4 Passos para conseguir indicação de clientes e aumentar suas vendas

Prospectar, atrair e converter leads é importante para qualquer negócio. Porém, chegar ao estágio em que os próprios consumidores divulgam o negócio é um grande sinal de sucesso. Para isso, é necessário conseguir a indicação de clientes satisfeitos.

Uma das melhores formas de ganhar indicações é investir no encantamento. Ao ofertar uma experiência de compra inesquecível, eles tendem a se fidelizar. Com o tempo — e por meio da construção de um relacionamento sólido e próximo — podem indicar com frequência a empresa.

Quer saber mais? Acompanhe o artigo e confira 4 passos para conquistar a indicação de clientes!

O que é e como funciona o marketing de indicação?

O conjunto de estratégias que visam a fazer com que os clientes indiquem um negócio é chamado de marketing de indicação. Seu intuito central é expandir as vendas. Porém, pode gerar diversos outros resultados — como o aumento da visibilidade e da autoridade da marca.

Esse tipo de marketing é geralmente aplicado em consumidores satisfeitos com os produtos e serviços que obtiveram. Isso porque é mais fácil que eles indiquem soluções do que aqueles que não as aprovam. No entanto, existem maneiras de garantir indicações mesmo antes da compra.

Exemplos disso são as campanhas de companhias como a Uber e a 99. Elas pedem que o usuário indique a organização para ganhar descontos. Feito isso, ofertam crédito aos usuários após enviarem os links do aplicativo a terceiros.

Logo, existe mais de uma forma de aplicar as técnicas de marketing de indicação. A estratégia escolhida deve variar de acordo com as necessidades de seu negócio. Então, antes de começar a apostar nessa tática, analise seu público, conheça a dor do cliente e entenda suas necessidades.

Qual a importância dele para as empresas?

Sem dúvidas, bons planejamentos para obter indicação de clientes aumentam as vendas. A estratégia também pode trazer outras vantagens. Em geral, essa prática pode:

  • ajudar a mensurar a satisfação dos clientes;
  • impulsionar o branding e a gestão de marca;
  • aumentar o Retorno Sob Investimento (Return on Investment ou ROI);
  • reduzir esforços de marketing e o processo de vendas;
  • acelerar o processo de fidelização dos consumidores;
  • expandir a cartela de clientes etc.

Todos os pontos citados retornam resultados melhores para a empresa. Assim, buscar por indicações pode ser um modo simples e efetivo de otimizar os indicadores do negócio e gerar mais receita.

4 Passos para conseguir a indicação de clientes

É fundamental ter em mente que organizações de todos os tipos podem investir na indicação de clientes. Basta que formulem estratégias alinhadas ao público, ao mercado e aos próprios objetivos.

Confira 4 dicas para começar a implementar seu plano de comunicação e marketing!

1.      Use o Net Promoter Score (NPS)

Os Indicadores-chave de Desempenho (Key Performance Indicators ou KPIs) são ferramentas essenciais na mensuração do sucesso de uma estratégia de marketing. Eles fornecem informações valiosas, como quantidade de tráfego, receita recorrente, ticket médio etc.

Um deles é o NPS. Ele é responsável por indicar o quão satisfeito o cliente está. Use essa informação valiosa para conhecer e listar os consumidores que aprovam seus serviços.

Desse modo, poderá segmentar o público ao qual a estratégia de marketing de indicação será direcionada, economizando recursos como tempo e dinheiro.

Além disso, mensurar o Net Promoter Score também impacta outros planejamentos. Afinal, será possível rever alguns pontos da empresa se ele não alcançar as expectativas. Por outro lado, poderá manter as ações usadas, caso o NPS esteja alto.

2.      Invista em estratégia para promotores

Enviar sugestões de indicação aos clientes fiéis pode trazer bons resultados. Contudo, uma forma ainda mais garantida de obter sucesso é por meio de planos de promoção. Eles consistem em propor espécies de parcerias com o público.

É simples: basta ofertar recompensas diferenciadas aos consumidores satisfeitos que indicarem o negócio a terceiros. Isso fará com que eles se sintam exclusivos e tornem-se ainda mais fiéis ao negócio, batalhando para trazer potenciais interessados a ele.

É possível encontrar os promotores certos de três formas diferentes:

  • monitorando proximamente as indicações boca a boca;
  • selecionando clientes por meio da análise do NPS;
  • automatizando o processo — ao disparar e-mails automáticos aos usuários que relatam o maior nível de satisfação com o negócio, por exemplo.

3.      Atente ao timing

É normal que os gestores anseiem por colocar as estratégias em prática para conseguir indicações. No entanto, timing é fundamental nesse momento. Isso porque solicitações fora de hora podem gerar um efeito rebote e afastar os clientes fiéis e satisfeitos de você.

Em geral, o marketing de indicação trabalha as emoções dos usuários. Ele rememora os bons momentos que o consumidor e a marca compartilharam, convidando-o a estender sua experiência a entes queridos.

Se isso é feito no momento errado, o cliente pode se sentir constrangido e até mesmo irritado. É por isso que se mostra tão importante usar dados sólidos e indicadores de desempenho, certificando-se de pedir por indicações no momento certo.

Sendo assim, monitorar a jornada do consumidor também é bastante relevante. Essa atitude facilita a identificação do momento ideal para abordar os usuários. Ou seja, assim que houver garantia de que eles vivenciaram experiências memoráveis com a empresa.

4.      Modere a frequência e escolha os canais certos

Cada público-alvo tende a se comunicar por meio de um canal. Conhecer o mais usado é imprescindível. Afinal, nada adianta abordar um cliente pelo Facebook se ele costuma estar mais presente no WhatsApp, certo?

Além de gerar desconfiança, existe a chance de que ele nem veja a mensagem. Dessa maneira, aproveite os canais com os quais os consumidores já estão acostumados para implementar as estratégias.

Também não esqueça de dosar a frequência da solicitação de indicação. Senão, o efeito pode ser o inverso — levando você a perder o cliente em vez de conquistar novos.

Lembre-se: clientes satisfeitos normalmente estão dispostos a indicar serviços. Porém, é preciso investir nas estratégias de marketing de indicação de consumidores certos — e abordá-los de forma correta. Com as dicas deste conteúdo, será mais fácil desenvolver sua estratégia!

Se tiver interesse em saber ainda mais sobre a fidelização de consumidores, confira nosso artigo sobre como reter clientes no seu negócio!

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