A presença online de uma empresa é indispensável para o crescimento e geração de oportunidades. Então técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e GEO (Generative Engine Optimization) ajudam a potencializar o alcance do conteúdo nos mecanismos de buscas e nas respostas geradas por IA (Inteligência Artificial).
Enquanto o SEO foca em melhorar o posicionamento do site nos resultados orgânicos dos buscadores, o GEO se concentra em tornar o conteúdo relevante para os sistemas de IA. Essas ferramentas são responsáveis por produzir respostas automáticas para as pesquisas do usuário.
Neste artigo, você conhecerá as 6 principais técnicas de SEO e GEO usadas por empresas que querem se destacar no online. Acompanhe!
1. Velocidade do site
A velocidade de carregamento do seu site é muito importante tanto para o posicionamento no Google quanto para a experiência do usuário. O buscador valoriza sites que carregam rapidamente, pois entende que páginas lentas prejudicam a navegação.
Além disso, a falta de agilidade pode fazer com que os visitantes abandonem a página antes de consumir o conteúdo, afetando a experiência do usuário. Como resultado, sites lentos costumam ter um menor engajamento e rejeições mais altas.
Em contrapartida, páginas ágeis aumentam a permanência, interação e probabilidade de conversão. Para garantir uma boa performance, é interessante usar ferramentas que otimizam o carregamento de recursos, comprimem imagens e aceleram a renderização do conteúdo.
O ideal é que o site seja carregado em até dois segundos — o tempo considerado ideal para atender às expectativas dos usuários.
2. Palavras-chaves relevantes
Embora o SEO tenha evoluído e não se resuma mais a palavras-chaves, elas não deixaram de ser necessárias na estratégia de otimização de sites. Nesse momento, o que vale é a intenção de busca do seu público-alvo.
Isso significa que é preciso compreender quais são as dúvidas, necessidades e desejos que ele busca solucionar. Dessa forma, é possível alinhar o conteúdo a essas intenções e entregar o que o usuário procura, aumentando a relevância das suas páginas.
Para entender quais são os termos de busca mais utilizados, analise dados da concorrência e o tráfego potencial de cada palavra-chave. Assim, você consegue concentrar esforços nos termos que podem gerar bons resultados.
Vale destacar que o algoritmo do Google é semântico. Isso significa que ele consegue identificar variações, sinônimos, gírias e até erros de escrita, trazendo resultados relevantes mesmo quando o termo exato não aparece na página.
3. Produção de conteúdo de qualidade
O conteúdo do site deve ser claro, conciso e útil e oferecer informações que agreguem valor ao usuário. Nesse sentido, cada texto, imagem ou recurso deve ser pensado para atender às dúvidas e necessidades do seu público para criar uma experiência positiva.
Erros de português, imagens de baixa qualidade e banners desatualizados podem comprometer significativamente essa experiência. Tenha em mente que conteúdos mal elaborados afastam visitantes e impactam negativamente o desempenho dos sites nos mecanismos de busca e nas respostas automatizadas.
Em SEO e GEO, o conteúdo é rei, por isso a qualidade deve ser priorizada. Textos relevantes e bem otimizados para a intenção de busca fortalecem a autoridade da marca e estimulam conversões.
Nesse ponto, vale contar com parceiros especializados, como a ABContent. Aliamos técnica editorial a estratégias de ranqueamento para produzir conteúdos alinhados às intenções de busca do público e aos objetivos do negócio.
4. Estrutura com perguntas e respostas claras
Com a crescente adoção da IA generativa, grande parte das buscas passa a ser orientada por perguntas diretas dos usuários. Nesse contexto, organizar o conteúdo do seu site em um formato de perguntas e respostas claras é uma estratégia que contribui para ele ser compreendido pelos sistemas de IA.
Para aplicar a técnica, é interessante ter cuidados como:
- usar subtítulos em formato de perguntas reais, refletindo as dúvidas que o público tem;
- evitar jargões técnicos desnecessários, a fim de priorizar uma linguagem acessível e contextual, que qualquer usuário consiga compreender;
- fornecer respostas objetivas e ricas em termos semânticos relacionados à palavra-chave. A ideia é ajudar o algoritmo a entender o contexto corretamente e a relevância do conteúdo.
5. Atualização de conteúdos com dados recentes
Modelos generativos e algoritmos de busca valorizam páginas que trazem informações recentes e confiáveis. Quando você coloca isso em prática, essas ferramentas reconhecem o seu site ou blog como fonte relevante e precisa.
Logo, é recomendado incluir a data da revisão no topo ou no rodapé do artigo, mostrando aos usuários e aos mecanismos de busca que a informação está atualizada.
Estatísticas, cases e fontes também precisam de uma atualização regular. A frequência ideal é trimestral para garantir que os dados apresentados continuam relevantes.
6. Uso de marcadores de dados estruturados
Os dados estruturados são um conjunto de marcações que você adiciona ao código do seu site. O objetivo deles é auxiliar os mecanismos de busca e os sistemas de IA a compreender melhor o conteúdo das suas páginas.
Usar essas marcações pode aumentar suas chances de aparecer em destaque nas buscas do Google, com respostas visuais mais completas — os rich snippets.
Para tanto, é preciso usar uma estrutura recomendada pelo próprio Google, chamada JSON-LD. Assim, você escolhe o tipo que melhor representa sua página, como “artigo”, “perguntas e respostas” ou “passo a passo”.
Isso ajuda os algoritmos a identificar com clareza os títulos, subtítulos, perguntas e explicações do seu conteúdo.
Também procure testar essas marcações usando a ferramenta Rich Results Test, do Google. Desse modo, você garante que tudo funciona corretamente e que seu conteúdo está pronto para ganhar mais visibilidade nos resultados de busca.
Aplicar essas 6 técnicas de SEO e GEO é imprescindível para aumentar a sua visibilidade online, atrair tráfego qualificado e gerar oportunidades de conversão. A integração das estratégias com o suporte de uma parceira especializada, como a ABContent, contribui para fortalecer a autoridade da sua marca no mercado.
Deseja implementar essas técnicas estrategicamente para obter resultados consistentes? Entre em contato com a ABContent!



