Proporcionar uma experiência funcional, fluida e marcante é essencial para chamar a atenção e encantar o público. No ambiente digital essa questão é ainda mais importante, sendo preciso investir no user experience (UX).
Traduzindo para o português, UX significa experiência do usuário, sendo a forma que o consumidor pode interagir com a marca ou determinado produto. Nesse sentido, ele é um dos principais mecanismos para gerar destaque diante da concorrência e até para aumentar as chances de conversão.
Ao longo deste conteúdo, você conhecerá 5 motivos para não negligenciar a experiência digital do usuário no seu negócio.
Vamos lá?
1. Maior atração de audiência para sua marca
Um dos principais pontos positivos do investimento em UX é a capacidade de atrair um público maior para o seu site e sua marca.
Afinal, oferecer uma experiência de excelência e encantadora faz com que as pessoas permaneçam mais tempo em suas páginas. Dessa maneira, elas poderão conhecer seus produtos e serviços — e se tornarem clientes no futuro.
Em contrapartida, quando a experiência é negativa, em um site pouco intuitivo e cheio de obstáculos, o usuário não ficará motivado a retornar ao ambiente digital. Ou seja, ele pode preferir o site do concorrente pela melhor experiência. Tudo isso afeta o desempenho da sua página.
Isso acontece porque o UX envolve muitos elementos, como design, hierarquia de informações, usabilidade e desempenho. Então a boa experiência garante uma visão positiva do público sobre esses e outros aspectos.
Como resultado, o user experience pode ter relação com a taxa de conversão no ambiente digital e a reincidência de compras. Ademais, a estratégia pode ajudar a manter sua audiência encantada com a marca, fidelizando o público e transformando-o em um defensor da empresa.
2. Auxilia na construção de autoridade
Construir autoridade em um cenário de alta competição — como o digital — deve ser um dos principais focos do empreendimento para alcançar o sucesso. No entanto, existem muitos desafios para conquistar esse destaque.
É preciso pensar na aparência do site, nos conteúdos e em todos os pontos de contato da audiência. Desse modo, o UX é uma ferramenta relevante para ajudar a fortalecer o posicionamento digital da empresa.
Por exemplo, se o seu site oferece conteúdo de alta qualidade e que é fácil de distribuir, os usuários são mais propensos a compartilhá-lo com outras pessoas. Isso pode aumentar a visibilidade da marca e, consequentemente, a autoridade da plataforma.
Vale destacar que essa é uma das características que buscadores, como o Google, consideram para colocar um site em sua primeira página. Por isso, o planejamento de UX pode colaborar com as estratégias de SEO da empresa.
3. Gera mais confiança com a audiência
A inclusão do UX em sua estratégia digital também pode servir para aumentar a confiança do público sobre a sua marca. Quanto mais satisfatória, fluida e intuitiva for a experiência do usuário, maiores serão as chances de ele ter uma percepção positiva da empresa.
Ainda, o fator confiança permite que o usuário se sinta em um ambiente seguro para o compartilhamento das suas informações sensíveis, como nome, documento, dados bancários, entre outros. Isso é especialmente relevante para as empresas que vendem pela internet.
Outro ponto interessante é que um design visualmente atraente pode transmitir uma imagem de profissionalismo e credibilidade. Logo, a sua estratégia digital pode criar uma identidade de marca consistente e confiável.
4. Aumenta as conversões
A estratégia digital de uma empresa não deve contemplar apenas a construção de autoridade e aumento na quantidade de visitantes. Também é preciso pensar no modo como o público transita pelo funil. Aqui, a ideia é transformar visitantes em leads e, futuramente, em clientes.
Nesse sentido, o UX cumpre um papel importante no aumento dessas conversões. Por exemplo, uma boa experiência deixa o site mais fácil de navegar, o que pode ajudar os usuários a encontrar o que procuram com mais facilidade.
Como resultado, a empresa pode reduzir a taxa de rejeição do site e aumentar a probabilidade de os usuários se envolverem em atividades que geram conversões. Entre elas, há o preenchimento de um formulário ou a compra direta do produto.
Essa experiência positiva também se estende para o momento do checkout. Quando esse ambiente é amigável para o usuário (user friendly), diminuem as chances de o usuário desistir da compra no momento final. Assim, a empresa tende a obter mais eficiência em seus esforços de conversão.
5. Diferenciar sua empresa da concorrência
Outro motivo para não negligenciar o UX na sua estratégia digital consiste no fato de essa abordagem ajudar a diferenciar a sua empresa da concorrência. Como você viu, a boa experiência do usuário pode fazer com que ele dê preferência para o seu site, já que ele se torna mais fácil de usar.
Outra maneira pela qual o UX pode ajudar uma empresa a se diferenciar da concorrência é ao refletir os valores e a missão do negócio. Com a estratégia, o site pode transmitir esses elementos de uma forma mais convincente e eficaz, tornando a empresa mais confiável para o público.
Para ter sucesso, o UX também deve ter alinhamento com outras áreas da sua estratégia digital. Entre elas, o destaque fica para o marketing de conteúdo e o SEO. Por isso, o suporte de uma empresa especializada no assunto, como a ABContent, é essencial.
Além do foco na performance do conteúdo nos buscadores, o objetivo é produzir materiais pensados para pessoas. Por isso, os conteúdos são produzidos pensando na qualidade das informações e com a proposta de educar a audiência.
Assim, quando o usuário se deparar com esses materiais, a experiência dele poderá ser mais completa — destacando sua empresa no mercado e aumentando sua autoridade. Dessa forma, é possível incrementar e consolidar os resultados da marca.
Neste artigo, você aprendeu 5 motivos para não negligenciar o user experience no ambiente digital. Com essas informações, você pode iniciar um planejamento de UX no seu negócio, pensando em oferecer uma boa experiência para o cliente.
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