte semelhante ou obter informações detalhadas a seu respeito.

Em geral, o Google oferece duas formas de fazer a pesquisa por imagem: a busca por meio de palavras-chave ou a utilização de uma imagem como ponto de partida. No primeiro caso, o usuário descreve o que deseja encontrar e a plataforma retorna com uma seleção de imagens.

Já na pesquisa usando uma imagem, é necessário fazer o upload dela ou colar o seu URL. Assim, o Google utiliza algoritmos avançados para analisar o conteúdo visual, identificar características únicas e compará-las com outras imagens em sua base de dados. 

Nessa hipótese, ele considera ainda o contexto textual da imagem no site e metadados (como título e descrição), para oferecer os resultados mais precisos e relevantes. Logo, quanto mais otimizada for uma imagem, maiores serão as chances de ela ser encontrada. 

Como otimizar imagens para serem encontradas no Google? 

Como você viu, para que suas imagens tenham mais visibilidade e sejam encontradas na pesquisa do Google, é essencial investir na sua otimização. A tarefa inclui o uso de estratégias de SEO (search engine optimization) voltadas especificamente para esse tipo de material.

Confira as principais boas práticas!

Use descrições adequadas nos atributos de alt text

O alt text — ou texto alternativo — é um dos fatores mais importantes para o SEO de imagens. Ele descreve o conteúdo para mecanismos de busca e leitores de tela, melhorando sua acessibilidade.

É válido utilizar descrições claras, objetivas e que contenham palavras-chave relevantes para aumentar a indexação. Por exemplo, em um site de calçados, em vez de deixar o alt text com a informação “imagem1” considere usar “tênis vermelho com cadarço branco”.

Otimize o tamanho das imagens

Imagens muito pesadas podem prejudicar o tempo de carregamento do site, impactando negativamente o SEO e a experiência do usuário. Para evitar esse problema, utilize extensões otimizadas como WebP, JPEG e PNG.

Esses formatos permitem que você reduza o tamanho da imagem sem perder qualidade. Existem diversos programas disponíveis na internet que trazem ferramentas para conversão e compressão de imagens, garantindo qualidade visual e arquivos compactos.

Nomeie os arquivos corretamente

Além do alt text, o nome do arquivo da imagem influencia a indexação pelo Google. Portanto, não utilize nomes genéricos, a exemplo de “figura123.jpeg”, preferindo usar palavras-chave descritivas separadas por hifens, como “capa-celular-transparente.jpeg”.

A prática ajuda os motores de busca a entender do que se trata aquela imagem, podendo fornecê-la aos usuários que estão pesquisando sobre o tema. Assim, o seu negócio tem mais chances de receber visitas de pessoas interessadas em seu produto ou serviço.

Utilize imagens originais e de alta qualidade

O Google prioriza imagens autênticas e exclusivas ao classificar resultados de busca. Imagens originais transmitem confiança, destacam sua marca e impulsionam o engajamento online. 

Além disso, investir em imagens de alta qualidade melhora a experiência do usuário e eleva o nível de profissionalismo de sua página.

Insira as imagens em um contexto relevante

Como você aprendeu, o algoritmo do Google analisa o contexto da página para classificar as imagens. Diante disso, garantir que o material visual esteja vinculado a um conteúdo textual relevante, incluindo legendas e palavras-chave, aumenta as chances de ele ser encontrado.

Suponha que você tenha uma floricultura e publique um artigo trazendo os cuidados para manter uma rosa saudável. Em seu post, vale incluir uma imagem mostrando rosas floridas. O contexto do artigo ajuda o Google a compreender o tema e a relevância da imagem.

Faça um sitemap de imagens

Elaborar um sitemap de imagens pode melhorar a indexação do seu site junto aos motores de busca. Em geral, esse é um arquivo XML que lista todas as imagens presentes em suas páginas, facilitando o trabalho dos robôs do Google em analisá-los.

Com essa estratégia, você garante que nenhuma foto ou imagem importante da sua página na internet seja ignorada. Assim, é possível otimizar a visibilidade do seu conteúdo visual nas buscas e aumentar o seu tráfego orgânico.

Adapte as imagens para dispositivos móveis

Grande parte das buscas no Google acontece por meio de dispositivos móveis. Para garantir que suas imagens sejam bem exibidas em qualquer tela, utilize técnicas responsivas, como a tag <picture> no HTML, para garantir uma exibição adequada.

Essa função permite carregar versões otimizadas das imagens conforme o tamanho da tela do usuário. Dessa maneira, você melhora a experiência do visitante e o desempenho do seu site ou blog.

Como a ABContent pode ajudar a ter mais visibilidade na internet?

Se você quer otimizar seus conteúdos e elevar a sua visibilidade na internet, vale buscar o suporte da ABContent. Somos especialistas em produção de conteúdo web, incluindo SEO, redação e estratégias de marketing digital. 

Nossa equipe está pronta para transformar suas imagens e textos em ferramentas que contribuem para atrair mais visitantes e aumentar suas conversões

Agora que você já sabe como ser encontrado na pesquisa por imagem do Google, que tal começar a aplicar essas dicas no seu site? Como visto, pequenos ajustes podem fazer toda a diferença para seu conteúdo se destacar nas buscas dos usuários e atrair consumidores.

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