O Google lida com bilhões de buscas diariamente, cada uma com suas particularidades e nuances. Muitos fatores influenciam o que aparece nos primeiros resultados de pesquisas e passam por atualizações constantes.
Nesse contexto, o RankBrain revolucionou o modo como o Google entende as pesquisas na plataforma. O objetivo da ferramenta é proporcionar uma experiência mais personalizada e eficiente para o usuário, exibindo resultados relevantes para ele.
Essa evolução tecnológica tem relação direta com SEO. Então acompanhe a leitura para aprender como o RankBrain influencia as estratégias de otimização para mecanismos de busca!
O que é o RankBrain?
O RankBrain é um sistema de inteligência artificial (IA) que processa os resultados de pesquisa do Google e compõe seu algoritmo principal. Desde sua criação, em 2015, o sistema evolui constantemente, aprendendo com cada busca realizada e aprimorando a capacidade de entender as particularidades da linguagem humana.
A ferramenta utiliza machine learning — ou aprendizado de máquina — no seu processo de aperfeiçoamento. Trata-se de um ramo da inteligência artificial que capacita os sistemas a aprenderem com dados.
Essa ramificação da IA está presente no nosso dia a dia de diversas formas — desde assistentes virtuais, como o Google Assistente, até recomendações de produtos em lojas online. Assim como esses exemplos, o RankBrain aplica machine learning para entender e estimar o comportamento dos usuários.
Por meio da análise constante de novas pesquisas, o RankBrain evolui para compreender melhor o contexto e as nuances da linguagem natural. Com isso, o algoritmo pode identificar as intenções por trás das perguntas, oferecendo resultados mais relevantes aos usuários.
Como esse sistema funciona?
Mesmo tendo como base o conceito do RankBrain, não se sabe completamente como ele funciona, na prática. Porém, o sistema considera fatores como a intenção de busca e o histórico de pesquisas do usuário.
Por exemplo, a palavra-chave “planta” pode gerar resultados de dicas de cultivo, tipos de vegetação e cuidados para um jardineiro. Já no ramo de arquitetura ou engenharia, os resultados tendem a incluir plantas arquitetônicas ou projetos de construção.
Então você precisa observar as possíveis variáveis para trabalhar estrategicamente o uso das palavras-chave no marketing de conteúdo. Outro fator que o algoritmo considera é o contexto de local e tempo. Se um usuário pesquisar “lançamento de celular” em setembro, o RankBrain prioriza notícias sobre o assunto e análises de novos aparelhos.
A razão é que essa é a época em que fabricantes costumam revelar modelos inéditos. Entretanto, se a pesquisa for feita em outro período do ano, os resultados podem ser mais genéricos, como dicas de modelos populares ou guias de compra.
O RankBrain ainda ajusta os resultados conforme a localização do usuário. Assim, se alguém em São Paulo pesquisar “restaurante italiano”, os resultados incluem opções naquela cidade.
Já para uma pessoa no Rio de Janeiro fazendo a mesma pesquisa, os resultados são adaptados para o cenário gastronômico da região. Mas tenha em mente que isso ocorre apenas se os dados de local estiverem ativados no momento da pesquisa.
O sistema também conecta buscas específicas com pesquisas genéricas sobre o mesmo tema. Dessa maneira, os resultados se tornam mais precisos e úteis, adaptando-se continuamente às circunstâncias do usuário.
Como o RankBrain influencia as estratégias de SEO?
Como visto, o RankBrain mudou a maneira como o Google entende e responde às buscas dos usuários. Mas como a ferramenta impacta diretamente as estratégias de SEO?
Um dos principais focos do sistema é a intenção de busca do usuário. O instrumento utiliza a pesquisa semântica para entender o significado por trás das palavras-chave, analisando todo um contexto — não apenas os termos exatos.
Portanto, para uma melhor otimização de sites, o conteúdo deve ser relevante e atender às necessidades reais de quem pesquisa. Ou seja, a estratégia de SEO deve focar em criar materiais que respondam às perguntas dos usuários com clareza, considerando o público que a página deve atingir.
O algoritmo também compreende sinônimos e variações de palavras-chave, expandindo o alcance do seu conteúdo. Por exemplo, otimizar para “comprar tênis” pode incluir buscas como “adquirir tênis” ou “tênis para comprar”.
O fator aumenta as chances de seu site ranquear em diversas consultas relacionadas. Além disso, o RankBrain valoriza conteúdos que oferecem respostas completas e contextualizadas. Portanto, para se adaptar à ferramenta, produza materiais que ofereçam informações adicionais relevantes — e não apenas respondam à pergunta principal.
Como se alinhar ao RankBrain e melhorar seu ranking no Google?
Sabemos que o funcionamento do RankBrain não foi totalmente divulgado. Mas é possível identificar estratégias que podem ser adotadas na produção de conteúdo para que ele atenda ao algoritmo.
Veja quais são elas!
Trabalhe a autoridade do site
Um dos principais fatores para se alinhar ao RankBrain é a construção de uma reputação sólida. O Google valoriza sites com autoridade, que entregam conteúdo confiável e relevante ao público.
Investir em textos bem pesquisados, que resolvam as dúvidas dos usuários, tende a melhorar sua reputação e classificação nos resultados de busca. Logo, ao criar conteúdo, pense no que seu público-alvo busca e em quais são as dores dele. O cuidado auxilia a gerar tráfego qualificado para o site.
Escolha palavras-chave estratégicas
Para garantir que seu site seja encontrado, o conteúdo deve responder diretamente às necessidades dos visitantes. Portanto, considere tanto os termos usados quanto o contexto em que a pesquisa é feita.
Entender como o público se expressa e quais são suas expectativas com o resultado da busca contribui para construir uma estratégia direcionada. Por exemplo, utilizar palavras-chave de cauda longa e sinônimos costuma ajudar o algoritmo a conectar o conteúdo à audiência desejada.
Estude machine learning
Você viu que o RankBrain utiliza machine learning para aprimorar sua capacidade de interpretar consultas. Compreender o processo pode ser o diferencial para sua estratégia e melhorar o ranking do seu site no Google.
Dessa forma, além das boas práticas de SEO, mantenha o estudo contínuo sobre a influência do aprendizado de máquina e as atualizações dos algoritmos nos mecanismos de busca. A medida ajuda a se adaptar às mudanças e a manter a estratégia atualizada.
Contrate uma empresa especializada
Os desafios de estruturar uma boa estratégia de marketing são evidentes, já que ela permeia diversas áreas dos processos da empresa. Nesse contexto, delegar serviços pode ser a chave para a criação de uma estratégia de sucesso e bem implementada.
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Neste artigo, você aprendeu como o RankBrain transformou a maneira como o Google lida com as pesquisas e como isso afeta diretamente suas estratégias de SEO. O próximo passo é aplicar as técnicas para impulsionar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.
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