O setor de pré-venda é de grande importância no processo comercial — por isso, você deve saber o que ele significa. Esse segmento trabalha na qualificação de leads, o que amplia as taxas de fechamento de vendas e torna o processo mais efetivo.
Assim, a pré-venda é uma área estratégica, que pode melhorar a prospecção e o tempo de resposta aos clientes, com a consequente otimização de tempo e recursos.
Quer saber mais? Continue a leitura para entender o que significa pré-venda, seu funcionamento, importância nas vendas e como adotar em sua empresa!
O que significa pré-venda?
O setor de pré-vendas, também conhecido por Sales Development, é o encarregado por fazer o primeiro contato com os leads informados pela equipe de marketing. É ele que faz a qualificação dos leads em potencial de se tornar clientes.
Seu intuito é tornar o processo de vendas mais eficaz, pois melhora a qualificação e prospecção de leads, enquanto o vendedor foca na negociação em si. Os prospects que estão prontos para comprar são selecionados e apenas os melhores leads chegam aos vendedores, otimizando as vendas.
Como funciona esse setor dentro de uma empresa?
Agora que você sabe o que significa pré-venda, é hora de conhecer como essa área funciona. Vale ressaltar que o seu trabalho se inicia na primeira comunicação com o lead e finaliza com a marcação de uma reunião ou sua desqualificação.
Assim, o departamento de marketing detecta um lead qualificado e o direciona para o setor de pré-vendas, que faz esse primeiro diálogo com o lead. O pré-vendedor ou SDR fará perguntas estratégicas para qualificar esse lead e saber se ele de fato está pronto para a compra.
Se ele for considerado preparado para fechar o negócio, então é marcada uma reunião e um vendedor seguirá para a próxima etapa do funil de vendas.
Qual é a sua importância para aumentar as vendas?
Como você viu, a pré-venda é um setor de classificação dos leads — o que significa que ele é fundamental no processo de vendas. Afinal, identificar os melhores leads aumenta muito as chances de fechar negócio, com economia de recursos.
Isso acontece porque o setor de pré-venda ajuda a reduzir o tempo de negociação da equipe de vendas. Como consequência, as taxas de vendas aumentam, uma vez que os vendedores focam na negociação em si e não perdem tempo com ligações improdutivas, por exemplo.
Afinal, como adotar o setor de pré-vendas na minha empresa?
Agora que você conhece a relevância do setor de pré-venda, pode estar se perguntando como adotá-lo em seu negócio. Para isso é necessário estabelecer critérios de qualificação dos leads, para determinar quais são os gatilhos de passagem e as perguntas a serem feitas.
Além disso, é preciso amadurecer os contatos com os leads que ainda não estão totalmente preparados para a venda. Acompanhe também o desempenho da sua equipe de pré-vendas, por meio de indicadores, para reajustar sua estratégia em relação aos resultados esperados.
Por fim, vale utilizar a tecnologia a seu favor, se possível com um software para qualificar leads e prospectar clientes. Com o uso da ferramenta correta, sua equipe poderá ter uma melhor performance na área de pré-venda.
Você viu neste conteúdo o que significa pré-venda e entendeu como a área funciona para melhorar as vendas. Como foi possível perceber, esse setor é fundamental nas empresas e adotá-lo pode ser um diferencial em seu negócio!
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