Ao fazer uma busca sobre um produto ou serviço no Google, é possível visualizar do lado direito da tela as organizações que oferecem o item procurado. Essa ferramenta se chama Google Meu Negócio — e você não pode deixar de criar um perfil para a sua empresa.
Grande parte dos consumidores já se habituaram a fazer pesquisas no Google antes de fazer uma compra. Afinal, é muito simples encontrar o contato de um fornecedor por meio dos mecanismos de busca.
Além disso, a ferramenta permite que o consumidor conheça dados interessantes antes mesmo de entrar em contato com a empresa — como avaliações e fotos. Essas informações chamam a atenção dos clientes, gerando oportunidade de negócios.
Quer aprender como criar o perfil da sua empresa em 5 passos simples no Google Meu Negócio? Siga com a leitura e confira!
O que é o Google Meu Negócio e qual sua importância para as empresas?
O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta do Google para que empreendedores possam divulgar o seu negócio gratuitamente. Ele ajuda a gerenciar a forma como a sua empresa aparece na pesquisa do Google e no Google Maps.
Desse modo, ele viabiliza uma comunicação direta entre a organização e os clientes, enquanto permite publicar informações sobre a marca. Com a ferramenta, é possível dizer aos usuários o nome, o local, o horário de funcionamento e, até mesmo, a avaliação dos consumidores, entre outros dados.
Como você viu, cada vez mais pessoas utilizam os mecanismos de buscas para encontrar informações sobre empresas que vendem o produto ou serviço que necessitam. Desse modo, estar presente na internet é uma estratégia de marketing essencial para qualquer organização.
Com o Google Meu Negócio, você pode potencializar esse método, impulsionando as vendas locais por meio da divulgação das informações da sua empresa na página de resultados e no Google Maps. Portanto, é uma oportunidade para a sua marca expandir nos resultados orgânicos, sem precisar pagar por isso.
Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?
Sabendo o que é o Google Meu Negócio, é a vez de saber as vantagens que ele proporciona. A seguir, confira os benefícios para sua empresa ao se cadastrar nessa ferramenta!
Aumenta a confiança
Para evitar cair em golpes, é comum que as pessoas busquem informações sobre a empresa na internet antes de realizar compras. Quando os consumidores procuram e não encontram dados sobre o negócio, é possível que eles desconfiem da idoneidade da organização.
Dessa maneira, ao ter um perfil completo da sua empresa no Google Meu Negócio, você aumenta a confiança dos consumidores em sua marca. Consequentemente, há mais oportunidades de fechar vendas.
Possibilita ser encontrado no melhor momento
Quando um cliente entra no Google buscando um produto ou serviço, ele já está em uma fase avançada da jornada de compras. Com o Google Meu Negócio a sua empresa pode aparecer como solução nesses momentos.
Com isso, você aumenta as chances de receber contato de clientes que já estão prontos para comprar. A sua missão a partir desse contato é adotar estratégias de vendas para concluir o negócio.
Eleva o número de visitantes
As visitas no site são importantes para gerar engajamento e captar leads. Segundo o próprio Google, um perfil de empresa com imagens recebe 35% mais cliques do que os sites de outras organizações. Como a ferramenta inclui imagens, ela traz mais destaque para o seu negócio nas buscas.
Facilita a mensuração de resultados
A plataforma também permite mensurar os resultados das pesquisas. Por exemplo, você pode saber como os clientes pesquisaram a empresa, a localização deles, quantas pessoas ligaram por meio do telefone exibido no perfil e quantos cliques o site teve.
A partir dessas informações, você consegue estabelecer indicadores de desempenho e metas para o seu negócio. Se o número de pessoas que ligaram aumentou, mas o de vendas não, pode haver um gargalo na comunicação e no fechamento da venda.
Confira 5 passos para criar sua conta no Google Meu Negócio
Agora que você já sabe as vantagens de ter um perfil no Google Meu Negócio, é o momento de entender como criar a sua conta. Veja 5 passos essenciais!
1. Acesse a página
Primeiramente, acesse a página do Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”. Faça o login na plataforma utilizando o seu acesso do Gmail. Caso ainda não tenha, será necessário abrir uma conta, seguindo o passo a passo do site.
2. Preencha os dados
A próxima etapa está na aba “Adicionar seu negócio”, onde você precisa localizar o endereço da sua empresa e preencher as informações no formulário à esquerda. Entre os dados solicitados estão nome, telefone, site e nicho de mercado.
Se você atender clientes em outras áreas, não se esqueça de marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Logo após, clique em “continuar” para prosseguir com o cadastro.
3. Autorize o gerenciamento da empresa
Também é preciso verificar se as informações estão corretas e confirmar a autorização para gerenciar a sua empresa. Para isso, o Google enviará um código de verificação pelos Correios para o endereço informado no cadastro.
4. Confirme o endereço
O código de confirmação mencionado chegará entre 7 e 15 dias úteis no local. Com ele em mãos, você deverá acessar o seu painel de controle e clicar no banner vermelho na parte superior da tela, no botão “Confirmar agora”. Siga as orientações da carta enviada pelo Google para efetuar a confirmação.
5. Complete o perfil da sua empresa
Após confirmar o endereço, você chega à etapa final de elaboração do perfil da sua empresa. Esse é o momento de incluir informações complementares. Para tanto, você pode inserir fotos, descrição do negócio, horário de funcionamento e as opções de serviço, por exemplo.
É importante lembrar que, quanto mais completo for o perfil, maiores as chances de atrair os clientes. Ou seja, a sua jornada de vendas já começa ao manter um cadastro atraente e atualizado sobre o seu negócio.
Ao longo deste post, você descobriu como criar um perfil para sua empresa no Google Meu Negócio em 5 passos. Então siga nossas dicas para usufruir das vantagens dessa ferramenta gratuita para a sua empresa.
Para complementar seus conhecimentos sobre o assunto, confira como encontrar a sua empresa no Google!