O que é concorrência perfeita? Descubra!

 

A concorrência perfeita é o conceito de economia que contribui tanto para os donos de negócios quanto para o consumidor final terem força no mercado. Você já ouviu falar sobre ela? 

Por ser considerado o ideal a ser seguido, todo empreendedor deve conhecê-la, bem como entender o cenário econômico do seu próprio nichoEntão acompanhe a leitura e aprenda mais sobre a concorrência perfeita! 

O que é concorrência perfeita?  

Muito se ouve sobre livre concorrência e economia de mercado, mas poucos conhecem o conceito de concorrência perfeita. De certa forma, estão relacionados.  

Na microeconomia, a concorrência perfeita ocorre quando no mercado, há uma grande quantidade de vendedores e compradores. Tal cenário favoreceria um equilíbrio nos preços pela relação entre a oferta e demanda.  

Conhecido também como concorrência pura, trata-se de um conceito que não se encontra na sociedade, apesar de parecer que sim.  

É difícil encontrar exemplos de mercados onde a concorrência perfeita de fato exista. O mais próximo desse modelo é o nicho de hortifrúti, conforme alguns estudiosos.  

Quais as características da concorrência perfeita?  

O mercado de concorrência perfeita precisa de alguns fatores para funcionar.  

O primeiro deles é a grande quantidade de consumidores e vendedores. Trata-se de uma essencialidade. Isso porque, se alguma companhia mudasse seu preço, isso não afetaria a economia. Como haveria grande quantidade de empresasessa mudança não impactaria o mercado.  

Em outros termos, não haveria possibilidade de um único agente distorcer o equilíbrio do cenário econômico.  

O segundo é a permeabilidade. Isso significa que o mercado deve estar aberto a todos os empreendedores, sem ter barreiras de entrada para novos negócios 

Por fim, outra característica é a oferta de produtos e serviços parecidos. Isso traria maior poder de escolha para o consumidor, que teria diversas opções, com qualidades e preços similares.  

Ou seja, o mercado competitivo, seguindo os princípios da concorrência perfeita, seria benéfico para os consumidores, que teriam acesso a produtos e serviços de qualidade e valores acessíveis. 

Além disso, as empresas teriam que se esforçar para se diferenciar e melhorar a qualidade de suas soluções para conquistar a atenção do cliente 

Quais as vantagens da concorrência perfeita? 

No tópico anterior você pode ter percebido algumas vantagens. Sendo assim, veja abaixo um breve resumo dos benefícios: 

  • maior satisfação dos consumidores; 
  • ausência de barreira para entrada ou saída de empresas; 
  • entrega de diversos produtos ou serviços de qualidade a um preço justo; 
  • nenhuma organização poderia influenciar o mercado pelo seu preço ou qualidade do produto. 

A concorrência perfeita é importante porque ajudaria a equilibrar a balança entre os dois lados em uma relação de consumo, o vendedor e o comprador e a manter o mercado funcionando a uma certa estabilidade.  

Concorrência perfeita vs. concorrência imperfeita: qual a diferença? 

Além da concorrência perfeita, há também a concorrência imperfeita. Esta última é mais possível de ser vista na prática.  

Nessa segunda, há uma ou poucas companhias que, sozinhas, são capazes de influenciar no preço do mercado, bem como na oferta e demanda. É o oposto da concorrência perfeita.  

Nesse cenário, os vendedores conseguem influenciar a procura e o preço dos produtosbem como podem dominar um determinado nichoDentre as consequências dela, podem ser citadas 

  • pouca concorrência; 
  • dificuldade na entrada de novos concorrentes; 
  • estipulação de preços pelas companhias dominantes; 
  • preços mais elevados; 
  • produtos menos competitivos 

Os maiores exemplos de concorrência imperfeita são os monopólios e oligopólios, dentre outros. Além dessa possibilidade, esta também ocorre quando há um ou poucos consumidores para muitos vendedores, cenários que caracterizariam um monopsônio ou oligopsônio.  

Você acredita que a concorrência perfeita seria ideal para ter mais oportunidades? Enquanto ela não existe na prática, a melhor maneira de conquistar clientes é entregando valor!  

Então confira agora o que é conteúdo especializado e por que ele é importante para o seu negócio conquistar clientes e se posicionar como uma autoridade no seu nicho!  

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