Muitas empresas precisam solicitar crédito para manter o fluxo de caixa ou crescer. Mas, para que a captação de recursos dê certo, é necessário também desenvolver bons hábitos financeiros. Nesse sentido, uma das formas de a empresa se apresentar positivamente ao mercado é mantendo um bom score.
O score de CNPJ é um indicador que simplifica a maneira como se mede a saúde financeira da companhia. A partir dele, as instituições financeiras percebem que podem ter mais confiança na sua empresa e tendem a conceder crédito de forma mais facilitada.
Quer se aprofundar no assunto? Então continue a leitura do artigo e saiba mais sobre a importância do score para os negócios!
O que é e como funciona o score de uma empresa?
O score de CNPJ é uma maneira de entender os comportamentos financeiros de determinada empresa. Para fazer o cálculo, são analisadas todas as movimentações monetárias: compra de produtos, contratação de serviços, pagamentos de funcionários e fornecedores etc.
Trata-se de uma verdadeira pesquisa de como a empresa lida com seus ganhos e gastos. A partir das informações, o mercado terá uma visão sobre a companhia e saberá se ela tende a ser confiável ou pode causar problemas futuros com empréstimos.
Ou seja, a pontuação indica as chances que a empresa tem de cumprir com seus combinados financeiros. Se a nota for baixa, há maiores riscos de a companhia não ter os recursos para arcar com suas dívidas — logo, o acesso ao crédito pode ser dificultado.
Vale saber que a avaliação do score não considera apenas as contas da empresa, mas também as finanças do sócio majoritário. Além disso, os critérios de avaliação podem diferir devido à variedade de tipos de empresas no mercado.
Para que serve e qual a importância do score da empresa?
Após as informações serem computadas, o score fica disponível para que as instituições financeiras decidam se emprestam o dinheiro para sua empresa e em que condições. Assim, a importância de manter um bom score é aumentar as possibilidades de obter crédito no mercado.
Isso é essencial quando se fala em negócios, pois o empréstimo pode garantir melhorias e permitir o aproveitamento de oportunidades de crescimento. Tenha em mente que buscar crédito permite fortalecer o capital de giro, pagar pendências ou investir mais na expansão de sua companhia, por exemplo.
É válido pontuar que a análise de crédito pelas instituições não é feita apenas com base no score de CNPJ — ela pode considerar também alguns critérios internos. Contudo, o score sintetiza boa parte das informações que serão avaliadas.
Por fim, como visto, além de ajudar na decisão de conceder ou não o crédito solicitado, o score influencia as condições oferecidas. Pontuações mais altas podem garantir taxas de juros mais atrativas, por exemplo, tendo em vista o menor risco de inadimplência.
Como consultar o score da empresa?
Depois de entender a relevância de ter um bom score na empresa, você deve estar interessado em conhecer a nota da sua companhia, certo? Existem alguns birôs de crédito que disponibilizam a consulta ao CNPJ.
Caso você queira verificar o score de sua empresa, a consulta é online e simples de ser feita. Um exemplo é entrar no site da Serasa, preencher os dados do negócio e, após acessar a página principal, conferir seu score.
A partir do conhecimento do número, você poderá se esforçar para aumentá-lo e melhorar suas chances de crédito no mercado. Para isso, é preciso ter informações sobre a padronização utilizada para medir o desempenho das empresas.
Quanto é uma boa pontuação?
Agora que você já sabe como funciona e para que serve o score de CNPJ, é o momento de entender quais são os níveis existentes. Normalmente, o indicador classifica a saúde financeira do negócio entre 0 e 1.000 pontos.
Veja a cor e o que significa cada um deles:
- De 0 a 100 (vermelho): esse é o nível mais baixo, o que aponta para uma maior probabilidade de inadimplência. Nesse caso, as empresas precisam encontrar meios de aumentar o score, pois dificilmente será possível ter acesso a crédito com essa pontuação;
- De 101 a 250 (amarelo): a pontuação indica que o nível de inadimplência está de médio a alto, sem muitas garantias de crédito pelo mercado — mas com maiores chances do que no vermelho;
- De 251 a 550 (verde-claro): aqui, há melhor condição e possibilidades de conseguir empréstimos, pois o risco de inadimplência diminui consideravelmente. Nesse caso, algumas contas digitais e cartões de crédito se mostram como opções disponíveis;
- De 551 a 1.000 (verde-escuro): nesse nível, a empresa se mostra mais apta para captar recursos com instituições financeiras, tendo mais chances de aprovação de linhas de crédito.
Como manter uma pontuação alta?
Você já sabe que é necessário ter uma pontuação alta para conseguir aprovação de crédito com mais facilidade. Diante disso, existem hábitos que auxiliam no processo de melhorar o score e mantê-lo positivo para o mercado.
Confira as principais dicas!
Mantenha os dados atualizados nos birôs de crédito
Uma instrução fácil de ser seguida é manter os seus dados cadastrais atualizados. Com isso, as instituições têm acesso às suas informações, o que simplifica todo o processo de avaliação da empresa. Tenha em mente que, quanto mais transparência, maiores as chances de conseguir o empréstimo.
Regularize e mantenha as contas em dia
Como visto, um dos pontos essenciais para ter um bom score de crédito na empresa é pagar as contas em dia e não ter pendências. Se você tiver esse tipo de problema, regularize as dívidas o quanto antes para que seu score comece a subir.
Caso não seja possível pagar os valores à vista, negocie as pendências a partir de uma gestão financeira inteligente. Buscar acordos que caibam no orçamento e pagá-los em dia também faz com que a informação seja atualizada no score e ajuda a aumentar a pontuação.
Faça o cadastro positivo
O cadastro positivo aberto é mais um critério de pontuação no score. Ele serve como um currículo financeiro, em que as instituições podem analisar seu comprometimento. Desde 2019, a inclusão de pessoas físicas e jurídicas no cadastro é automática, mas vale checar se ele está ativo.
Como é possível solicitar a exclusão, pode ser que, em algum momento, o seu negócio tenha feito o requerimento. Se esse for o seu caso, basta solicitar a reativação.
Neste conteúdo, você aprendeu que o score é um dos principais parâmetros para fazer a análise de crédito da sua empresa. Agora que você entendeu como é o seu funcionamento, não se esqueça de colocar as dicas em prática para melhorar a classificação do seu negócio.
Gostou do conteúdo e quer estudar mais sobre gestão empresarial? Então aprenda o que é e como adotar o Balanced Scorecard na sua empresa!