Marketing contábil: como contribui para o crescimento do escritório?

Destacar-se diante da concorrência é importante para profissionais e empresas de diferentes nichos. Na contabilidade, o marketing contábil consegue cumprir com esse objetivo. Ele se vale de estratégias para atrair clientes e alavancar o negócio.

Sua relevância se torna evidente ao considerarmos que, em 2024, o Brasil possuía 528.658 contadores, conforme o Conselho Federal de Contabilidade. A grande concorrência do setor alerta para a necessidade dos profissionais da área de promoverem seus serviços.

Existem diversas maneiras de se promover em busca de destaque no mercado. Se você se interessa por marketing contábil e deseja colocá-lo em prática, continue lendo este conteúdo e saiba mais!

O que é marketing contábil?

O marketing contábil engloba uma série de estratégias que visam divulgar um profissional ou escritório de contabilidade. A divulgação tem como finalidade fortalecer a marca e atrair mais clientes para a empresa.

As estratégias de marketing digital para escritórios de contabilidade são diversas. Elas incluem ferramentas, como:

  • uso do marketing de conteúdo em blogs e redes sociais;
  • divulgação de cases de sucesso;
  • disparo de e-mail marketing, entre outras.

Além disso, o marketing contábil pode ocorrer fora do ambiente digital. Nesse caso, ele encontra espaço em eventos da área e no reforço ao relacionamento com os clientes já existentes. A soma das diferentes estratégias fornece aos escritórios oportunidades para se destacar no mercado.

Como o marketing ajuda no crescimento de um escritório de contabilidade?

Como visto, o marketing é importante para diferentes áreas — e com a contabilidade isso não seria diferente. Ele reúne vantagens interessantes que podem alavancar o negócio e atrair mais clientes.

Conheça os benefícios do marketing contábil!

Aumento da visibilidade do negócio

O uso de estratégias de marketing dá maior visibilidade para uma empresa, inclusive para as de natureza contábil. A partir de estratégias como a divulgação de conteúdos informativos e dos serviços oferecidos, é possível se destacar perante o público.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo é um dos principais alicerces da promoção de um negócio na internet. Ele se baseia na criação de textos, vídeos, imagens e outros materiais compartilhados em redes sociais, no site ou no blog da empresa. 

A ideia é oferecer temas que sejam relevantes ao seu público, atraindo sua atenção de forma orgânica. Entre outros benefícios, a estratégia demonstra o conhecimento do profissional ou escritório, tornando-o autoridade no assunto proposto.

Diferenciação de serviços em um mercado competitivo

O marketing contábil permite ao escritório de contabilidade se diferenciar de sua concorrência — o que é fundamental em um mercado tão concorrido. A divulgação de serviços, dos profissionais que os prestam e de informações úteis permite ao público entender mais sobre sua atuação. 

Para isso, o bom uso de estratégias de marketing destaca as qualidades do negócio e o diferencia dos demais profissionais ou escritórios.

Atração e retenção de clientes

Você já viu que o marketing para contabilidade pode evidenciar um escritório da área, tornando-o visível a um público mais amplo para poder atraí-lo, certo? Então, ao realizar um trabalho consistente, também é possível reforçar a sua autoridade junto aos clientes e fidelizá-los.

Reforço da autoridade dos profissionais

A criação de conteúdo relevante por um escritório de contabilidade pode reforçar sua autoridade na área, certo? Nesse sentido, o compartilhamento de informações pertinentes, em linguagem facilmente compreensível, ajuda os contadores a se estabelecerem como especialistas.

Dessa forma, os profissionais da área têm mais chances de conquistar a confiança do público que deseja alcançar. Afinal, conteúdos estruturados e completos contribuem para o aprendizado dos leitores e demonstram a competência de quem produz esses materiais, podendo se refletir em mais clientes.

Como promover o marketing contábil?

As estratégias de marketing oferecem benefícios para contadores e escritórios de contabilidade que buscam crescer. Mas existem cuidados que fazem toda a diferença na aplicação das ações de divulgação.

Saiba como promover o marketing contábil!

Reforce a presença digital

A presença digital é indispensável para escritórios e profissionais que desejam recorrer ao marketing contábil. Possuir um site institucional, um blog para conteúdo relevante e perfis nas redes sociais dão visibilidade à marca.

Portanto, é importante que o escritório trace uma estratégia de comunicação com o público. Para isso, é preciso encontrar a linguagem e o tom, os canais usados pela audiência e os tipos de conteúdos atraentes para seu público.

Crie conteúdo

Como você aprendeu, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de divulgação para escritórios de contabilidade. Um blog post, por exemplo, pode oferecer respostas às dores do público. 

Ao mesmo tempo, o texto demonstra o conhecimento dos profissionais na área, refletindo a qualidade de seus serviços. Porém, saiba que a criação de conteúdo não se resume aos textos para blogs. Postagens em redes sociais, vídeos para o YouTube e materiais ricos também são relevantes.

Use estratégias de SEO

O sucesso do marketing de conteúdo também depende da aplicação das estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca. Trata-se de ações que aumentam as chances de um site se destacar como resposta em buscas no Google e outros canais.

As estratégias de SEO incluem o uso de palavras-chave, hiperlinks e backlinks, imagens de alta qualidade etc. Por exemplo, imagine que alguém faça uma busca com uma palavra-chave relacionada a um tema contábil. 

Um escritório que desenvolveu um conteúdo sobre o assunto e usou estratégias de SEO aumenta suas chances de se destacar nos resultados da pesquisa.

Divulgue conteúdos e serviços

O marketing contábil exige a divulgação dos conteúdos criados por um escritório de contabilidade e de seus serviços. Existem diversas estratégias para isso, como tráfego pago em redes sociais e no Google, e-mail marketing e parcerias.

Analise as métricas

A análise das métricas faz parte das estratégias de marketing contábil por revelar detalhes sobre o sucesso das ações. A partir da coleta e cruzamento de dados, os escritórios têm acesso a informações sobre tráfego e conversões, por exemplo.

Esses dados são importantes por demonstrar quais são as abordagens que deram certo. Assim, é possível ajustar as ações para os objetivos anteriormente traçados.

Contrate de uma empresa especializada

A criação de conteúdo é um dos pilares do marketing para escritórios de contabilidade. Por isso, deixá-la a cargo de quem entende do assunto tende a fazer com que suas estratégias tenham o sucesso esperado. 

Nesse contexto, saiba que a ABContent é referência na criação de conteúdos para empresas de diferentes áreas — em especial relacionados a finanças e mercado financeiro. Somos especialistas em produção de conteúdo relevante, contribuindo para os resultados de negócios em diversos nichos.

Neste post, você viu como o marketing contábil pode ser útil para profissionais e escritórios que desejam se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Ao entender as estratégias que ele oferece e seus benefícios, é possível colocá-las em prática para obter mais conversões.

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