Quem deseja oferecer agilidade na navegação e facilitar a interação do usuário para impulsionar as vendas deve conhecer o site one page. Com a estratégia de construção de página de apenas um ambiente, todo o conteúdo do site pode ser conferido sem grandes obstáculos.
Nele, as informações ficam dispostas em seções bem definidas e estruturadas para facilitar a visualização de quem entra na página. Assim, com um design interessante e arrojado, é possível realçar a imagem da empresa, os produtos ou qualquer informação de relevância para o negócio.
Ficou interessado em saber como funciona o site one page? Continue lendo para conhecer suas principais características e vantagens. E veja também dicas de como criar esse modelo de página para a sua empresa!
O que é e como funciona um site one page?
No site one page ou site de página única, todo o conteúdo é mostrado em uma mesma página, ou seja, sem a necessidade de migrar para outro ambiente. Seu layout único permite que as informações sejam armazenadas em um único espaço, o que confere maior agilidade na navegação.
O dinamismo é uma das marcas desse modelo de site, sendo recomendado e eficiente para empresas que desejam manter seus conteúdos em um mesmo ambiente ou concentrar as atenções em produtos ou serviços específicos e duradouros.
Ainda que seja necessário atualizar a página, o processo é mais simples pelo formato site one page. Essa é uma alternativa objetiva e prática que, além de economizar tempo, pode trazer resultados efetivos devido às facilidades encontradas pelos usuários.
Para que serve esse tipo de site?
O site serve para proporcionar agilidade na apresentação tanto da empresa quanto dos produtos e serviços que ela oferece. Ao entrar na página, logo o usuário consegue rapidamente localizar seções com informações sobre a empresa, seus produtos e projetos, de contato, entre outros.
Assim, a proposta do site one page é criar uma página que gere resultados efetivos para a empresa através de um conteúdo enxuto e bem direcionado. Com a ideia de um site de navegação, o modelo concede maior autonomia ao usuário.
Quais as principais características do site one page?
No site one page, os produtos e serviços são organizados para favorecer a visualização do usuário, proporcionando uma experiência diferenciada e agradável. Desse modo, quem chega à página não se sentirá perdido e carente de informações imediatas.
Com as informações concentradas em uma única página, o usuário não precisará navegar por diversas abas para encontrar o que deseja. Os links disponibilizados no site apontam para seções dentro do mesmo ambiente, em rolagem vertical, sem complexidade.
Outra característica marcante do site one page é ter um design forte e chamativo, com recursos visuais que possibilitam separações bem definidas das seções. O intuito é impressionar o usuário desde o início, não permitindo que ele se sinta perdido dentro do site.
Quais as vantagens do site one page?
Embora esse não seja um modelo de site que favoreça a aplicação das técnicas de SEO, como nos sites tradicionais de múltiplas páginas, as vantagens são evidentes.
Veja os benefícios de utilizar o site one page como estratégia de conversão na sua empresa!
Maior velocidade de carregamento
Um site veloz e informativo pode alcançar aqueles usuários que têm pressa de encontrar o que procuram. Com uma grande tendência de abandono da página diante da demora para abrir uma seção ou aba, o modelo one page, de carregamento rápido da página, é uma boa alternativa.
Navegação dinâmica e intuitiva
O carregamento rápido proporciona uma navegação dinâmica e ágil. Ademais, a disposição das informações em uma mesma página torna a visualização mais intuitiva e otimizada. Tão logo os dados são carregados, o usuário pode rolar a barra e conferir todo o conteúdo do site.
Visão ampliada
Uma página com todas as informações sobre a empresa, seus produtos, serviços e projetos pode ser visualizada em um mesmo espaço. Essa visão macro é uma das maiores vantagens do site one page, considerando que o público moderno tem um comportamento apressado e impaciente.
Conteúdo enxuto
O site one page se dedica a oferecer um conteúdo claro e objetivo, sem distração para o usuário. O foco se mantém na relevância da informação sobre o negócio da empresa, sempre em busca de interagir com os usuários em tom educativo e informativo.
Vale lembrar que é de extrema importância ter conteúdos educacionais de qualidade para complementar as estratégias de marketing de conteúdo e atrair tráfego para o site.
Site responsivo
A possibilidade de funcionamento em diversos dispositivos, permitindo que os usuários se conectem por onde julgarem mais confortável, é outro ponto positivo do site one page. Com sua capacidade responsiva, não importa se o acesso será pelo computador ou dispositivo.
Para que tipo de negócio o modelo é recomendado?
Os mais diversos segmentos estão se rendendo à facilidade e praticidade do site one page. Para empresas do mercado financeiro, por exemplo, o modelo pode ser uma alternativa bastante interessante para oferecer conteúdos educativos sobre o mercado em que atuam.
Empresas do ramo imobiliário, alimentício, saúde, entre outros, estão aderindo ao formato para oportunizar aos usuários uma performance diferenciada de navegação. A interatividade da página eleva o potencial de conversão em variados tipos de negócios.
Como fazer um site one page?
Para criar um site one page do zero, é preciso definir uma plataforma para hospedar a página. Entre as mais utilizadas estão:
- Wix;
- Joomla;
- Ghost;
- WordPress;
- Textpattern.
A partir disso é possível desenvolver a página com HTML5 e CSS3 — recursos utilizados por profissionais na criação de sites. Se preferir, você pode usar um tema já disponível em uma plataforma de criação de sites e focar no design e conteúdo da página.
Caso você prefira se dedicar ao core business da sua empresa, o ideal é contratar uma agência especializada em criação de site one page e transferir o processo de desenvolvimento. Assim, a criação fica mais fácil e sobrará tempo para pensar nas estratégias do negócio.
Como você pode ver, um site one page é uma versão simplificada, mas eficiente em seu propósito de envolver os usuários, causar boa impressão e gerar valor na experiência. Para isso, tenha sempre a preocupação de oferecer informações e conteúdo relevante em sua página.
Gostou do post? Se deseja gerar um tráfego positivo e aumentar as chances de conversão é importante que os conteúdos da sua página sejam educacionais e otimizados. Entre em contato e saiba como podemos impulsionar o crescimento da sua empresa com nossos conteúdos!