O que é Mailchimp? Um guia completo da ferramenta de e-mail marketing!

A internet oferece diversas formas de comunicação entre empresas ou profissionais autônomos e os seus públicos. É possível, por exemplo, publicar conteúdos em seu site ou blog, estar presente nas redes sociais e enviar e-mails para potenciais clientes. 

Essa última estratégia está ligada ao e-mail marketing e pode ser facilitada por ferramentas tecnológicas. Por isso, vale a pena saber o que é Mailchimp. Afinal, esse recurso pode ser uma opção vantajosa para organizar o envio dos seus e-mails.

Quer saber mais? Continue a leitura para entender mais sobre a estratégia de e-mail marketing e aprenda como funciona o Mailchimp!

Saiba o que é e-mail marketing

Antes de entender melhor o funcionamento do Mailchimp, é preciso saber o que é e-mail marketing. Essa estratégia consiste em enviar mensagens, conteúdos e materiais por e-mail para seus clientes ou potenciais consumidores.

Uma das vantagens do e-mail marketing está na comunicação direta. Nas redes sociais, por exemplo, o algoritmo faz com que nem todos os seus seguidores recebam o conteúdo. E no site, a comunicação depende de o leitor entrar na sua página.

Já por e-mail é possível ter um diálogo mais direto, pois todos cadastrados na sua lista recebem a mensagem. Logo, pode ficar mais fácil construir relacionamento e aquecer leads para realizar mais vendas ao longo do tempo.

Entenda o que é o Mailchimp 

Você entendeu que o e-mail marketing pode trazer vantagens para a comunicação entre empresa e clientes. Contudo, não é simples organizar a estratégia — especialmente se você tenta fazer tudo manualmente.

Por isso, existem ferramentas para automatizar envios e organizar os dados relacionados aos seus e-mails — e o Mailchimp é uma delas. Trata-se de uma plataforma de e-mail marketing que permite criar listas de contatos, programar envios e analisar os dados de seus leads.

O Mailchimp é uma das ferramentas mais populares nessa área. Isso se deve, principalmente, à facilidade no seu uso. Além disso, existe uma versão gratuita que pode servir bem os autônomos ou empresas pequenas no início da estratégia de marketing.

Essas são algumas atividades que você pode fazer com o Mailchimp:

  • montagem de lista de contatos e divisão em grupos para enviar e-mails personalizados;
  • criação de formulário de cadastro para conseguir os dados de pessoas interessadas nos seus serviços ou produtos;
  • criação de landing pages;
  • desenvolvimento de campanhas diferentes para públicos variados;
  • realização de testes A/B;
  • criação de posts e anúncios para redes sociais;
  • oferecimento de templates prontos para e-mails;
  • visualização de métricas e resultados de cada campanha.

Veja como funciona o Mailchimp 

Depois de saber o que é Mailchimp, você deve descobrir como ele funciona. Como foi possível entender, existe uma versão gratuita para utilização da plataforma. Ela traz o plano mais básico, com limite de número de contatos e envios de e-mail por mês.

Se você quiser ultrapassar esse limite, existem 3 opções de planos para compra. O Essentials é o mais barato e, além de limites maiores em relação à opção grátis, ele apresenta mais modelos de e-mails, teste A/B, suporte 24h e outros detalhes.

A opção do meio é o plano Standart. Em relação ao Essentials, ele oferece métricas mais avançadas na análise do público, além de mais templates e criação de campanhas mais complexas. Assim, a alternativa costuma servir bem a médios e grandes negócios.

Por fim, existe o plano Premium, utilizado por multinacionais e empresas maiores. Ele tem opções muito avançadas de customização das campanhas e dos e-mails, como segmentação mais complexa e testes com variáveis. 

Diante das opções, você pode se perguntar: qual plano da plataforma Mailchimp é melhor? Essa decisão depende da análise do seu negócio. Como você viu, o plano grátis pode servir bem a quem está começando e ainda não criou uma base tão grande de leads.

Já para empresas maiores, que têm um público mais estabelecido, os limites do gratuito tendem a prejudicar a estratégia. Logo, é preciso avaliar seu objetivo e o tamanho do negócio para decidir qual alternativa pode ser mais vantajosa entre as opções pagas.

Compreenda as vantagens de utilizar a ferramenta 

Até aqui você aprendeu mais sobre o Mailchimp. Mas quais são as vantagens de utilizá-lo na sua estratégia de marketing? Um grande benefício é que a ferramenta é intuitiva e de fácil uso, não demandando conhecimentos aprofundados.

Confira outras vantagens de utilizá-la!

Automatiza envios

Enviar e-mails manualmente para sua base de contatos não é o ideal. Afinal, isso demanda muito tempo, aumenta a chance de erros e dificilmente permite que você avalie métricas corretamente — como a quantidade de pessoas que abriu a mensagem.

Por isso, uma ferramenta que automatiza os envios facilita bastante a rotina da empresa e otimiza os resultados do marketing. Dessa forma, basta que você crie as campanhas e escreva os e-mails para que eles cheguem a toda a lista na data desejada, acessando também as métricas da campanha. 

Permite segmentar o público

Uma das maiores vantagens de automatizar seus e-mails com Mailchimp é poder segmentar a sua lista de contatos. Isso porque, entre os seus leads, existem diferentes perfis de pessoas. Por exemplo, alguns já compraram da sua empresa, enquanto outros só baixaram algum material gratuito.

Nesse sentido, as mensagens enviadas para cada perfil devem ser diferentes. Ao adotar essa estratégia, é possível focar em fidelizar e fazer novas vendas para os consumidores, enquanto se tenta realizar a primeira venda para o público mais frio.

Emite relatórios

Outro ponto positivo de usar o Mailchimp é que ele alimentará seu negócio com informações e análises importantes. No marketing, isso é essencial para entender que estratégias estão funcionando e que mudanças precisam ser feitas.

Com o Mailchimp, você saberá, por exemplo, quantos contatos abriram o e-mail e clicaram em algum link que você enviou. Além disso, é possível entender a quantidade de pessoas que cancelou a assinatura da sua lista de contatos. 

A partir dessas informações, fica mais fácil repensar as estratégias aplicadas. Os dados podem basear decisões como mudanças na linguagem, ampliação do público-alvo ou mais investimento em uma campanha de e-mail marketing em detrimento de outra.

Agora você sabe o que é o Mailchimp e como essa ferramenta funciona. Com esse tipo de recurso, é possível munir sua empresa de possibilidades para ampliar o acesso aos potenciais consumidores e as chances de vendas.

Saber redigir bons e-mails será essencial na sua estratégia de marketing. Quer ajuda de uma empresa especializada para ter melhores resultados? Entre em contato com a ABContent!

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