A concorrência perfeita é o conceito de economia que contribui tanto para os donos de negócios quanto para o consumidor final terem força no mercado. Você já ouviu falar sobre ela?
Por ser considerado o ideal a ser seguido, todo empreendedor deve conhecê-la, bem como entender o cenário econômico do seu próprio nicho. Então acompanhe a leitura e aprenda mais sobre a concorrência perfeita!
O que é concorrência perfeita?
Muito se ouve sobre livre concorrência e economia de mercado, mas poucos conhecem o conceito de concorrência perfeita. De certa forma, estão relacionados.
Na microeconomia, a concorrência perfeita ocorre quando no mercado, há uma grande quantidade de vendedores e compradores. Tal cenário favoreceria um equilíbrio nos preços pela relação entre a oferta e demanda.
Conhecido também como concorrência pura, trata-se de um conceito que não se encontra na sociedade, apesar de parecer que sim.
É difícil encontrar exemplos de mercados onde a concorrência perfeita de fato exista. O mais próximo desse modelo é o nicho de hortifrúti, conforme alguns estudiosos.
Quais as características da concorrência perfeita?
O mercado de concorrência perfeita precisa de alguns fatores para funcionar.
O primeiro deles é a grande quantidade de consumidores e vendedores. Trata-se de uma essencialidade. Isso porque, se alguma companhia mudasse seu preço, isso não afetaria a economia. Como haveria grande quantidade de empresas, essa mudança não impactaria o mercado.
Em outros termos, não haveria possibilidade de um único agente distorcer o equilíbrio do cenário econômico.
O segundo é a permeabilidade. Isso significa que o mercado deve estar aberto a todos os empreendedores, sem ter barreiras de entrada para novos negócios.
Por fim, outra característica é a oferta de produtos e serviços parecidos. Isso traria maior poder de escolha para o consumidor, que teria diversas opções, com qualidades e preços similares.
Ou seja, o mercado competitivo, seguindo os princípios da concorrência perfeita, seria benéfico para os consumidores, que teriam acesso a produtos e serviços de qualidade e valores acessíveis.
Além disso, as empresas teriam que se esforçar para se diferenciar e melhorar a qualidade de suas soluções para conquistar a atenção do cliente.
Quais as vantagens da concorrência perfeita?
No tópico anterior você pode ter percebido algumas vantagens. Sendo assim, veja abaixo um breve resumo dos benefícios:
- maior satisfação dos consumidores;
- ausência de barreira para entrada ou saída de empresas;
- entrega de diversos produtos ou serviços de qualidade a um preço justo;
- nenhuma organização poderia influenciar o mercado pelo seu preço ou qualidade do produto.
A concorrência perfeita é importante porque ajudaria a equilibrar a balança entre os dois lados em uma relação de consumo, o vendedor e o comprador e a manter o mercado funcionando a uma certa estabilidade.
Concorrência perfeita vs. concorrência imperfeita: qual a diferença?
Além da concorrência perfeita, há também a concorrência imperfeita. Esta última é mais possível de ser vista na prática.
Nessa segunda, há uma ou poucas companhias que, sozinhas, são capazes de influenciar no preço do mercado, bem como na oferta e demanda. É o oposto da concorrência perfeita.
Nesse cenário, os vendedores conseguem influenciar a procura e o preço dos produtos, bem como podem dominar um determinado nicho. Dentre as consequências dela, podem ser citadas:
- pouca concorrência;
- dificuldade na entrada de novos concorrentes;
- estipulação de preços pelas companhias dominantes;
- preços mais elevados;
- produtos menos competitivos.
Os maiores exemplos de concorrência imperfeita são os monopólios e oligopólios, dentre outros. Além dessa possibilidade, esta também ocorre quando há um ou poucos consumidores para muitos vendedores, cenários que caracterizariam um monopsônio ou oligopsônio.
Você acredita que a concorrência perfeita seria ideal para ter mais oportunidades? Enquanto ela não existe na prática, a melhor maneira de conquistar clientes é entregando valor!
Então confira agora o que é conteúdo especializado e por que ele é importante para o seu negócio conquistar clientes e se posicionar como uma autoridade no seu nicho!
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