Taxa de engajamento como usar essa nova métrica do Google Analytics 4

Quando o assunto é marketing digital, você precisa estar atualizado quanto às novas métricas disponibilizadas e que podem contribuir para o êxito do seu negócio. Um exemplo é a taxa de engajamento presente no Google Analytics 4. Você já ouviu falar a seu respeito?

A partir dela, você poderá monitorar o desempenho do seu site, blog ou aplicativo. Isso permite identificar o que não está funcionando, bem como modificar e fazer melhorias para aumentar o engajamento dos usuários.

Continue a leitura deste post para saber mais sobre a taxa de engajamento e como usar essa nova métrica do Google Analytics 4 em seu negócio!

O que é o Google Analytics?

Criado em 2005, o Google Analytics é uma ferramenta amplamente utilizada para monitorar a performance de sites e blogs. Ela fornece dados que permitem avaliar o comportamento e o perfil dos visitantes, os conteúdos mais acessados, o aumento ou diminuição do alcance etc.

Com a constante evolução da internet e as mudanças nos hábitos de consumo, a ferramenta já passou por uma série de modificações — e a sua última versão é a 4.0, lançada em 2020. Além de mudar a sua interface e trazer novas funcionalidades, agora ela pode ser usada para monitorar aplicativos.

O que é a taxa de engajamento do Google Analytics 4?

A taxa de engajamento do Google Analytics 4 é uma nova métrica voltada a analisar o percentual de usuários que interagem com o seu site, blog ou aplicativo. O uso desse indicador é importante para conferir o engajamento gerado por um conteúdo ou funcionalidade.

Ou seja, por meio dessa métrica, você entende o quanto seus canais estão incentivando as interações dos usuários e os retendo nas páginas ou telas. Além disso, ela pode gerar insights para melhorar ou direcionar as suas próximas produções.

Vale dizer que a taxa de engajamento é calculada com base nas sessões que interagiram com o seu conteúdo. Uma sessão engajada só é computada se o usuário ficar mais de 10 segundos no material produzido, se gerou conversão ou teve mais visualizações de página ou tela a partir dela.  

Como utilizar essa taxa para analisar os resultados da estratégia?

Depois de ver o que é e como a taxa de engajamento é calculada, é possível que você queira saber como utilizá-la para analisar os resultados das estratégias adotadas. Caso a sua métrica esteja baixa, vale utilizar os relatórios e análises do Google Analytics 4.

Desse modo, você saberá se isso é resultado de determinados conteúdos, mídias, canais, bem como se é um movimento pontual ou constante. Identificando a página, tela ou material que está com baixo engajamento, é possível atuar diretamente nele, revisitando as estratégias utilizadas.

A depender do cenário, vale buscar por uma parceira que atue com marketing de conteúdo para aprimorar a qualidade dos seus artigos, vídeos, e-books, etc. É o caso da ABContent, uma empresa especializada em produção de conteúdo web para diversos nichos.

Sabendo agora como funciona a taxa de engajamento do Google Analytics 4, vale usar essa métrica no dia a dia do seu negócio. Afinal, com ela, você saberá o que está funcionando e o que precisa ser modificado no seu site ou aplicativo, visando aumentar a visibilidade do seu negócio na web.

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