Ticket médio: o que é e como calcular este indicador?

O ticket médio é um indicador que representa o valor médio que cada cliente gasta em uma empresa. Dessa forma, quanto maior for o valor, mais os clientes estão gerando dinheiro para o seu negócio.

As companhias precisam sempre calcular esse indicador. Isso porque, quanto maior ele for, maior tende a ser o lucro do negócio.

Se você nunca deu a devida importância para o ticket médio, comece agora mesmo a enxergá-lo como um dos mais importantes para o sucesso do seu empreendimento. Continue a leitura do artigo, entenda mais sobre o ticket médio e veja como calculá-lo!

Qual a importância do ticket médio para as empresas?

Esse indicador mostra o comportamento do cliente com sua marca e pode ajudar a entender a satisfação do cliente com sua corporação.

Inclusive, é visto como uma das métricas mais essenciais de um negócio. Afinal, o ticket médio ajuda a fornecer informações valiosas que o estabelecimento pode utilizar para elaborar ações estratégicas de vendas e melhorar seus resultados.

Como calcular o ticket médio?

Voltando à definição, ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta em um determinado negócio. Para defini-lo,  deve ser dividido o valor total obtido pelo número de compras/pedidos/compradores. Assim, terá noção de quanto cada indivíduo gasta em seu estabelecimento.

A partir do conceito, é possível perceber que é preciso ter um olhar atento ao seu lucro advindo das vendas. O cálculo é simples. Para chegar no resultado, deverá saber o numero de pedidos ou vendas realizadas e o total do faturamento em um determinado período.

Estabelecer um período para o cálculo é essencial. Você pode, por exemplo, definir um mês específico para entender seu ticket médio.

Tendo os números em mãos, divida o faturamento pelo número de pedidos, vendas ou clientes que compraram. Por exemplo, imagine que em um mês o faturamento foi de R$50.000,00 e foram atendidos 200 clientes. Para chegar ao número, divida os R$50.000,00 por 200.

O resultado do cálculo é R$ 250,00. Esse resultado é o ticket médio da sua empresa.

Qual o ticket médio ideal?

Não há um valor exato para o ticket médio. Contudo, de maneira geral, quanto maior, melhor. Para incrementar esse indicador, você precisa apostar em técnicas eficientes e fazer seus clientes gastarem mais.

Confira abaixo algumas dicas de como aumentar o ticket médio da sua empresa!

Busque um público mais qualificado

Um ticket médio bom é a prova de que nem sempre é preciso procurar mais clientes para vender mais. Aliás, é muito mais barato vender para a mesma pessoa do que atrair e vender para quem ainda não conhece sua marca.

Mas, para garantir que seus clientes continuem consumindo seus produtos ou serviços, é essencial conhecê-lo bem e garantir que esse público que atrai seja o mais qualificado possível. Ou seja, consiga pessoas realmente interessadas no que é oferecido.

Para isso, é importante apostar na construção do perfil de uma persona. Entenda mais sobre isso aqui.

Faça promoções

Outra ideia é apostar em promoções, seja ofertando o que você oferece por um valor menor e atrativo ou oferecendo brindes, por exemplo.

Imagine que você seja uma assessoria de investimentos. Nesse caso, por exemplo, você poderia oferecer um e-book gratuito e completo a novos clientes por um tempo determinado- gerando valor agregado a ele. Percebe como pode ser simples fazer uma promoção?

Aumente seu preço

Aumentar o preço do seu produto também ajuda. Mas lembre-se de que, para isso, é primordial focar no diferencial do que é oferecido e deixar claro o valor que o cliente recebe ao adquirir o que vende.

O ticket médio é um dos indicadores mais importantes para um negócio. Seu empreendimento precisa calculá-lo para entender o gasto médio de seus clientes com sua marca e elaborar estratégias para fazê-los consumirem ainda mais de você.

Lembre-se de que ele também ajuda a verificar a satisfação do cliente – outro fator que toda firma precisa levar em consideração. Portanto, se você tem um negócio, sempre considere o ticket médio em suas análises!

Gostou do artigo? Então continue aprimorando suas habilidades para melhorar a performance da sua empresa! Confira agora como fazer uma boa gestão de clientes!

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