Já se perguntou como criar um e-book perfeito para suas estratégias de marketing digital? Muitas empresas possuem essa dúvida e, ao mesmo tempo, têm o desejo de produzir bons materiais informativos.
Criar e-books interativos e com bons conteúdos não é apenas uma forma divertida e atraente para reproduzir informações sobre a sua empresa, os produtos ou serviços que ela comercializa.
Os e-books possuem alto valor estratégico e servem para auxiliar as pessoas na jornada de compra, fazendo com que reconheçam na sua empresa uma autoridade no assunto, uma instituição plenamente capaz de solucionar o problema que elas têm.
Veja abaixo como criar e-books. Apresentaremos aqui algumas ferramentas para a produção desses materiais e as melhores formas para que sua empresa tenha em mãos um material rico de alta qualidade.
O que são os e-books?
Os e-books são materiais ricos em informação e que têm alta utilidade dentro das estratégias de marketing de conteúdo.
Sua principal serventia é ampliar o conhecimento dos leitores sobre um determinado assunto, geralmente, relacionado com os produtos/serviços que a empresa (que é autora do conteúdo) oferece.
Por se tratarem de conteúdos mais aprofundados, eles costumam ser enriquecidos com uma diagramação bem feita, imagens, infográficos e outros recursos gráficos para deixar sua leitura mais agradável e dinâmica.
Como criar um e-book de sucesso?
Para isso, é fundamental seguir alguns procedimentos básicos, tais como definir o tema que será abordado e estruturar cada um dos capítulos do material. Esse processo permite analisar quais são as informações mais úteis para os clientes e como elas devem ser inseridas dentro do material.
Não se esqueça que, para que o conteúdo seja consumido, ele precisa ter uma linguagem adequada ao público-alvo e as personas definidas, além de estar inserido dentro de uma estratégia de marketing.
Se a sua empresa utiliza a metodologia do funil de vendas, por exemplo, é essencial pensar para qual etapa do funil aquelas informações se destinam. Feito isso, é necessário redigir o material. O ideal é que o texto não seja muito curto, caso contrário, não há justificativa para transformá-lo em um e-book.
Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidados para não se prolongar demais e tornar o conteúdo monótono ou desalinhado com a etapa da jornada de compra a qual ele se destina.
Os próximos passos são:
- seleção das imagens;
- definição da plataforma utilizada para construir a estética do e-book;
- seleção das estratégias de distribuição do material.
As plataformas para construção do seu e-book
Para dar forma ao material, será necessário escolher qual a ferramenta a ser utilizada para fazer a diagramação. Para quem não é familiarizado com o tema, a diagramação é a arte de “espalhar” o texto pelas páginas de um material de forma a criar uma boa estética e uma leitura agradável.
Como criar um e-book no Canva?
O Canva é uma ferramenta online de diagramação de conteúdos. Ela oferece alguns templates prontos para a confecção do seu e-book, porém, se você quiser deixar tudo do seu jeito, o ideal é começar do zero.
Para isso, você terá que criar um projeto, definir a quantidade de páginas e dar vida a todos os elementos gráficos que deseja inserir. Isso inclui determinar fatores como:
- tipografia utilizada e tamanho das fontes;
- cores;
- locais de inserção dos recursos gráficos (como box de texto, fotos, espaçadores ou qualquer elemento estético);
- área reservada para texto (assim como a forma como ele será distribuído);
- estruturar os links;
- definir o formato do arquivo (PDF ou imagem).
Tudo isso parece fácil na teoria, contudo, a montagem de um e-book bem legal vai exigir domínio da ferramenta. Além, é claro, de boas noções de design.
Para quem pretende usar uma ferramenta parecida com o Canva, existe a possibilidade de utilizar o Adobe Indesign. Contudo, ele é uma ferramenta paga e ainda mais complexa que o Canva.
Como criar um e-book no PowerPoint?
Nada impede que seu e-book seja, na verdade, uma apresentação de slides. Para obter sucesso, é preciso dominar o PowerPoint que, vamos falar a verdade, não é uma das ferramentas mais simples e otimizadas para esse tipo de produto.
Contudo, com bastante conhecimento da ferramenta e bastante paciência, é possível fazer um bom e-book dentro do programa. Não se esqueça que será necessário:
- definir a quantidade de slides;
- escolher os recursos de transição de slides;
- distribuir bem imagens e textos pelos slides;
- concentrar as informações de modo a não criar uma apresentação muito longa.
Quero criar um e-book para minha empresa, mas não tenho conteúdo. O que fazer?
Se você sabe mexer nas ferramentas de diagramação, mas não tem conteúdo para o seu e-book, isso não significa que sua empresa precisa abortar a produção deste material.
Para solucionar esse problema, basta procurar uma empresa que tenha capacidade de lhe oferecer um conteúdo de qualidade e especializado para seu e-book.
Vamos refletir sobre a complexidade desse material. Ele precisa:
- de um bom texto;
- de informações alinhadas ao seu negócio;
- ter uma linguagem adequada ao público-alvo;
- ser capaz de atrair as pessoas para a leitura;
- ter um conteúdo otimizado para reter a atenção e fazer com que o leitor não desista da leitura.
A ABContent atua na produção de conteúdos estratégicos, com foco em finanças, investimentos, empreendedorismo e negócios. Nosso papel é se encarregar de toda a complexidade envolvida na produção de conteúdo para sua empresa, incluindo seus e-books.
Ao contar com uma empresa especializada como nós, você economiza tempo e foco naquilo que realmente importa para o seu negócio: a administração e desenvolvimento estratégico da empresa. Por isso, se você precisa de e-books e conteúdos para seu blog e site, conte conosco!
Concluindo
Materiais ricos são ricos também em trabalho. Eles geram resultado, mas exigem muito empenho e domínio para oferecer ao seu leitor o melhor conteúdo especializado. E você não quer perder tempo útil com ações que não estão diretamente conectadas com o seu core business, certo?
Por isso, deixe a produção do conteúdo de seus e-books nas mãos de quem sabe como produzir materiais que grudam na sua audiência e que vão auxiliar na geração de autoridade e captação de novos clientes e nutrição dos leads!
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