Quando sua empresa deve investir em anúncios?

Toda empresa sabe da importância do marketing para promover seus produtos, serviços e a companhia como um todo. Contudo, saber o momento certo para investir nesse formato faz toda a diferença. Afinal, quando sua empresa deve investir em anúncios?

Atualmente há diversas formas de promover seu negócio, e uma delas certamente é utilizando os anúncios pagos, como Google Ads, Facebook Ads, dentre outros. Enquanto há formas gratuitas que dão resultado no longo prazo, esses anúncios pagos podem apresentar resultados imediatos.

Entretanto, nem todo momento é o ideal para utilizar essas ferramentas. É preciso, portanto, saber utilizar os anúncios com ponderação.

Está pensando em usar anúncios para promover sua empresa mas tem dúvidas se esse é o momento ideal? Então acompanhe a leitura do artigo e descubra quando você deve utilizar esse meio de divulgação do seu negócio!

Tráfego pago vs. tráfego orgânico: qual a diferença?

Antes de explicar exatamente quando você deve ou quando não deve investir em anúncios pagos, é importante lembrar que há duas maneiras de conseguir levar tráfego para seu site: uma de maneira paga e outra de maneira orgânica.

De maneira resumida, o tráfego orgânico é mais difícil de se conseguir. Demanda tempo, esforço e conhecimentos de marketing de conteúdo, SEO e também da persona para conseguir atingir o público-alvo.

O resultado pode levar meses para chegar. Contudo, além de ser mais barato, é bastante eficaz para o longo prazo.

Por outro lado, o tráfego pago exige que você desembolse recursos para conseguir atrair pessoas para o seu site. Pagar por tráfego é uma solução mais rápida e ajuda a poupar tempo.

Assim, você consegue patrocinar e impulsionar posts nas redes sociais ou pagar para aparecer nos primeiros resultados do Google ou outros mecanismos de busca, por exemplo. Vale destacar, entretanto, que em qualquer um dos casos você precisará de conteúdos de qualidade para impulsionar, organicamente ou por meio de anúncios.

Apesar de ser uma ótima forma de fazer sua empresa ser encontrada, é importante ter em mente que os anúncios pagos jamais devem substituir uma estratégia de marketing de conteúdo feita com SEO. O tráfego pago deve ser usado apenas como um complemento para a estratégia de tráfego orgânico.

Logo, entenda que trabalhar o tráfego orgânico deve ser estratégia obrigatória para o seu negócio, enquanto que o tráfego pago pode ser opcional. Vale lembrar também que estratégias com tráfego pago costumam ser mais caras do que as de tráfego orgânico.

Como funcionam os anúncios online?

Você deve ter ciência que a internet moldou o modo como as pessoas pesquisam produtos, serviços e marcas para consumir. Diante de tantas empresas e concorrentes disputando atenção, criar esses anúncios online se tornou uma solução para ser encontrado.

Assim, os anúncios pagos tornaram-se uma poderosa ferramenta para conseguir atrair a atenção dos consumidores de forma rápida e eficaz. Mas, como esses anúncios funcionam?

Há diversos tipos de anúncios para escolher. O Google Ads, por exemplo, ajuda seu site a ser encontrado no mecanismo de busca do Google. Essa ferramenta pode ser interessante se você deseja que seu site se mantenha nas primeiras posições da primeira página de pesquisa.

Outras alternativas são:

  • criação de anúncios que aparecem na rede de pesquisa para um determinado termo que o consumidor pesquisa;
  • criação de banners para serem encontrados em páginas que abordam temas semelhantes;
  • produção de anúncios em redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, etc) para aparecerem no feed de notícias dos consumidores.

Os anúncios criados para as diversas redes sociais também podem ser boas alternativas para empresas divulgarem produtos, serviços ou fazer sua marca ser encontrada pelo seu público-alvo.

Quando utilizar os anúncios pagos?

Uma das maiores dúvidas de donos de empresas provavelmente é essa. Afinal, como saber qual é o momento certo para investir nessa divulgação? Entenda que pagar por tráfego pode sair caro, apesar da eficácia. Por isso, é muito importante saber utilizá-la no momento adequado para não perder tempo e dinheiro.

Essa ferramenta pode ser utilizada principalmente no início, quando seu site ainda é novo e o trabalho feito com o tráfego orgânico ainda está engatinhando. Como mencionado, os resultados de uma estratégia de tráfego orgânico levam um tempo mais longo para apresentar resultados.

No entanto, é sempre bom lembrar que essa estratégia é obrigatória e toda empresa precisa apostar nela. Apesar de não ser imediata, os resultados para o longo prazo podem ser excelentes e inclusive melhores que o tráfego pago.

Há empresas que, mesmo conhecidas e bem posicionadas nos mecanismos de busca de forma orgânica, utilizam essas campanhas para promover seus produtos e manter sempre seu site nas primeiras posições.

Essa alternativa não é de todo ruim, mas a empresa pode acabar gastando muito com esses anúncios desnecessariamente. Afinal, é possível deixar seu site sempre bem posicionado com uma estratégia de SEO bem planejada e bem executada.

Quando a empresa não deve investir em anúncios?

Analisando de maneira geral, a impressão é de que os investimentos nesse tipo de anúncio pode ser feito a qualquer momento, mas a verdade é que não deve ser assim. Há algumas situações nas quais você não pode (e não deve) investir no tráfego pago.

A primeira delas é no caso de você ainda não ter noção completa do seu negócio, do seu público-alvo ou caso não tenha seu produto ou serviço totalmente desenvolvido.  Aconselha-se sempre compreender o contexto da sua empresa no mercado antes de começar a estratégia de tráfego pago.

Além disso, se você ainda não sabe o objetivo da sua empresa, nem mesmo o tráfego pago será eficaz. Por isso, antes de tudo você precisa entender bem o seu negócio, o nicho em que se insere e conhecer seus concorrentes.

Por último e mais importante, uma estratégia de tráfego pago não deve ser utilizada se a sua empresa ainda não investe no marketing de conteúdo para construir tráfego orgânico.

Lembra que no início do artigo foi dito que o tráfego pago deve ser utilizado somente como um auxílio para o tráfego orgânico? Então, se você ainda não está investindo no marketing de conteúdo, é aconselhável primeiro começar essa estratégia para então utilizar os anúncios.

Na prática, existem empresas que possuem apenas um site e utilizam os anúncios para direcionar o tráfego. No entanto, o blog é uma ferramenta indispensável para construir autoridade e conectar-se com seus clientes.

Inclusive, se você ainda não tem essa ferramenta, clique aqui e confira 7 razões para você ter um blog e sair na frente da sua concorrência.

Conclusão

Depois de ler o artigo, você deve analisar suas necessidades e a situação do seu empreendimento para saber quando investir em anúncios. Compreender o momento certo para utilizar essa ferramenta pode prevenir sua empresa de despesas desnecessárias e, ainda, ajudar seu negócio a ser encontrado no mundo digital.

Quando bem realizada, a estratégia de investir em anúncio pode ser eficaz em levar os consumidores para o seu negócio. No entanto, jamais deve ser utilizada sozinha, devendo ser compreendida como elemento complementar à sua estratégia de marketing de conteúdo.

Falando em marketing de conteúdo, você já utiliza essa estratégia na sua empresa? Entre agora em contato com nossa equipe e descubra como começar agora a entregar conteúdos especializados em finanças e que gerem valor aos seus clientes!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: