O que é algoritmo na internet e como ele impacta seu site?

Se você possui um site ou um blog, é fundamental entender o que é algoritmo na internet. A razão é que ele tem influência direta na visibilidade e no ranqueamento desses canais no ambiente online — em especial, no Google.

Os algoritmos estão presentes por toda parte — nas redes sociais, em plataformas de streaming, em assistentes virtuais e muito mais. Assim, ao compreendê-los, você pode aproveitá-los de maneira mais adequada e estratégica.

Na sequência, entenda o que é algoritmo na internet, como ele impacta sites e blogs e como usá-lo a favor dos seus canais no ambiente digital!

O que é algoritmo na internet?

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas, destinadas a resolver um problema ou a executar uma tarefa específica. No contexto da internet, ele é utilizado para processar e organizar grandes volumes de dados para os usuários receberem informações relevantes e personalizadas. 

Quando você realiza uma pesquisa no Google, por exemplo, o mecanismo de busca usa algoritmos para definir quais páginas são mais pertinentes à sua consulta. Dessa maneira, ele as exibe em determinada ordem.

Saiba que os resultados apresentados pelo Google e outros mecanismos não são aleatórios. Eles são baseados em algoritmos que buscam compreender o que você deseja e precisa, tendo relação direta com a sua experiência online.

Essa é apenas uma das aplicações dos algoritmos na internet — eles também estão em diversos outros contextos, como nas redes sociais. Por exemplo, quando você acessa o Instagram, o Facebook ou o LinkedIn, é comum as plataformas apresentarem e sugerirem posts e perfis.

As recomendações são feitas com base em algoritmos. Eles analisam as suas preferências e interações e passam a personalizar o seu feed de acordo com os seus interesses. Trata-se de uma forma de entender melhor os seus gostos e fazer sugestões mais adequadas ao seu perfil.

Cada clique, curtida, compartilhamento e comentário ajuda os algoritmos a personalizar o que aparece para você nas redes sociais. Assim, embora invisíveis, eles têm uma influência direta na experiência de cada usuário na internet.

Como os algoritmos impactam sites e blogs?

Agora que você sabe o que é algoritmo na internet, vale a pena entender como ele impacta sites e blogs. Nesse contexto, o sistema é responsável por classificar e exibir páginas em mecanismos de pesquisa com base em diversos critérios.

Por exemplo, o algoritmo do Google avalia centenas de fatores para posicionar uma página nos primeiros resultados para uma busca. Ele considera aspectos como:

  • uso de palavras-chave;
  • qualidade do conteúdo;
  • compatibilidade do site ou blog com dispositivos móveis (celulares e tablets);
  • experiência do usuário;
  • número de backlinks que o site ou blog tem.

Assim, a partir desses e outros critérios, o Google ranqueia determinados sites e blogs, em vez dos demais. Logo, os algoritmos têm impacto direto no posicionamento online e no tráfego orgânico das páginas.

Se um site ou um blog não é bem otimizado, não se encaixando no que os algoritmos avaliam, a tendência é que ele não apareça entre os principais resultados para uma pesquisa. Como consequência, a visibilidade do canal é afetada e menos pessoas o encontrarão.

Para as empresas, essa é uma situação complicada. Como um negócio conseguirá atrair clientes e fazer mais vendas sem ser encontrado pelos usuários na internet? Portanto, é importante considerar a influência dos algoritmos para definir ações mais estratégicas e eficientes.

Como usar os algoritmos a favor do seu site e blog?

Após entender o que é algoritmo na internet e qual é o seu impacto em sites e blogs, é interessante saber como usá-lo a favor dos seus canais online. Afinal, ele pode colaborar para o sucesso do seu negócio no ambiente digital.

Ao compreender os algoritmos de busca e os seus critérios de análise, é possível otimizar sites e blogs. Tendo esse entendimento, você consegue ajustar as suas estratégias de SEO (search engine optimization) e melhorar os seus resultados nos mecanismos como o Google.

A primeira medida é fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. A partir dela, você pode identificar termos relevantes para o seu público e incorporá-los no seu site e nos seus conteúdos de blog.

Também vale a pena produzir conteúdos de qualidade, que sejam úteis e otimizados tanto para os algoritmos quanto para os usuários. Dessa forma, você aumenta as chances de ser posicionado nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.

Além dessas ações, é de grande importância otimizar o site ou blog, garantindo que ele seja rápido e bem estruturado e funcione bem tanto em computadores quanto em smartphones. Afinal, esses aspectos também são considerados pelos algoritmos.

Por fim, procure construir backlinks para as páginas do seu site e blog. Essa é outra medida valiosa para ser bem-visto pelos algoritmos e conseguir um bom ranqueamento no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Como a ABContent pode ajudar a sua empresa?

A ABContent é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos de qualidade, alinhados às melhores práticas de SEO e às exigências dos algoritmos de busca e das redes sociais. Dessa maneira, auxiliamos negócios em seu posicionamento e resultados online.

Com nosso suporte, você eleva as chances de seus conteúdos serem bem vistos tanto pelos algoritmos quanto pelos usuários. Assim, eles podem gerar mais tráfego e visibilidade para o site, blog e redes sociais da sua empresa, atraindo clientes e aumentando o potencial de negócios.

Nosso trabalho envolve um planejamento de marketing de conteúdo completo, seguido por definição de estratégias e produção de diferentes materiais.

Alguns exemplos são:

  • artigos de blog;
  • posts para redes sociais;
  • e-books;
  • infográficos;
  • e-mail marketing e mais.

Desse modo, além de atendermos ao que os algoritmos buscam, ajudamos empresas a fortalecer a sua presença digital e a gerar valor para o seu público.

Ficou claro o que é algoritmo na internet e como ele impacta sites e blogs? Como você viu, esse mecanismo tem relação direta com o desempenho e o sucesso de empresas no ambiente online — portanto, é primordial considerá-lo.

Quer suporte para produzir conteúdos de qualidade e melhorar os resultados do seu site, blog ou perfil nas redes sociais? Conheça as soluções da ABContent!

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