8 Riscos que sua empresa corre ao contratar uma empresa de marketing de conteúdo generalista

É preciso ter muita cautela antes de contratar uma empresa de marketing de conteúdo. Quem está atento sabe que a inclusão definitiva da internet nos modos de consumo tornou impossível para os negócios sobreviverem fora desse ambiente.

Desta forma, o marketing de conteúdo se tornou a ferramenta mais eficaz para ganhar visibilidade e a confiança do público. Por causa da sua importância, diversas organizações surgiram para oferecer o serviço de produção de conteúdo.

Entretanto, grande parte delas não se aperfeiçoam nos mercados que atendem, o que pode ser negativo para uma estratégia eficiente. Sendo assim, é preciso verificar se a escolhida realmente entende a sua companhia e pode ajudá-la.

Entenda agora 8 riscos que seu negócio corre ao contratar um serviço oferecido por uma produtora de conteúdo generalista!

1.Textos sem aprofundamento

As empresas de produção de conteúdos generalistas atendem clientes dos mais variados segmentos. Isso significa que podem prestar serviços para negócios que tratam de temas muito diferentes.

Ao olhar o portfólio delas, é possível verificar que tiveram clientes dos ramos de saúde, mercado imobiliário, vendas, turismo, educação, finanças, investimentos, dentre inúmeras possibilidades. Por essa razão, os seus colaboradores escrevem para diversos nichos sem conseguir se especializar em um determinado assunto.

Assim, os textos muitas vezes ficam rasos, totalmente sem aprofundamento. Ou seja, os assuntos não são abordados com mais detalhes, que podem ser importantes para o usuário.

Organizações desse tipo até conseguem entregar textos de topo de funil com certa qualidade, mas pecam nos artigos de meio e fundo de funil.

2.Artigos com erros conceituais

Existem nichos que podem ser mais simples de se abordar. No entanto, muitos deles são complexos e exigem dos profissionais conhecimento sobre o tema.

O setor de finanças e investimento, por exemplo, se inclui dentre os que dificilmente podem ser abordados por colaboradores com básico conhecimento sem comprometer a sua qualidade.

Quem domina o assunto sabe que existe muita informação equivocada na internet. Dessa forma, consegue identificar os erros para não repeti-los durante a elaboração do artigo.

O generalista não sabe fazer distinção em uma pesquisa, aumentando o risco de entregar um trabalho com erros conceituais e informações equivocadas. Isso dará apenas retrabalho para a sua empresa, que deverá corrigi-lo ou até reescrevê-lo.

Esse problema não acontece com as empresas especializadas, pois quem escreve teve preparação sobre os temas, e quem corrige também foi treinado para encontrar esses tipos de erros.

3.Atendimento pouco individualizado

Ao contratar uma companhia de marketing de conteúdo generalista, o empreendedor precisa estar ciente de que elas oferecem um atendimento mais padronizado a todos.

Cada mercado tem suas distinções que somente quem pertence ao mesmo setor consegue ter dimensão. O mesmo atendimento para todos impossibilita a compreensão de questões profundas sobre o negócio em si.

A empresa de produção de conteúdo especializado, por outro lado, consegue fazer um atendimento diferenciado com cada cliente. Ela entende os desafios do mercado e consegue estabelecer o que cada empreendimento necessita.

O motivo é que elas são especializadas em um ou poucos nichos, e continuam em constante aprendizado para entregar melhores resultados aos seus contratantes.

4. Ausência de resultados

É importante ter ciência de que quem contrata um serviço de produção de conteúdo está contratando uma atividade-meio. Ou seja, não se pode garantir um determinado resultado ou o ranqueamento dos artigos.

No entanto, uma empresa expert em poucos segmentos, por conhecer a fundo o seu negócio, pode entregar melhores resultados. Não somente pelo fato de que sabe escrever sobre os temas com profundidade e sem erros, mas principalmente por conhecer quais são os assuntos que devem ser abordados.

Outro ponto positivo é que elas conseguem entender o perfil do cliente ideal das empresas para as quais presta o serviço. Assim, podem planejar uma estratégia para que seu negócio atraia as pessoas certas e consiga entregar o que elas realmente desejam.

5. Trabalho realizado sem preparação

Em geral, nas empresas generalistas, é o redator quem precisa se aprofundar nos temas que escreve. Como elaboram textos nos mais diferentes segmentos, torna-se difícil a expertise em um determinado nicho.

As companhias especializadas, por estarem preocupadas em entregar qualidade aos seus clientes, procuram estabelecer uma relação de longo prazo com seus colaboradores.

Dessa forma, passam feedbacks constantemente e costumam fornecer treinamentos para que eles realmente se tornem competentes no que se propõem a desenvolver.

Essa preparação é o que faz toda a diferença para que sua equipe receba trabalhos com qualidade cada vez maior.

6. Conteúdo plagiado ou copiado

Talvez a pior experiência que alguém pode ter com profissionais de conteúdo é receber um texto com plágio. Além de ser ruim, pode prejudicar a reputação da sua empresa ou até culminar em algum problema judicial.

Outro cenário ainda mais comum é a entrega de conteúdo muito similar a de outros sites –praticamente uma cópia. Embora possa não parecer grave, dessa maneira sua empresa não se destacará dos seus concorrentes.

É preciso se diferenciar e entregar algo único para atrair os internautas. Com uma equipe que entende sua organização, você pode alinhar esses aspectos.

7. Relação superficial

Entenda que a empresa generalista costuma ter muito mais clientes que aquela focada em certos mercados. Logo, o relacionamento pode ser mais superficial, justamente porque ela precisa dar conta de atender a todos.

A segunda, por ter menos clientes, consegue se aproximar mais de cada um deles. Essa relação de troca constante enriquece a estratégia de conteúdo, pois ambos poderão acompanhar o desenvolvimento do trabalho em conjunto e estabelecer o que é preciso para melhorá-lo.

8.Despesas desnecessárias

A produtora de conteúdo generalista pode custar mais caro que uma especialista. Isso porque muitas delas podem fazer pacotes e entregar muitos artigos sem necessidade. Inclusive, não é raro ver temas repetidos ou muito parecidos.

Por outra via, a produtora de conteúdo especializada consegue estabelecer com sua empresa quantos textos são necessários, entregando-os conforme sua demanda. Dessa forma, você consegue se organizar para receber os artigos que solicitou e adquirir mais consoante sua necessidade.

Além disso, ao contar com o cuidado de uma equipe preparada, você economiza tempo. Afinal, os conteúdos não precisarão ser ajustados por você e sua equipe – permitindo que sua empresa mantenha foco no core business.

Antes de contratar uma empresa de marketing de conteúdo, é essencial estudar a fundo sobre a importância do serviço e considerar os diferenciais de uma empresa qualificada. Assim você evita fechar um mau negócio e garante a melhor empresa de marketing de conteúdo para cuidar dos artigos educacionais do seu negócio.

Para contar com a melhor produtora de conteúdo para finanças e investimentos, negócios e empreendedorismo, conheça agora mesmo a ABContent! Entre em contato conosco e dê um importante passo rumo ao sucesso da sua empresa na internet!

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: