Muitos empreendedores têm dúvidas se realmente vale a pena investir nas estratégias de SEO como parte do planejamento de marketing digital. Esse questionamento é pertinente, pois as empresas que estão atentas em relação a essa tática conseguem divulgar melhor o negócio e atrair mais clientes.
Nesse sentido, outra dúvida se refere ao foco dado à produção de conteúdo. Afinal, será que é interessante priorizar as palavras-chave que são tendências, em detrimento daquelas que já se mostraram relevantes ao longo do tempo?
Para auxiliar suas estratégias de marketing, este conteúdo mostrará o que é SEO, a importância dos conteúdos evergreen e como desenvolver uma boa estratégia.
Continue a leitura para saber mais!
O que é SEO?
Também conhecido como search engine optimization ou otimização para os mecanismos de busca, o SEO faz referência ao conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de sites e blogs nos buscadores — como o Google. O foco é garantir destaque ao site nos resultados de busca.
Ao conquistar esse objetivo, mais pessoas encontrarão facilmente a página da empresa, aumentando o número de indivíduos que terão a oportunidade de conhecer os produtos e serviços desenvolvidos. Portanto, a prática ajuda as empresas a atraírem mais clientes.
Como identificar uma palavra-chave em tendência nos mecanismos de busca?
Além de entender o que é SEO no marketing digital, é fundamental compreender conceitos básicos da sua aplicação. Um dos aspectos mais relevantes dessa técnica consiste na seleção de uma palavra-chave, que funciona como o tema principal da página.
Entre as opções, há como escolher palavras-chave que são tendências. Esses são termos que passam a ser buscados com maior frequência por causa de uma notícia, um lançamento ou outra questão que causa um aumento no interesse do público momentaneamente.
Se o objetivo for produzir conteúdos com esse foco, algumas estratégias ajudam os negócios a identificarem palavras-chave em tendência nos buscadores. O Google Keyword Planner e o SEM Rush, por exemplo, são ferramentas que demonstram o volume mensal de buscas e a concorrência.
Em geral, a intenção é identificar termos com alto volume de busca e menor concorrência, facilitando o ranqueamento. Entretanto, é possível utilizar estratégias diferentes, a depender do foco do negócio.
Outra plataforma que possibilita a identificação de palavras-chave em alta é o Google Trends. Diferentemente das outras duas ferramentas, o Trends permite acompanhar a evolução do volume de buscas durante um período específico.
Desse modo, por meio da plataforma é mais fácil verificar quais são os termos mais buscados do momento. Logo, a ferramenta é uma alternativa para empresas que querem produzir conteúdos atuais e que, ao mesmo tempo, tenham um amplo volume de buscas.
Vale a pena produzir conteúdo com palavras-chave em alta?
A produção de conteúdos com palavras-chave em alta é um dos pilares das estratégias de SEO para algumas empresas. Então pode ser válido investir no desenvolvimento desses textos para o blog ou site da sua empresa — e diversos motivos justificam essa medida.
O primeiro deles é que quando uma palavra-chave está em alta, muitas pessoas estão interessadas em saber sobre o assunto. Logo, aumentam as chances de as pessoas visitarem o seu site, otimizando o tráfego orgânico da sua página.
Por conta disso, muitas empresas que investem na produção de conteúdos com palavras-chave em alta conseguem atrair mais clientes, favorecendo o aumento do número de vendas.
Porém, não são todas as empresas que se beneficiam dessa abordagem. Dependendo da área de atuação e dos objetivos com o marketing digital, uma abordagem de SEO focada nos termos em alta pode entregar apenas resultados pontuais.
Para entender, basta considerar os portais de notícia. Esses sites costumam se beneficiar dos temas em alta por trabalharem com informações que têm um prazo quanto à atração do público. Contudo, para manter o site em alta, é preciso publicar um alto volume de notícias todos os dias.
Por outro lado, a produção de conteúdo pensando no marketing digital costuma ter uma frequência reduzida. Com conteúdos que possuem uma espécie de “prazo de validade”, os resultados tendem a ficar abaixo do esperado, ao analisar o retorno obtido em períodos maiores.
Qual a importância de desenvolver conteúdos evergreen?
Considerando que não são todos os negócios que se favorecem da produção de conteúdo com base em palavras-chave em alta, é importante considerar os conteúdos evergreen. Essa é uma das principais estratégias de SEO e se baseia em criar páginas relacionadas a temas perenes e que atraem o público de modo constante.
Assim, os textos permanecem relevantes por muito tempo, sendo capazes de gerar tráfego orgânico de modo constante. Logo, o formato contribui para escalar os resultados de SEO e das estratégias de marketing de conteúdo do seu empreendimento.
Afinal, com mais conteúdo evergreen, é possível criar páginas que geram tráfego continuamente, sem a necessidade de alterá-las continuamente. Além disso, essa é uma forma de constituir uma autoridade mais sólida perante o público, já que os temas mais relevantes são abordados.
Como criar uma boa estratégia de SEO?
Existem diversas práticas que ajudam as empresas a desenvolverem boas estratégias de SEO para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Para saber como fazer isso, confira as dicas a seguir!
Acerte na estratégia de palavra-chave
Como você viu, o foco no conteúdo evergreen tende a ser mais vantajoso por ser capaz de gerar resultados de maneira contínua. Portanto, em vez de focar em termos populares no momento, pode ser mais interessante priorizar palavras-chave com bons volumes de busca e menor concorrência.
Também tende a ser uma ótima ideia investir nos termos de cauda longa, ou seja, expressões com três ou mais palavras. Embora isso diminua o volume de buscas, é uma forma de atrair um tráfego mais qualificado.
Produza conteúdo relevante e otimizado
De nada adianta investir em uma estratégia eficiente se os conteúdos não forem relevantes. Por isso, é fundamental produzir blogposts com qualidade e que gerem valor ao público. Esteja atento também à qualidade da escrita e à profundidade do texto.
Além de favorecer os resultados de SEO, a produção de conteúdos relevantes ajudará a sua empresa a ter mais credibilidade e conquistar uma imagem positiva no mercado. Os conteúdos também devem ser otimizados para as estratégias de SEO e demais boas práticas do marketing digital.
Conte com profissionais especializados no assunto
Para criar uma boa estratégia de SEO vale a pena contar com uma produtora de conteúdo especializada, como a ABContent. Contamos com um time experiente e preparado para ajudar o seu negócio a obter melhores resultados com as técnicas de marketing digital.
Além disso, nossos profissionais conhecem os desafios no mercado, buscam se atualizar constantemente e estão prontos para fornecer o melhor suporte possível para a sua empresa. Assim, é possível desenvolver e implementar uma estratégia baseada em conteúdo relevante, original e capaz de gerar resultados contínuos.
Como você percebeu, as estratégias de SEO no marketing digital são fundamentais para posicionar o site, atrair mais visitas e gerar resultados melhores. Em vez de focar o conteúdo nos termos em alta, o uso de termos evergreen pode ajudar seu negócio a obter resultados constantes e por mais tempo.
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