Matriz BCG: o que você precisa saber para usar essa ferramenta de forma eficaz 

Para ganhar espaço no mercado e aumentar o faturamento do negócio, os empreendedores devem elaborar estratégias eficientes. No entanto, a execução de táticas engenhosas exige dos gestores a capacidade de analisar profundamente as características e a situação da companhia.

Nesse sentido, a matriz BCG pode ser um mecanismo essencial para auxiliar nos processos estratégicos. Afinal, a ferramenta permite uma investigação minuciosa dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa, analisando seu potencial mercadológico e nível de apelo junto ao público.

Continue neste artigo para entender o que é matriz BCG e aprender a aplicar esse método no seu negócio.

Boa leitura!

O que é matriz BCG?

Um dos instrumentos de gestão mais utilizados ao redor do mundo, a matriz BCG foi criada por Bruce Henderson, no início da década de 1970. A sigla que nomeia a ferramenta faz referência à companhia de consultoria desse empresário estadunidense, a Boston Consulting Group.

O objetivo da matriz BCG é trazer uma representação gráfica do desempenho mercadológico dos produtos e serviços oferecidos por um empreendimento. A partir disso, os gestores podem examinar, de modo visual e simples, fatores de performance essenciais para compreender suas soluções.

Entre os principais aspectos a serem observados, estão:

  • desempenho de vendas;
  • potencial de crescimento de mercado;
  • aceitação do consumidor.

Ao analisar esses fatores, a gestão pode pensar em estratégias mais efetivas para o negócio. Desse modo, as equipes de vendas e marketing conseguem utilizar a matriz BCG para identificar oportunidades de crescimento e otimização dos resultados.

Além disso, a ferramenta permite a identificação dos produtos e serviços que possuem os maiores potenciais de desenvolvimento. Com esses dados, os gestores podem definir as prioridades, direcionando esforços e adequando os recursos financeiros para as soluções certas.

Como essa ferramenta funciona?

Como você viu, a matriz BCG é uma ferramenta visual, fator que auxilia na compreensão dos dados analisados. A técnica consiste em montar uma tabela formada por quadrantes e para entender o seu funcionamento, é fundamental conhecer os elementos que compõem seu gráfico.

Para cumprir a sua função de analisar a situação mercadológica dos produtos e serviços da empresa, o gráfico mostra dois fatores essenciais, sendo eles:

  • crescimento do mercado: representado no eixo vertical da tabela;
  • participação relativa: disposto no eixo horizontal do gráfico.

As duas condições são avaliadas a partir de uma subdivisão que as define como “alta” ou “baixa”. Dessa maneira, cada um dos quadrantes retrata situações díspares, possibilitando que os gestores avaliem qual deles representa melhor cada uma das suas soluções.

Para facilitar a identificação das suas características particulares, os quadrantes da matriz BCG foram nomeados como: estrela, ponto de interrogação, vaca leiteira e abacaxi. A seguir, conheça os atributos e a situação mercadológica representada por cada um deles!

Estrela

São classificadas como estrelas as soluções que, apesar de obterem vasta participação de mercado (market share), ainda oferecem espaço para expansão. O alto potencial em ambos os fatores-chave da matriz posiciona essa condição no primeiro quadrante do gráfico.

De modo geral, os produtos ou serviços classificados como estrelas costumam possuir as características mais atrativas para os gestores. Afinal, o seu apelo de vendas combinado ao potencial de crescimento de mercado pode ser determinante para aumentar o faturamento da empresa.

Ponto de interrogação

O segundo quadrante é conhecido como ponto de interrogação. Ele representa as soluções com alta capacidade de crescimento, mas que, em contrapartida, não dispõem de uma participação de mercado relevante para o negócio.

Portanto, é necessário você saber que um produto ou serviço classificado como ponto de interrogação merece um cuidado especial nos planos da sua empresa. Isso porque, quando bem geridos, eles podem se transformar em estrelas, aumentando os ganhos do empreendimento.

Vaca leiteira

Possuindo características inversas ao quadrante ponto de interrogação, a vaca leiteira representa as soluções com alta participação de mercado e um baixo potencial de crescimento. Sendo assim, ela representa os produtos e serviços já consolidados pelo seu empreendimento.

Ao identificar soluções encaixadas no terceiro quadrante, você perceberá que não existe uma variedade de estratégias a serem aplicadas. Nesse cenário, pode ser vantajoso apenas manter os processos no estágio atual.

Abacaxi

Por fim, a matriz BCG classifica o último quadrante como abacaxi. Essa denominação retrata os produtos e serviços que não tenham perspectiva de crescimento nem representem uma participação de mercado significativa.

Devido às suas características, é comum as soluções identificadas como abacaxis serem descontinuadas pela empresa. Afinal, os gestores podem perceber que não há perspectiva de melhora nos resultados, mesmo com novos investimentos e estratégias.

Como usar a matriz BCG com eficácia? 

Agora que você conhece o conceito e funcionamento da matriz BCG, é recomendável aprender a usar a ferramenta com eficácia. Dessa forma, sua empresa poderá estruturar melhores estratégias para potencializar o desempenho das soluções oferecidas.

Veja os passos necessários para usufruir da matriz BCG no seu empreendimento!

Liste todos os produtos 

A primeira etapa consiste em listar os produtos e serviços que você deseja analisar no processo. Vale destacar que não é obrigatório submeter todas as soluções da empresa à matriz BCG.

Defina o mercado

Nesse passo, você precisa definir quais parâmetros serão utilizados para guiar a análise. Portanto, é indispensável considerar um público-alvo e a sua concorrência no momento.

Calcule o market share e a taxa de crescimento

Os dados obtidos pelo cálculo do market share e a taxa de crescimento serão fundamentais para o estudo. Sendo assim, você precisa conhecer esses termos e saber como mensurá-los. 

Abaixo, confira os conceitos e os métodos para calculá-los:

  • market share: mostra o tamanho da fatia do mercado que um produto específico representa. O cálculo é feito a partir da divisão do resultado de vendas dessa solução pela venda total do mercado;
  • taxa de crescimento: mensura o crescimento de vendas das suas soluções por meio de uma comparação entre diferentes períodos.

Preencha os quadrantes

Em seguida, você deve desenhar o gráfico da matriz BCG. Então, considerando os dados coletados sobre market share e taxa de crescimento, insira as soluções listadas nos quadrantes que melhor representem-nas. A partir disso, a tabela estará completa e pronta para ser analisada.

Este artigo explicou o conceito e funcionamento da matriz BCG, mostrando também os passos necessários para utilizá-la. Desse modo, sua equipe poderá analisar o potencial mercadológico das soluções oferecidas, elaborando estratégias mais eficientes para o seu negócio.

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