Balanced Scorecard (BSC): o que é e como adotar na sua empresa?

A análise do desempenho de uma empresa não é uma tarefa simples. Afinal, uma organização é resultado da operação conjunta de diferentes setores, quase todos ocupados por pessoas. Por isso, a avaliação de um negócio deve ir além de meros indicadores contábeis.

Embora essa possa ser uma tarefa difícil, os empresários podem contar com uma ferramenta bastante eficaz. Trata-se do balanced scorecard (BSC), um mapa estratégico que serve para compreender o presente de uma companhia e ajudar a traçar seu futuro. 

Quer saber mais sobre esse modelo de avaliação de desempenho empresarial? Então continue acompanhando este artigo para entender o que é e como utilizar o balanced scorecard no seu negócio!

O que é o Balanced Scorecard?

O balanced scorecard consiste em uma metodologia de mapeamento estratégico de uma empresa. A ferramenta foi criada na década de 1990 pelos professores David Norton e Robert Kaplan, da Harvard Business School. Seu nome pode ser traduzido como “indicadores balanceados de desempenho”. 

Complementar à análise SWOT, esse modelo de gestão estratégica vai além de metas financeiras. Embora esses dados ainda sejam considerados, a medição do progresso do negócio não se restringe apenas a eles — como você entenderá adiante.

Como funciona o Balanced Scorecard?

Em relação ao funcionamento, o balanced scorecard propicia uma análise mais ampla de uma empresa. Para isso, ele abrange pontos como objetivos estratégicos, métricas, metas e iniciativas tangíveis. 

Quer conhecer o conceito de cada um deles? Confira abaixo!

Objetivos

Os objetivos se referem àquilo que a empresa busca atingir ao implementar mudanças em seus processos internos. Eles consistem nos diferentes pontos de chegada traçados pela gestão para cada setor.

Metas

As metas podem ser entendidas como a subdivisão dos objetivos estratégicos. Elas simbolizam o que a direção da empresa espera de cada departamento. Com ajuda das métricas, é possível avaliar a qualidade do trabalho de cada grupo de colaboradores.

Métricas

Como você viu, os dados numéricos continuam sendo aproveitados pelo balanced scorecard. No entanto, eles correspondem a somente uma parte da análise. Logo, as métricas ajudarão a gestão a constatar se os objetivos estão sendo atingidos ou não.

Iniciativas estratégicas

As iniciativas se referem às ações concretas que vêm sendo adotadas em prol da melhoria do desempenho do negócio. Logo, elas são intervenções tangíveis realizadas nos processos internos já em curso. 

Quais são as perspectivas do Balanced Scorecard?

Até aqui, você entendeu o que é e como funciona o balanced scorecard. Agora é hora de saber em quais áreas do negócio essa ferramenta de gestão pode ser implementada. Para fins didáticos, os professores David Norton e Robert Kaplan nomearam cada etapa como “perspectivas”.

Confira!

Perspectiva financeira

A perspectiva financeira é mais uma comprovação de que seus indicadores numéricos devem continuar sendo considerados. Afinal, são eles que refletem o desempenho financeiro de sua corporação. Sem esse conhecimento, não é possível avaliar esse quadrante do balanced scorecard.

Logo, é nesse momento em que se deve prestar atenção às métricas contábeis. Confira algumas delas:

Perspectiva do cliente

A perspectiva do cliente corresponde à experiência dos consumidores. Por isso, fique atento ao que é dito por eles sobre seus produtos e serviços. Os setores de marketing e de atendimento ao consumidor, por exemplo, podem trazer feedbacks e insights valiosos. 

Veja alguns critérios importantes a considerar:

  • participação do negócio no respectivo nicho (marketshare);
  • captação e retenção de clientes;
  • nível de satisfação dos consumidores.

Perspectiva dos processos internos

Todo negócio implementa procedimentos diários. Portanto, essa perspectiva também merece atenção. A perspectiva dos processos internos se refere à necessidade de desenvolvimentos nos processos internos do empreendimento. Para isso, identifique aqueles que mais interferem nos resultados do negócio e adote todas as melhorias que puder.

Não é preciso ficar restrito ao que já vem sendo feito. Se necessário, considere criar processos que permitam aprimorar alguns indicadores importantes relativos a esse quadrante, como:

  • produtividade;
  • inovação tecnológica;
  • custo e tempo despendidos no cumprimento das operações. 

Perspectiva de aprendizado e de crescimento

Tanto a satisfação dos clientes quanto dos colaboradores são critérios muito importantes para qualquer negócio. Logo, procure avaliar o nível de engajamento deles com a sua empresa. O setor de recursos humanos pode ser um bom aliado nesse sentido.

Assim, você poderá perceber quais melhorias devem ser adotadas, como investimentos em treinamentos e programas de capacitação de funcionários. Algumas alternativas igualmente válidas são bonificações e pacote de benefícios.

É importante ter em mente que essas quatro perspectivas estão interligadas. Isto é, há uma interdependência entre as diferentes áreas de seu negócio. Uma afeta a outra, tanto positiva quanto negativamente. Por isso, o ideal é enxergar a empresa como um organismo só.

Quais são as vantagens de adotar o Balanced Scorecard?

Após saber quais são as perspectivas do balanced scorecard, vale conhecer as vantagens que ela traz à sua empresa. Assim, há como aumentar seu engajamento e o de seus colaboradores. 

Veja abaixo os benefícios da ferramenta:

  • mapeamento amplo e simples sobre as operações atuais da empresa;
  • detecção de problemas;
  • planejamento e adoção de melhorias;
  • aprimoramento da sinergia entre colaboradores e diferentes setores;
  • mensuração mais fidedigna do desempenho do negócio, a partir de indicadores concretos e intangíveis.

Como implementar o Balanced Scorecard?

Agora que você já está a par do significado e das características dessa ferramenta, vale a pena saber como aplicá-la. Para isso, é possível criar uma representação visual do negócio. Uma maneira é montar uma tabela com essas quatro perspectivas e seus respectivos tópicos.

Em seguida, planeje e adicione os fatores “objetivos”, “métricas”, “metas” e “iniciativas estratégicas” em cada quadrante. Isso permite separar as tarefas de cada setor do negócio.

Não se esqueça de reunir seus colaboradores. Isso é relevante porque todos precisam estar a par desse mapa estratégico para que estejam engajados na melhoria das operações. Convidá-los comprova a importância deles para a empresa. Por isso, ouça atentamente os feedbacks.

Como você viu, o balanced scorecard pode ser uma ferramenta útil em sua rotina de gestão empresarial. Com ela, é possível elaborar um mapeamento estratégico do seu negócio. Assim, será possível aprimorar os processos internos já em curso e, principalmente, traçar novos planos de ação.

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