O orçamento empresarial é um documento necessário para entender melhor as finanças e saber qual dinheiro está disponível para pagar contas e realizar objetivos. Por isso, é essencial aprender como ele é feito.
Afinal, ele deve ser utilizado na gestão financeira de empresas para organizar as atividades do negócio. Logo, o gestor precisa ter informações sobre o que é esse documento, para que ele serve e qual é sua importância em uma empresa.
Quer entender melhor e saber como elaborar um orçamento empresarial? Continue a leitura!
O que é e para que serve o orçamento empresarial?
O orçamento empresarial é um documento que traz informações centrais sobre as finanças de um negócio. Para isso, ele reúne as despesas e receitas do empreendimento. Para facilitar a análise, geralmente, considera-se os dados de determinado período — como mês ou ano.
Ao contrário do que algumas pessoas costumam pensar, o orçamento não é um documento que traz uma retrospectiva. Ou seja, a ideia não é apenas registrar os gastos que já foram feitos e as receitas que foram conquistadas.
Para servir ao objetivo de organizar as finanças e ajudar no planejamento empresarial, o orçamento também deve ser voltado para o futuro. Assim, o empreendedor ou gestor precisa considerar os dados passados, mas também fazer uma análise das perspectivas da empresa.
Dessa forma, o orçamento empresarial é uma ferramenta que permite estimar ganhos e gastos. Então ele pode ser usado para tomada de decisão, como ao realizar mudanças visando a economia nos custos ou decidir realizar investimentos no negócio.
O orçamento também serve para identificar gargalos e buscar soluções para os problemas financeiros. Se o gestor identifica que os gastos têm sido altos ou que as perspectivas de ganhos não estão adequadas, é possível trabalhar em medidas para evitar prejuízos.
Portanto, o orçamento ajuda a ter as finanças mais organizadas e se planejar com mais eficiência. Logo, ele é central para a estratégia financeira de uma empresa e possibilita o seu crescimento sustentável.
Qual é a importância de adotar essa ferramenta na sua empresa?
A meta de toda empresa costuma ser gerar lucro, pagando todos os custos e fazendo sobrar dinheiro. Por esse motivo, todas as iniciativas adotadas terão como fim o financeiro. Nesse contexto, o orçamento tem importância fundamental.
Para ter sucesso, a gestão do negócio precisa conseguir fazer uma boa administração financeira. Esse é o setor que interfere em todos os outros — como vendas, marketing, gestão de pessoas etc.
Com um bom orçamento, é possível, por exemplo:
- destinar recursos necessários para as diversas áreas da empresa, como marketing e vendas;
- trazer mais informações sobre receitas e despesas, otimizando a tomada de decisão dos gestores;
- ter visão estratégica, analisando as perspectivas e se antecipando a elas;
- evitar endividamento ou perda de controle financeiro;
- proteger-se de crises ou momentos instáveis da economia;
- prevenir decisões ruins por falta de dados confiáveis;
- aproveitar oportunidades de crescimento, buscando crédito ou investindo com segurança;
- avaliar as informações sobre custos, lucro e receitas.
Como elaborar um orçamento empresarial eficiente?
Agora você sabe o que é o orçamento empresarial e qual a importância dele. Considerando a necessidade de desenvolver essa ferramenta na sua empresa, veja como elaborar esse documento!
Faça um diagnóstico inicial
O ponto de partida de qualquer orçamento é entender qual a situação atual da empresa. Afinal, elaborar o documento envolve levantar informações financeiras. Então você deve analisar os custos e receitas do negócio, registrando as entradas e saídas do fluxo.
Ao reunir os dados sobre os últimos meses e anos, é possível ter uma base para definir o orçamento empresarial. Nesse ponto, lembre-se de conferir informações sobre vendas, margem de lucro e as contas pagas pela empresa.
Defina objetivos
Como você viu, o orçamento não é um método apenas de análise do que já aconteceu. Ele também deve permitir que a gestão se oriente para alcançar as metas futuras da empresa. Portanto, se o primeiro passo é saber de onde está partindo, o segundo é entender onde o negócio quer chegar.
Os objetivos financeiros e gerenciais precisam ser realistas, baseados em dados. Desse modo, fica mais fácil organizar o orçamento para viabilizar a realização das metas propostas pelo negócio.
Registre os custos
O orçamento empresarial é uma ferramenta de acompanhamento do fluxo financeiro. Então é essencial conhecer os custos fixos e variáveis da empresa. Isso permitirá saber qual é a necessidade da empresa no curto prazo.
Para tanto, considere os diversos gastos, fixos e variáveis. Entre os principais custos fixos costumam estar aluguel de prédios e salas, tributos, folha de pagamento dos colaboradores e serviços terceirizados, como contabilidade.
Já alguns dos custos variáveis são contas de consumo (por exemplo, água e luz), investimento em marketing e custos pontuais na rotina da empresa.
Projete o fluxo futuro
Você já viu que o orçamento envolve a perspectiva futura. Por isso, além dos gastos que costumam acontecer, o gestor financeiro deve montar uma projeção para períodos futuros — como próximo mês, trimestre ou ano.
A projeção deve considerar os períodos anteriores da empresa, mas também a prospecção de informações sobre o mercado e a macroeconomia. Assim, você fica mais seguro em relação aos dados que está usando no seu orçamento.
Use recursos tecnológicos para montar o orçamento
Montar um orçamento é uma tarefa complexa. Portanto, o ideal é contar com a tecnologia para facilitar o processo. É o caso de usar planilhas ou mesmo softwares de gestão financeira.
Existem diversos recursos no mercado que podem atender bem a sua empresa. Vale a pena pesquisar as possibilidades para escolher a que se encaixa melhor no negócio, com um bom custo-benefício.
Avalie o orçamento ao longo do tempo
Por fim, tenha em mente que o orçamento exige dedicação contínua. Isso significa que é preciso acompanhar os resultados da empresa e modificar o documento sempre que for necessário. Dessa forma, ele poderá cumprir seu papel estratégico no negócio.
Neste conteúdo, você viu o que é orçamento empresarial e como ele pode ser importante para a empresa. Ao entender o assunto, fica mais fácil colocar em prática os passos para montar esse documento e planejar melhor as finanças.
O que você achou do conteúdo? Deixe um comentário com sua opinião ou dúvida!