O mercado de trabalho tem passado por mudanças, e isso fez com que os profissionais ficassem mais criteriosos na escolha de onde trabalhar. Ao procurar por uma vaga de emprego, eles já não observam apenas o salário, mas também os diferenciais agregados àquela oportunidade.
Por isso, os benefícios ofertados para funcionários podem ser uma ferramenta estratégica de grande importância na condução de um negócio. Então é relevante que as empresas saibam as vantagens de oferecê-los e quais opções vale a pena implementar para assegurar o sucesso da gestão de pessoas.
Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura para conhecer 5 opções de benefícios a considerar para funcionários!
O que são benefícios para funcionários?
Os benefícios são meios utilizados pelas empresas com o objetivo de aproximar e manter os seus colaboradores. Eles visam ofertar mais bem-estar e qualidade de vida, além de melhorar o desempenho e o comprometimento de sua equipe de trabalho.
Com isso, o resultado esperado é proporcionar um efeito positivo na relação do profissional com a empresa. Nesse contexto, os benefícios serão mais interessantes se implementados de forma estratégica, considerando desenvolver os funcionários tanto no quesito profissional quanto pessoal.
Por esses motivos, os benefícios devem ser muito bem avaliados. Assim, o setor de recursos humanos precisa ouvir suas equipes para entender quais são os diferenciais mais valorizados. O cuidado é indispensável para assegurar que a empresa esteja atualizada sobre as melhores práticas para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de oferecer os benefícios aos colaboradores?
Na procura por trabalhadores qualificados, o setor de recursos humanos precisou atualizar seus conceitos sobre benefícios corporativos. Os profissionais da área e as empresas entenderam que saber ofertar programas adequados à realidade de cada negócio é vantajoso para todas as partes.
Isso porque um plano bem estruturado de benefícios melhora o clima organizacional, torna os funcionários mais entusiasmados, engajados e realizados. Desse modo, há aumento de desempenho e produtividade nas equipes — o que é mais lucrativo para a empresa.
Além disso, ao assegurar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, a companhia reduz gastos com licenças médicas e acidentes, por exemplo. Também é comum ter diminuição no absenteísmo, faltas e rotatividade de funcionários.
Dessa maneira, os benefícios não são despesas, mas investimentos que podem trazer ótimos retornos. Negócios que oferecem bons programas do tipo se destacam dos concorrentes na contratação de pessoas qualificadas e na retenção de talentos da equipe.
Quais os 5 principais benefícios para funcionários que vale considerar?
Agora que você sabe o que são benefícios e quais são as vantagens de oferecê-los aos colaboradores, é hora de conferir 5 opções para considerar na sua empresa.
Acompanhe!
1. Vale-alimentação e vale-refeição
O vale-alimentação e o vale-refeição são os benefícios mais habituais oferecidos pelas empresas. Com o primeiro, o colaborador compra os seus alimentos mensalmente em mercados ou outros estabelecimentos credenciados.
Já o vale-refeição é disponibilizado para pagar custos de alimentos prontos. Normalmente, esse benefício é concedido a cada mês, por meio de crédito em um cartão que pode ser usado em restaurantes, lanchonetes, padarias etc.
Como você pode ver, ambos os vales visam auxiliar na alimentação do colaborador. Eles são muito usados para trazer e manter profissionais qualificados nas empresas. Para isso, o interessante é que seu valor seja suficiente para cobrir esse tipo de despesa durante os dias trabalhados no mês.
2. Plano de saúde
Ofertar um bom plano de saúde é um dos grandes diferenciais que uma empresa pode apresentar para atrair e reter profissionais de qualidade. Afinal, o benefício ajuda a manter a saúde e o bem-estar dos funcionários e de suas famílias.
Nesse sentido, a empresa pode fornecer ajuda para o pagamento do plano de saúde. Geralmente, as instituições arcam com uma porcentagem e descontam outra parte do salário do funcionário.
Na prática, é possível contratar diferentes tipos de planos, com valores mais atrativos por envolver um número maior de beneficiários. Alguns exemplos são hospitalar, ambulatorial e hospitalar com obstetrícia.
3. Plano odontológico
O plano odontológico costuma ter preço mais baixo que os planos de saúde tradicionais. Ainda assim, ele é considerado um benefício relevante e muito estimado pelos funcionários, pois o atendimento particular com dentistas pode envolver altos custos.
Como benefício, o plano odontológico pode ser ofertado no plano de saúde ou de maneira separada. A decisão depende de cada empresa. Ademais, o comum é que ele cubra procedimentos como limpezas, exames de rotina, canais, raios-X, obturações, cirurgias etc.
4. Vale-combustível
O vale-combustível é um benefício disponibilizado nos casos em que o colaborador utiliza o veículo próprio para realizar as suas atividades profissionais. Esse costuma ser um cuidado muito valorizado pelos funcionários.
Afinal, os gastos com combustível estão entre os que mais pesam no orçamento mensal. O benefício pode ser dado em dinheiro, na forma de reembolso, ou via cartão ou voucher.
Essas últimas opções podem ser vantajosas por trazer mais segurança jurídica e evitar fraudes. O motivo é que a empresa pode verificar todas as operações feitas pelo processo de gestão online.
5. Jornada flexível
A flexibilidade na jornada de trabalho é um benefício cada vez mais procurado, especialmente após as transformações do mercado causadas pela pandemia de 2020. Com as mudanças de atuação remota, essa possibilidade passou a ser mais comum nas empresas.
Nesse contexto, muitos profissionais buscam ter mais flexibilidade em relação ao seu tempo de trabalho, decidindo em quais momentos se dedicar a ele. Assim, é possível escolher uma jornada que se adéque à rotina — desde que cumpra a sua carga horária e as entregas combinadas.
Para oferecer esse benefício, é necessário que empresa e funcionário façam um acordo e que ambos cumpram com o que foi combinado. Contudo, nem todas as funções poderão ter uma flexibilidade ampla de horários. Portanto, é fundamental analisar cada caso individualmente para tomar melhores decisões.
Agora você já sabe quais são as opções a considerar na hora de oferecer benefícios para funcionários. Como você viu, eles podem ser um diferencial para atrair e reter profissionais de qualidade. Aproveite essas informações e aumente a produtividade em sua empresa!
Gostou deste conteúdo? Se você deseja continuar o aprendizado em gestão de pessoas, veja 3 livros para desenvolver a liderança nas empresas!