Se há alguns anos a presença no digital era considerada um bônus, hoje ela é imprescindível para qualquer empresa — independentemente do ramo do negócio. Afinal, a forma de consumo dos clientes mudou, e a internet faz parte dessa mudança.
Assim, uma organização presente no ambiente virtual se mantém competitiva no mercado. Por esse motivo, ter uma estratégia de crescimento no digital é indispensável para a empresa que deseja aproveitar as vantagens de se posicionar na internet.
Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura! Neste post, você descobrirá qual é a melhor estratégia de crescimento para o meio digital!
Vamos lá?
Qual a importância de investir no crescimento no meio digital?
Como você viu, o consumidor mudou a sua forma de comprar. Dessa maneira, é interessante conhecer os motivos disso para entender a importância de investir no crescimento no meio digital.
Veja!
Experiência de compra
O consumidor atual tem desejo por uma boa experiência de compra, e não somente pelo produto ou serviço. Com as diversas opções no mercado, o cliente prefere a marca que o encanta durante toda a sua jornada de compra — e essa jornada tende a começar no digital.
Assim, o consumidor não espera mais ser bombardeado com anúncios e propagandas explícitas, como no marketing convencional. Na verdade, ele busca na internet todas as informações que precisa para solucionar os seus problemas e atender suas necessidades.
Com isso, os clientes saíram do papel passivo para uma função mais ativa nesse processo. Logo, é normal que eles prefiram as marcas que proporcionam uma boa experiência nas pesquisas online.
Pandemia do novo coronavírus
A pandemia do novo coronavírus foi determinante para demonstrar a força do digital para o empreendedorismo. Com a necessidade do isolamento social, o meio virtual foi a solução encontrada para continuar as atividades, inclusive as comerciais.
Nesse cenário, a maioria das empresas que já tinha posicionamento na internet sofreu menor impacto do distanciamento social. Além disso, grande parte dos negócios que se reinventaram rapidamente no digital conseguiram sobreviver.
Com isso, cerca de 13 milhões de consumidores que ainda não compravam virtualmente passaram a comprar, aumentando em 41% o faturamento do e-commerce no Brasil.
Ademais, 71% dos consumidores continuaram com a preferência pelo comércio virtual, mesmo após a pandemia. Ou seja, a pandemia adiantou a tendência da adesão dos consumidores ao ambiente digital.
Vantagens do digital
A compra online proporciona comodidade, praticidade e alcance a produtos e serviços que os meios físicos não são capazes de prover. Pela internet, é possível comprar em lojas do mundo todo e em poucos cliques.
Assim, para o cliente, o ambiente digital resolve problemas de locomoção, acesso e tempo. Já para a empresa, a presença online permite atrair leads, ampliar o alcance das atividades, reduzir custos com infraestrutura física, entre outras vantagens.
Portanto, é possível entender que investir no crescimento no ambiente digital é um caminho necessário para qualquer empresa que almeja sucesso.
Quais os riscos de não se posicionar corretamente no digital?
Entendendo a importância de investir no crescimento digital, é interessante saber os riscos de não ter uma boa estratégia. Na prática, a principal ameaça é a perda da competitividade, que é um fator essencial para a manutenção da empresa no mercado.
Quando a empresa não consegue acompanhar as demais concorrentes, ela fica fora do campo de visão do cliente. Com isso, o negócio se torna dependente da fidelização de consumidores antigos.
Por sua vez, essa dependência representa um grande perigo para o negócio. Afinal, se surge um concorrente capaz de atrair os seus clientes, a sua empresa perde espaço no mercado até se tornar insustentável.
Além disso, não basta apenas se posicionar online, é necessário que esse processo seja feito de maneira correta. Caso contrário, a sua estratégia no digital pode não surtir efeito, representando apenas um gasto — sem o retorno esperado.
Qual a melhor estratégia de crescimento para a empresa no digital?
Como você viu, os riscos de não ser presente no digital podem levar à insustentabilidade do negócio. Por isso, é importante saber a melhor estratégia de crescimento no ambiente virtual.
Nesse caso, o marketing digital é imprescindível. Esse método é um conjunto de estratégias, que visa promover a competitividade da marca no digital. Com ele, mesmo que a sua empresa não tenha um e-commerce, ela consegue ter presença online.
Entre as técnicas utilizadas está o marketing de conteúdo. Ela consiste na produção e divulgação de conteúdos relevantes para engajar a audiência e gerar autoridade. Assim, o marketing de conteúdo tem como objetivo atrair e conduzir o cliente pela jornada de compra até a conversão.
Como impulsionar o seu negócio na internet?
Você descobriu que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas para posicionar uma empresa na internet. Por esse motivo, é interessante aprender como aplicá-lo para impulsionar o seu negócio no digital.
Veja o passo a passo!
Conheça a sua persona
A primeira etapa é conhecer a sua persona, que é um personagem semifictício do cliente ideal. Assim, é possível produzir conteúdos que conversam diretamente com esse consumidor, aumentando o engajamento e a efetividade da estratégia.
Produza conteúdos relevantes
Os conteúdos produzidos devem gerar valor ao cliente. Desse modo, a sua empresa ganha autoridade, se tornando referência no nicho do mercado. Consequentemente, o consumidor engajado se lembrará da sua marca sempre que precisar da solução da sua empresa.
Por isso, é imprescindível que eles sejam conceitualmente corretos e escritos de modo a se conectar com seu público-alvo. Nesse sentido, é importante ter atenção à qualidade do material e à linguagem, que deve ser didática e de fácil entendimento — mesmo para assuntos mais complexos.
Aplique SEO
O SEO é um conjunto de técnicas que visa otimizar o posicionamento da sua página nos mecanismos de buscas. Ao aplicá-lo no conteúdo, os sites de pesquisa podem posicionar o material nas primeiras posições de resultados. Com isso, as chances de atrair os usuários para o seu blog aumentam.
Portanto, é essencial pensar na estrutura correta dos conteúdos relevantes e educacionais que você publicará no seu site ou blog.
Conte com uma equipe especializada
Para que a estratégia de conteúdo seja eficiente, é fundamental seguir os passos anteriores. Contudo, nem sempre isso é possível sem uma equipe focada nas boas práticas de marketing de conteúdo e especializada no nicho de atuação da sua empresa.
Portanto, vale a pena contar com uma empresa de marketing de conteúdo para impulsionar seus resultados, gerar valor ao seu público e atrair mais clientes. É o caso da ABContent, que é especialista na produção de materiais escritos sobre finanças, negócios, empreendedorismo, investimentos e lifestyle.
Neste post, você descobriu a importância de se posicionar na internet e entendeu qual é a melhor estratégia de crescimento no digital. Então coloque essas dicas em prática para destacar a sua empresa e impulsionar o seu negócio!
Para ter um posicionamento relevante no digital, converse com um de nossos especialistas e entenda como a ABContent pode ajudar a sua empresa!