O marketing é uma estratégia que deve ser aplicada em toda empresa, independentemente do porte. Afinal, ele apresenta mecanismos que estimulam o desejo do consumidor, atraindo, convertendo e fidelizando clientes.
Mas, para que o método funcione, é preciso acompanhá-lo a fim de entender os seus resultados e realizar ajustes que possam ser necessários. Nesse contexto, surgem os KPIs de marketing, que são ferramentas imprescindíveis para o sucesso da estratégia.
Quer saber mais sobre esse tema? Siga a leitura e conheça 6 KPIs de marketing que toda empresa deve acompanhar!
O que são KPIs de marketing e qual é a sua importância?
A sigla KPI vem do termo em inglês “key performance indicator” que, em português, significa indicador-chave de desempenho. Os KPIs são parâmetros utilizados para mensurar os resultados de uma empresa, de um projeto ou, nesse caso, da estratégia de marketing.
É por meio desses índices que a equipe de marketing consegue avaliar se as técnicas aplicadas geraram resultados adequados à meta estabelecida. Por exemplo, imagine que a sua empresa fez um investimento em tráfego pago. É possível usar o KPI de número de visitantes para medir o desempenho dessa estratégia.
Se o resultado foi positivo, a empresa pode continuar com os anúncios, se a medida estiver no planejamento. Contudo, se o método não surtiu o efeito esperado, a equipe pode identificar o equívoco e realizar ajustes ou abandonar a estratégia e tentar outra diferente.
Em contrapartida, sem utilizar o KPI adequado, você não entenderá se a estratégia gera resultados e poderá gastar dinheiro e energia da equipe sem obter retorno. Ou seja, com os KPIs de marketing é possível entender os erros e acertos e tomar decisões baseadas em dados, e não em suposições.
Dessa maneira, aumentam-se as chances de sucesso da estratégia de marketing e, consequentemente, de usufruir dos benefícios dela. Por esse motivo, acompanhar os KPIs de marketing é tão relevante para as empresas.
6 principais KPIs de marketing para acompanhar
Agora que você já sabe a importância dos KPIs de marketing, é o momento de descobrir 6 índices que a sua equipe de marketing não pode deixar de acompanhar.
Confira!
1. Números de visitantes do site
O número de visitantes do site serve para medir o desempenho das ações de tráfego, como anúncios e conteúdos. Se uma postagem tem grande acesso de usuários orgânicos, por exemplo, é possível concluir que o material tem relevância para o público.
Assim, a equipe de marketing pode observar o conteúdo para entender os pontos positivos dele e reproduzir nos próximos posts. Mas, se o material tem baixa visualização, é necessário identificar o erro para corrigi-lo e não repeti-lo nos demais conteúdos.
2. Leads
Os leads são contatos de clientes que demonstraram interesse pela solução que a empresa oferece. Dessa maneira, além de saber o número de visitantes do site, é fundamental entender a quantidade de leads gerada pela estratégia.
Afinal, quanto mais consumidores interessados no produto ou serviço da empresa, maiores são as chances de conversão e vendas. Por esse motivo, é importante mensurar o número de leads que uma estratégia de marketing gera.
3. Taxa de conversão
A conversão no marketing digital se refere a qualquer ação que um usuário realiza em um site ou rede social. São exemplos dessas atividades o preenchimento de formulário, o clique em uma chamada para ação, uma curtida etc.
Desse modo, a conversão significa que o visitante está interagindo com a empresa e evoluindo em sua jornada de compra. Portanto, conferir a taxa de conversão é fundamental para entender se a estratégia está funcionando.
Geralmente, um resultado interessante para uma landing page é de 30% de conversão. Ou seja, a cada 100 visitantes, 30 devem clicar no link da página. Caso esse número seja menor, a equipe deve investigar por que o site não está convertendo como o esperado.
4. Custo de aquisição de clientes (CAC)
O custo de aquisição de cliente significa o investimento da empresa para adquirir um novo consumidor. Ou seja, ele representa o gasto total da ação dividido pelo número de novos clientes adquiridos naquele período.
Esse KPI pode indicar o sucesso da campanha de marketing e de vendas, pois quanto menor o CAC, melhor é a efetividade da estratégia. Por exemplo, considere que um e-book com landing page teve um custo de 5 mil reais para a empresa e trouxe 100 clientes ao longo de um ano.
Isso significa que você teve um custo de 50 reais por cliente. Supondo que o ticket médio desses consumidores é de 1000 reais, o retorno do material terá sido positivo.
5. Engajamento e alcance das redes sociais
O marketing nas redes sociais é uma estratégia muito utilizada, principalmente pelo seu alcance e engajamento. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e consumindo conteúdos nessas plataformas. Assim, as redes se tornam uma grande vitrine para as empresas.
Além disso, por causa do contato direto viabilizado pelas redes sociais, a estratégia de mídia social é capaz de criar um relacionamento com o consumidor. Desse modo, além de atrair, ela pode educar para o consumo, gerar autoridade e fidelizar os clientes.
Para mensurar a eficácia dessa estratégia, vale a pena monitorar o crescimento do número de seguidores e as interações dos usuários com a página.
6. Retorno sobre o investimento (ROI)
Mais um KPI de marketing importante é o retorno sobre investimento. Ele indica o quanto a empresa teve de faturamento em relação ao investimento que ela fez. Dessa maneira, é possível avaliar os resultados financeiros de uma ação de marketing, por exemplo.
Com isso, você pode entender se a estratégia gera o retorno que compensa o investimento. Imagine que uma campanha trouxe muitos clientes, mas o seu custo foi muito alto. É válido calcular o ROI para saber se ela gerou retorno e valeu a pena.
Neste post, você descobriu 6 KPIs de marketing que toda empresa deve acompanhar. Agora, basta colocar em prática o monitoramento das ações para que a estratégia da sua empresa possa gerar os resultados esperados!
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