As habilidades para conquistar mais clientes devem ser desenvolvidas em uma empresa que deseja crescer no mercado, aumentar seus lucros e ter uma clientela expressiva.

Embora muitos associem a aquisição de novos clientes como algo relacionado à área de vendas e de atendimento, é papel da empresa – como um todo – trabalhar para que mais pessoas tornem-se consumidores da sua marca.

Quer conquistar mais clientes para a sua empresa? Veja agora 8 habilidades que você precisa aprender para cativar cada vez mais pessoas e transformá-las em clientes!

1. Atenção em relação ao mercado

Uma pessoa que deseja atrair mais clientes precisa estar atenta às mudanças do mercado. Essa habilidade, muitas vezes, é esquecida por parte dos empreendedores e também dos profissionais autônomos. Verificar como está o seu nicho lhe ajudará a pensar em maneiras de diferenciar-se dos concorrentes.

Não fique na sua zona de conforto analisando apenas o seu negócio. Fique antenado constantemente ao que os seus concorrentes estão fazendo, às mudanças do mercado (inclusive as econômicas) e o comportamento do consumidor em relação ao seu nicho.

2. Criatividade

A criatividade pode ser uma das habilidades que mais podem gerar resultados. Pense em maneiras diferentes de chamar a atenção das pessoas, fazer um atendimento excepcional e fidelizar os clientes mais antigos.

Aplique ideias para melhorar a experiência dos indivíduos desde o momento em que realizam o primeiro contato com a sua empresa para conhecê-la.

Por exemplo, em vez de deixar seus clientes por muito tempo esperando sentados enquanto aguardam a vez de serem atendidos, você pode oferecer diferentes formas de entretê-los ou ensinar um pouco sobre os produtos ou serviços da companhia.

3. Capacidade de escutar

Considere o hábito de escutar um dos mais importantes, não só para conquistar novos clientes, mas para relacionar-se melhor com as pessoas. Se você costuma ter uma postura impositiva, na qual apenas você fala e o consumidor escuta, comece a mudar agora mesmo.

Para conseguir a atenção das pessoas, passar uma boa impressão e concretizar as vendas, você precisa escutar o que os consumidores têm a dizer para poder responder o que eles precisam ouvir e entregar o que realmente resolverá os seus problemas.

4. Conhecer bem o perfil da sua persona

Você sabe quem é o seu cliente ideal, quais as dores e os desafios que ele enfrenta diariamente? Uma empresa que sabe para quem está vendendo tem mais chances de obter melhores resultados.

Saber quem é a sua persona lhe ajudará a entregar produtos e serviços melhores e especificados para o perfil do consumidor, podendo desenvolver um serviço muito mais especializado e que agrade o seu público.

Toda empresa precisa ter uma persona bem definida. Se a sua ainda não tem, então comece já a definir quem é o seu cliente ideal.

Além do mais, toda a equipe, inclusive a de vendas e a de atendimento, precisa ter claro qual o perfil estabelecido para poder oferecer um serviço específico, levando em consideração as suas dores e características.

5. Honestidade

Há muitas empresas no mercado preocupadas apenas em vender, sem levar em consideração se estão vendendo para o cliente ideal ou não. Fazer isso na verdade é ruim, tanto para a empresa quanto para o cliente.

Por um lado, a empresa poderá ter uma alta taxa de clientes insatisfeitos ou pedidos de devolução, pois não era o público adequado para o produto ou serviço. E o pior: a insatisfação dos clientes pode prejudicar a empresa, principalmente por que as pessoas falam sobre marcas e produtos que consumiram.

Por isso, você precisa ser honesto acima de tudo e não ficar preocupado apenas com o lucro almejado.

Se o que você oferece não é adequado ou não está direcionado ao público que lhe procurou, fale a verdade. Nessas horas é melhor não vender do que ter aborrecimentos posteriores por causa do descontentamento.

A honestidade ajudará a reputação da empresa e mesmo quem não comprou poderá falar bem dela, por entender que não se preocupa apenas em vender, mas também com o bem-estar e a aprovação do cliente.

6. Flexibilidade

Sua empresa não pode ser muito rigorosa em certos aspectos, e muito menos manter os colaboradores “engessados”. Se algo der errado, é preciso saber o que fazer para ajudar os clientes da melhor maneira possível e garantir a satisfação de todos.

Por isso, não fique preso aos hábitos. Seja flexível e tente impressionar positivamente seu cliente. Um exemplo que pode ser mencionado refere-se às formas de pagamento.

Geralmente as companhias têm uma política que define as formas de pagamentos aceitas, as bandeiras de cartão que podem ser utilizadas e o número máximo de parcelas, quando ocorre a divisão do pagamento mensalmente.

Mas e se acontecer de um cliente não conseguir pagar dentre as formas estabelecidas pela empresa? Você pode ser flexível e pensar em outras maneiras de vender para esses clientes.

Desse modo, todo mundo sai ganhando. Você vende, o cliente compra de você e ambos ficam satisfeitos.

7. Habilidades tecnológicas

Hoje em dia, uma empresa que não tem funcionários que saibam lidar com a tecnologia não saberá conquistar mais clientes. Principalmente as áreas de atendimento e suporte, que precisam ser mais acessíveis e oferecer atendimentos por redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para facilitar a comunicação com os consumidores.

Além de deixar a empresa mais acessível, o que pode ser um forte fator para atrair e reter clientes, a internet precisa ser utilizada para fazer com que as pessoas encontrem a empresa e criem conexão com ela. Por isso, aposte em um blog e nas redes sociais para criar confiança e engajá-los com a sua marca.

8. Saber utilizar o gatilho da reciprocidade

Os gatilhos mentais poderão lhe ajudar a vender mais produtos e conquistar a atenção das pessoas. Um deles é o gatilho da reciprocidade. Basicamente, se você oferecer algum brinde, experimentação do produto ou um teste grátis, as pessoas tendem a retribuir. Logo, isso pode ajudar a conquistar mais clientes e fazer mais vendas.

Dica bônus! Além de despertar as emoções com os gatilhos mentais, aposte no marketing de experiência para conseguir melhores resultados e deixar seus clientes impactados positivamente!

Conclusão

Aqui você viu 8 habilidades para conquistar mais clientes que poderão lhe ajudar nessa empreitada. Além disso, algumas habilidades como: saber utilizar o gatilho da reciprocidade, honestidade e flexibilidade, poderão passar uma boa impressão para as pessoas que você atender e gerar marketing “boca-a-boca”, trazendo ainda mais na visibilidade e na reputação da empresa.

Portanto, comece agora mesmo a aprender as habilidades e obtenha mais clientes para sua companhia!

Quer saber como conquistar clientes por meio do marketing de conteúdo? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você nessa missão!