Uma boa gestão de marketing deve incluir as ações offline e online como estratégias para atrair os mais diversos públicos e ser efetiva. Além disso, é importante dimensionar a potencialidade dessas ações para alcançar os resultados esperados.

Nos bastidores de uma ou mais campanhas, é fundamental que existam etapas bem definidas — o que envolve objetivos, metas, processos, métodos e planejamento. Tudo isso sintetiza a relevância do gerenciamento de marketing dentro de uma empresa.

Assim, o objetivo deste post é apresentar o conceito de gestão de marketing, como funciona e toda sua importância para o negócio. Continue lendo e veja como gerenciar o marketing na sua empresa!

O que é e como funciona a gestão de marketing?

Esse termo se refere ao gerenciamento de todas as atividades que envolvem a marca. Ou seja, desde o planejamento e divulgação até a conversão e venda. Para alcançar o público certo e ter um sucesso que a empresa almeja é preciso seguir alguns passos.

Por exemplo, estudar o mercado, identificar as oportunidades e conhecer bem o público-alvo. O trabalho da gestão de marketing é assegurar que os recursos — humanos, financeiros e estratégicos — sejam empregados corretamente.

O objetivo maior é fazer com que a marca tenha produto ou serviço capaz de satisfazer as necessidades dos potenciais clientes e, ao mesmo tempo, gerar lucro para a empresa. Para que as ações tenham êxito, o planejamento é crucial.

E ele demanda uma rotina sistematizada, com definição de prazos, responsáveis e custos. Todos esses esforços precisam de comando, acompanhamento e mensuração. Caso contrário, os propósitos podem se perder no caminho e a companhia ter prejuízo em vez de lucro.

Qual a importância de uma boa gestão de marketing para as empresas?

O marketing exige uma rotina de cuidados diários, uma vez que o mercado é dinâmico e os concorrentes estão pensando suas estratégias para ter vantagem.

Na teoria, o marketing remete à divulgação e publicidade. Entretanto, na prática, a gestão envolve pesquisa de mercado, definição de preços, estratégias de distribuição, disponibilidade orçamentária, entre outros detalhes.

Quando um produto ou serviço é lançado, quais são as chances de sucesso nas vendas? Embora não seja possível ter uma resposta concreta, o trabalho da gestão de marketing é entender ao máximo as possibilidades e oportunidades da empresa.

Com isso, é trabalho do gestor e sua equipe compreender o público, a concorrência, os fornecedores ou qualquer fator que, direta ou indiretamente, influencie nos resultados. O gerenciamento é essencial para que as ações e ferramentas sejam bem empregadas, no momento certo.

Embora a venda seja o objetivo final, gerar atração e engajamento do público pode ser mais rentável em médio e longo prazo. Assim, ter um cronograma das ações e acompanhar indicadores permite que a gestão saiba exatamente quais são os pontos fracos e fortes de uma campanha.

O que é a gestão de marketing digital?

Com o avanço tecnológico e fortalecimento da era digital, o marketing se reinventou e passou a interagir com o público no ambiente online. Essa é, portanto, uma área importante que deve ser explorada estrategicamente pelas empresas.

No marketing offline as ações são voltadas para o contato direto com o público, em espaços físicos e com uso de material impresso. Já no marketing online a estratégia se volta para o ambiente virtual, das redes sociais e sites, para estabelecer conexão e gerar a conversão de leads.

Nesse cenário, a análise de indicadores é ainda mais importante, uma vez que o marketing digital possibilita maior geração de dados que podem e devem ser mensurados. As ações pensadas incluem a otimização de mecanismos de busca, conteúdo para social media, plataformas de mídia paga, etc.

Vale lembrar que o marketing digital envolve, essencialmente, conteúdo. Em diversos tipos — texto, vídeo, áudio — ele é responsável pela interação do público no site. Portanto, é primordial ter conteúdo de qualidade publicado frequentemente em um blog e nas demais redes.

Ao manter o público bem informado com diversidade de temas, o conteúdo ajuda na construção de autoridade da empresa. Ele também é útil para a geração de tráfego orgânico e a obtenção de novos leads a partir da estratégia, encaminhando as pessoas pelo funil de vendas.

Como fazer uma boa gestão de marketing?

Do planejamento à execução de estratégias, são muitas as responsabilidades de um gestor de marketing. Para fazer uma boa gestão é preciso organização e disciplina, dentro de um processo que ocorre por etapas e estágios.

Veja os passos mais importantes para assegurar a efetividade da gestão!

Definição de objetivos e metas

Sem um objetivo concreto será difícil estabelecer as metas e mais difícil ainda alcançar os resultados esperados. Por isso, o primeiro passo é definir onde a empresa deseja chegar e como o marketing deve atuar.

Análise de dados do mercado

O mercado é o termômetro das ações de marketing de uma empresa, logo, é imprescindível que ele seja analisado criteriosamente. A compreensão do mercado de atuação possibilita o desenvolvimento de campanhas mais bem direcionadas, com maiores chances de sucesso.

Gerenciamento da equipe

Uma equipe alinhada e envolvida, que entende bem do negócio da empresa e conhece em detalhes seus objetivos terá maior engajamento. O gestor de marketing depende do time para colocar em prática o planejamento e, para isso, deve contar com colaboradores capacitados.

Gestão de recursos

O orçamento é a base de qualquer ação de marketing, pois dele depende a alocação de verbas conforme o investimento em ações. É preciso saber, antecipadamente, quanto a empresa tem disponível para gastar em publicidade e divulgação de produtos ou serviços.

Planejamento e execução da estratégia

Como você pode ver, planejar é um dos pontos mais importantes na gestão de marketing. Afinal, o hábito permite visualizar melhor as ações e prospectar as oportunidades de ganhos. O planejamento fornece elementos para melhor controle operacional tanto do gestor quanto da equipe.

Acompanhamento e monitoramento

Para entender o desempenho das campanhas e identificar os resultados gerados é preciso acompanhar o andamento dos projetos. Somente o monitoramento constante pode fornecer dados e informações concretos para auxiliar na tomada de decisão do gestor de marketing.

Agora você sabe que a gestão de marketing deve priorizar a estratégia e o planejamento, com objetivos claros. Independentemente do tamanho do negócio, ter ações coordenadas aumenta o posicionamento da marca no mercado e tende a gerar resultados mais consistentes e efetivos.

Gostou do post? Agora que você já sabe o quanto a gestão de marketing é importante para uma empresa, aproveite a visita e veja 4 dicas de como definir o orçamento do marketing digital!