Se você tem uma empresa, precisa entender a importância de investir na presença digital. Isso porque os consumidores estão muito conectados e utilizam a internet para pesquisar por serviços e produtos, fazer cotações, comparar preços e mais.
Para aumentar as vendas e gerar um maior alcance da marca, é fundamental ter uma boa estratégia de marketing. Mas, afinal, é melhor contratar uma agência de marketing digital ou montar uma equipe interna? As duas opções têm vantagens e desvantagens, e é importante conhecer cada uma delas.
Ficou interessado? Neste post, explicamos o que deve ser considerado para fazer a melhor escolha para o seu negócio.
Acompanhe!
Quais são as vantagens e desvantagens de montar uma equipe interna?
A equipe de marketing interna é aquela que atua dentro da empresa, sendo responsável por construir estratégias para desenvolver a imagem da companhia e aumentar as vendas.
Entre as principais vantagens de ter esses colaboradores dentro da corporação, estão:
- melhor alinhamento à empresa: como os funcionários atuam na própria empresa, há um melhor alinhamento entre o perfil da equipe e a identidade da marca. Isso ajuda a construir uma linguagem mais uniforme;
- integração das equipes: os profissionais de marketing passam a ter um contato maior com outros times da empresa, como o departamento de comunicação, de RH e de vendas.
Porém, também existem desvantagens de manter uma equipe interna de marketing. Algumas delas incluem:
- custos elevados: além de aumentar os custos com o departamento pessoal, vale considerar os gastos para fornecer a infraestrutura necessária para desenvolver o trabalho;
- fuga dos objetivos da companhia: a estruturação de uma equipe interna direciona um alto orçamento para um campo que não é o foco da empresa, como a melhoria do produto final comercializado.
Quais são as vantagens e desvantagens de contratar uma agência?
Já a agência de marketing digital é uma empresa especializada em promover negócios online por meio de campanhas em diversos canais. Contratá-la pode oferecer diferentes vantagens, como:
- visibilidade e alcance: por meio de estratégias bem aplicadas e definidas, a sua empresa pode ser encontrada por muitos clientes em potencial;
- melhores resultados: por ser encontrada mais facilmente por clientes, a tendência é que a empresa aumente as suas vendas;
- foco na atividade-fim: ao terceirizar as demandas relacionadas a essa estratégia, é possível focar no core business do negócio.
Por outro lado, há algumas desvantagens, como uma dificuldade maior para integrar os times. Além disso, é preciso encontrar uma boa empresa para ter acesso aos melhores resultados.
Como escolher a melhor opção?
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada opção, chegou o momento de saber como optar pela melhor alternativa. Nesse caso, é importante ressaltar que essa escolha depende da situação e dos objetivos do negócio.
Pequenas empresas podem conseguir administrar o setor de marketing digital por conta própria. Por outro lado, os custos podem comprometer demais a situação financeira do negócio. Já médias e grandes corporações dificilmente conseguirão alcançar os objetivos com poucos funcionários.
Em ambos os casos, a contratação de uma agência costuma fazer sentido. Inclusive, ela pode acontecer em conjunto com a existência de um time de marketing interno, a fim de coordenar os serviços que serão terceirizados — especialmente quando se fala em médias e grandes empresas.
No caso de produção de conteúdo escrito, o ideal é buscar uma produtora especializada, em vez de contratar um time generalista. Assim, é possível atender às necessidades específicas da estratégia sem atrapalhar outros fluxos do negócio, como é o caso da ABContent.
Somos especializados na produção de conteúdos para as áreas de investimentos, finanças, empreendedorismo, negócios e lifestyle. Com o nosso time, sua estratégia poderá ganhar tração e sua atuação poderá ser mais bem-sucedida.
Como você conferiu, a escolha entre uma agência de marketing digital ou montar uma equipe interna depende das necessidades da empresa. Com essas informações, você poderá avaliar qual a melhor opção para o seu negócio.
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