A assessoria de imprensa e a assessoria de comunicação exercem trabalhos distintos. No entanto, muitos podem não saber a diferença, devido à semelhança dos nomes.
Por se tratar de dois serviços que podem ser essenciais em organizações, é importante distinguir as funções de cada uma para saber para qual delas recorrer. Então vale a pena conferir a leitura até o final!
Neste post você entenderá o que faz a assessoria de imprensa e a assessoria de comunicação! Vamos lá?
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa tem o papel de lidar com o processo de informações e mantém contato direto com repórteres e veículos de comunicação, como rádio e televisão. Normalmente, é formada por jornalistas, mas podem existir profissionais de outras áreas que atuem nesse escopo.
Além disso, ela costuma estar presente em eventos e projetos. É parte do seu trabalho realizar press releases, sugerir pautas que podem servir de notícia para a mídia, entre outras atividades.
O assessor também pode dar orientações importantes sobre como empresários e colaboradores devem se portar em relação à mídia e como devem agir em caso de crise de imagem da companhia, por exemplo.
O que faz uma assessoria de imprensa?
Você entendeu que o assessor de imprensa lida com informações e mantém contato com os veículos de informação, além de realizar outras funções.
Então veja abaixo um compilado de algumas das atribuições de uma assessoria de imprensa:
- manter um bom relacionamento com as diversas mídias;
- orientar a postura do seu assessorado;
- elaborar releases;
- verificar e destacar atividades da empresa ou do assessorado que podem despertar o interesse da mídia;
- convocar entrevistas coletivas;
- acompanhar o assessorado em atividades ou eventos que envolvam o contato com a imprensa.
Ou seja, esse trabalho tem relação com construir e fortalecer uma imagem da organização para a mídia, certo?
O que é uma assessoria de comunicação?
Diferente da primeira, a assessoria de comunicação tem um papel mais abrangente.
Pode ser representada por profissionais de publicidade e propaganda, marketing, relações públicas e jornalismo. A equipe costuma ser mais heterogênea e robusta. Logo, entende-se que o trabalho também é mais complexo.
Essa assessoria precisa conhecer detalhadamente o produto ou serviço do cliente e deve realizar um pouco das funções da assessoria de imprensa. Ainda, os profissionais precisam saber quais os pontos positivos e negativos da organização.
Dessa forma, após pesquisar os dados e entender os resultados, devem apresentar soluções para questões que precisam ser melhoradas.
A assessoria de comunicação deve atuar como facilitadora do relacionamento entre a empresa e a mídia, divulgando os acontecimentos. Quando seu trabalho é bem feito, pode zelar pela imagem da instituição.
O que faz uma assessoria de comunicação?
Algumas funções de um assessor de comunicação são:
- estar atento em relação às ações do setor de Recursos Humanos;
- saber o que cada um dos departamentos da empresa faz;
- manter contato com os veículos midiáticos em locais que mais trazem retorno para a companhia;
- direcionar as informações corretas para os diversos públicos presentes na comunicação interna e externa;
- elaborar propagandas e campanhas para veicular nas mídias.
Para diferenciá-las, lembre que a assessoria de imprensa faz um trabalho mais próximo do jornalismo. Por outro lado, a assessoria de comunicação se aproxima de um serviço de publicidade e propaganda.
Além disso, não é incomum encontrar assessorias de imprensa que realizam trabalhos de assessoria de comunicação. O contrário também pode ser possível.
Contudo, seja qual for o caso, é fundamental entender as diferenças entre ambos. Assim, ficará mais fácil escolher aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa.
Gostou deste post? Continue no blog aprendendo a aprimorar o seu negócio! Veja agora por que você deve usar o e-book na sua estratégia de marketing!