Após criar o seu site, você precisa que as pessoas o encontrem. Para tanto, um caminho eficiente é buscar o posicionamento nos buscadores. Assim, é necessário saber como indexar um site no Google, o serviço mais relevante do segmento.
Como resultado, seu site poderá ser encontrado e exibido nos resultados de pesquisa. Além de incluí-lo no buscador, as estratégias adequadas ajudam a conseguir um bom ranqueamento, entre as primeiras colocações — o que tende a aumentar as visitas.
Quer aprender dicas de como indexar um site no Google? Continue a leitura e descubra!
Crie um sitemap
O primeiro passo para mostrar o seu site ao Google é a criação de um sitemap, ou mapa do site. Ele consiste em uma lista que contém as URLs (endereços de rede) de todas as suas páginas, indicando aos buscadores o que deve ser indexado.
O sitemap também inclui dados sobre as URLs, como a data de publicação e eventuais atualizações. Ter um mapa do site não é obrigatório, porém, ele facilita o rastreamento dos bots, apresentando a estrutura da sua página.
Sites novos são ainda mais beneficiados. O motivo é que, em geral, eles não contam com links externos, que ajudam na função. Portanto, o documento oferece um caminho para o site ser encontrado pelo buscador.
Saiba que a criação do sitemap costuma ser simples. Ele pode ser feito em diferentes formatos, sendo o mais comum o XML (Extensible Markup Language) — que também é o mais eficiente. Para criá-lo, você pode utilizar ferramentas específicas, como o GSiteCrawler e o XML Sitemaps.
Alguns sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, têm ferramentas internas para esse objetivo, como plugins. Após a sua criação, você deve fazer o upload do arquivo na mesma subpasta das URLs listadas nele.
Utilize o Google Search Console
Outra forma de aumentar as chances de ser encontrado nas pesquisas é utilizar o Google Search Console. Essa é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio buscador para auxiliar na indexação e manutenção de sites. Nela, você pode incluir o sitemap, em um campo próprio para ele.
Mais um ponto é que o Search Console informa ao proprietário caso haja um problema no rastreamento de alguma das suas páginas, oferecendo a chance de corrigir erros. Os relatórios gerados indicam o que deve ser feito em cada situação, proporcionando uma visão completa das páginas no buscador.
Já em situações de problemas graves, o Google pode encaminhar e-mails ao usuário. Efetivamente, a ferramenta é essencial para conhecer mais sobre o posicionamento do seu site e corrigir erros que prejudiquem a sua indexação no buscador.
Otimize as meta tags e os conteúdos
Além das ferramentas externas que ajudam a indexar o seu site no Google, existem estratégias internas para esse objetivo. Uma delas é a otimização do conteúdo. Para tanto, é relevante estudar o SEO (Search Engine Optimization).
Ele abrange técnicas para deixar o seu site mais adequado aos mecanismos de busca. Assim, você tem a chance de adotar um conjunto de estratégias nas páginas para que elas sejam mais bem vistas por buscadores como o Google.
Além do conteúdo, você pode utilizar as meta tags — palavras-chave para mostrar ao Google o que aquela página contém. Elas são semelhantes às hashtags utilizadas em redes sociais. Dessa forma, vale pensar em como um usuário faria a pesquisa no buscador se desejasse encontrar seu conteúdo.
A partir disso, você tem elementos para identificar os termos importantes a serem explorados nas páginas. Para encontrar meta tags relevantes, há ferramentas que demonstram termos com maior volume de pesquisa, como o Semrush e o Google Trends.
Acompanhe o desempenho com o Google Analytics
Assim como o Search Console, o Google Analytics é uma ferramenta oferecida pelo Google que contribui para os resultados do site. Ele é responsável pelo monitoramento dos acessos às páginas, atuando na estratégia de análise e métricas.
Com o Analytics, você visualiza informações como:
- número de visitas em diferentes períodos, inclusive em tempo real;
- interesses e perfil dos visitantes;
- localização das visitas;
- termos pesquisados que levaram ao seu site;
- páginas mais visitadas;
- origem dos acessos — se vieram dos buscadores, de links em redes sociais etc;
- velocidade de carregamento das páginas, entre outras.
Portanto, trata-se de um instrumento completo para entender a performance do seu site. Ainda, para utilizar o Analytics, é necessário copiar um código de rastreamento no código-fonte do site. Ele reforça a informação de que você é o proprietário daquele endereço.
Ter uma conta ativa na ferramenta é mais uma forma de chamar a atenção do Google. Como consequência, ela ajuda a aumentar as chances de ter a indexação rápida nas buscas.
Tenha uma estratégia de link building
Por fim, uma forma de chamar a atenção do Google para o seu site é ter uma estratégia de link building, ou seja, ter links que levam até as suas páginas. Internamente, é possível realizar o processo gerando ligações entre conteúdos afins.
No entanto, para a indexação, é válido contar com links de páginas que já tenham autoridade no buscador. Alguns exemplos são sites antigos, com conteúdo relevante e bem posicionados no Google.
Nem sempre é fácil conseguir esse tipo de link, afinal, ele depende do interesse de proprietários de outro site em contribuir com os seus resultados. Algumas estratégias nesse sentido são realizar parcerias, como a criação de guest posts.
Note que ter links externos não é uma exigência para a indexação de um site. Mas contar com o aval de páginas relevantes contribui para a sua construção de autoridade, acelerando o processo e ajudando no posicionamento em pesquisas.
Com as dicas de como indexar um site no Google, você fará com que o buscador encontre o seu site com mais facilidade. Além disso, elas ajudam no ranqueamento do seu conteúdo nos resultados de pesquisa — o que é primordial para ter mais visitas e impulsionar o desempenho.
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