Estar online não é suficiente para conquistar clientes. Seu sucesso também depende da adoção de estratégias para se destacar em diferentes canais. Por esse motivo, caso você se pergunte “como colocar minha empresa no Google?”, saiba que o processo requer uma série de ações e cuidados.
Sem eles, de pouco adianta você manter um site, um blog ou perfis nas redes sociais. Ainda que esses canais sejam vitrines para um negócio, a presença neles sem um planejamento de marketing digital não basta. Você precisa entender como eles funcionam e quais são as ferramentas disponíveis para seu crescimento.
Quer descobrir como potencializar sua presença digital? Continue lendo e confira como criar relevância para a sua marca e se destacar no Google!
Por que ter uma boa presença online?
Quem está online tem a chance de criar e compartilhar conteúdos que permitam ao público saber mais sobre sua empresa. Por exemplo, os consumidores podem ter acesso aos valores de uma marca e às dicas de uso de produtos.
Portanto, uma presença digital robusta tende a criar conexões e construir uma imagem de autoridade para o negócio. Ainda, saiba que um posicionamento online bem estruturado possibilita a ampliação do alcance da empresa, atraindo novos clientes.
Qual é a importância de aparecer nas pesquisas dos usuários do Google?
Ter canais online é importante para atrair clientes, como você aprendeu. Porém, a presença digital não é suficiente. O ideal é que seus produtos, serviços e conteúdos apareçam nos resultados das pesquisas no Google relacionadas à marca ou à área que você ocupa.
Esse fator é decisivo para captar um público preparado e engajado. O motivo é que os usuários que encontram a empresa por meio de uma busca online costumam ter uma intenção de compra mais clara — já que estão em uma fase ativa de pesquisa.
Portanto, quando o negócio aparece com regularidade em resultados de buscas, sua credibilidade aumenta, sua marca se fortalece e os laços com o público são reforçados. Por essa razão, destacar-se nas respostas do motor de pesquisa pode gerar tráfego qualificado e diferencial competitivo.
Como se destacar no Google?
Como você viu, o sucesso no marketing digital depende da sua presença nos mecanismos de busca. Portanto, se a sua dúvida é “como colocar minha empresa no Google”, saiba que não há uma resposta única.
Na verdade, existem diferentes estratégias que, combinadas, reforçam a sua presença online. Entenda quais são as formas de se destacar nos resultados de pesquisas na internet!
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é a base para uma presença sólida e duradoura no ambiente digital. A abordagem engloba diferentes estratégias, como a criação e a otimização de conteúdos para mecanismos de busca.
Vídeos, infográficos, textos e postagens, entre outros materiais, são capazes de destacar a sua marca em pesquisas no Google. Eles podem ser compartilhados tanto em um blog quanto em outras plataformas. Nesse caso, destacam-se redes sociais, como o LinkedIn, Instagram e YouTube.
Ao criar conteúdos, é imprescindível que eles sejam relevantes e de qualidade. Isso significa que suas criações para o marketing digital devem oferecer informações úteis para o seu público.
Veja as principais formas de alcançar esse objetivo:
- respostas às dúvidas comuns;
- análises aprofundadas sobre temas do seu nicho;
- compartilhamento de cases de sucesso e boas práticas;
- produção de guias e tutoriais que auxiliem na jornada do cliente.
Além disso, as suas publicações devem utilizar técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca). Para tanto, use nos materiais palavras-chave importantes, links para outros conteúdos e imagens de alta qualidade.
Lembre-se de atualizar as postagens já feitas, pois informações desatualizadas podem prejudicar a autoridade do seu site. Desse modo, é possível manter um fluxo constante de visitas e o engajamento do público.
Tráfego pago
Investir em tráfego pago é outra maneira eficaz de acelerar seus resultados digitais e aumentar a visibilidade da sua empresa. As opções para usá-lo são diversas e estão disponíveis no Google e nas redes sociais.
Por exemplo, o Google Ads permite que as campanhas sejam direcionadas para públicos específicos. A característica tende a potencializar o retorno sobre o investimento.
Essa modalidade de publicidade ajuda a garantir que a marca apareça em momentos estratégicos do processo de decisão dos consumidores. Ela ainda pode ser destacada e sobreposta aos resultados de uma pesquisa no Google.
O ideal é que as campanhas de tráfego pago sejam planejadas para complementar a estratégia orgânica. Assim, elas conseguem atuar como um reforço na divulgação dos conteúdos mais relevantes do seu negócio.
Ao utilizar as opções de segmentações avançadas, você consegue alcançar exatamente quem tem interesse nos seus serviços ou produtos. Dessa maneira, seu negócio tem chance de atrair leads qualificados e trabalha para construir uma imagem positiva e consolidada da marca.
Google Meu Negócio
As estratégias anteriores são importantes, mas o sucesso delas também depende da inscrição da sua empresa na ferramenta Google Meu Negócio. Essa é uma das mais poderosas plataformas para quem se questiona “como adicionar minha empresa no Google?”.
Por meio do recurso, é possível gerenciar as informações da sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, fotos e avaliações. Com isso, aumentam as chances de os potenciais clientes encontrarem dados atualizados sobre sua marca.
Imagine que você se interessou por um produto que encontrou no Instagram. Porém, ao buscá-lo no Google, não encontrou informações sobre onde a empresa que o oferece atua nem impressões de outros consumidores. A situação tende a gerar desconfiança, o que ressalta a importância do Google Meu Negócio.
Para tirar o máximo proveito da ferramenta, invista na otimização do perfil e incentive seus clientes a deixar avaliações positivas. A prática pode destacar seu empreendimento em pesquisas e proporcionar mais credibilidade a ele.
Como criar conteúdo de qualidade?
Até aqui, você conferiu quais são as principais ações para aumentar sua relevância online, destacando-se o marketing de conteúdo. Ele é a chave para se destacar em pesquisas, criar autoridade para o negócio e conexões com o público.
Para obter resultados sólidos, busque ajuda de especialistas na área. A ABContent tem a experiência e o conhecimento necessários para desenvolver conteúdos de alta qualidade. Eles podem auxiliar a sua empresa a se sobressair na internet.
Neste artigo, você encontrou a resposta para a dúvida sobre “como destacar minha empresa no Google?”. Com as dicas vistas, você já sabe a relevância de fazer seu empreendimento aparecer no mecanismo de busca e as principais estratégias para alcançar esse objetivo.
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