O ato de vender tem a ver com oferecer um produto ou serviço certo, para os clientes certos, na hora exata e por meio da mensagem correta. E, para saber qual produto ou serviço vender, que tipo de mensagem enviar e em qual momento chamar a atenção da pessoa certa, é fundamental descobrir quem seria essa pessoa.

Por isso, planos de marketing lidam com conceitos importantes. Um deles é o de mercado-alvo. Encontrar quem é o mercado-alvo não apenas ajuda a empresa a ser mais assertiva em suas ações, como também a tornar-se autoridade no seu nicho de mercado.

A partir do momento que um negócio é considerado como referência em seu nicho, a probabilidade de que cresça é muito maior. Mas, o que fazer para ser uma autoridade? Neste artigo daremos algumas dicas.

Confira!

O que é nicho de mercado?

Um nicho de mercado é a segmentação de um mercado maior. Ou seja, é um recorte de um mercado composto por pessoas ou empresas que possuem necessidades, preferências ou identidades únicas que as diferenciam do mercado em geral.

Por exemplo, existem diversas fintechs no Brasil, mas existem nichos de mercado para fintechs de investimentos, de gestão financeira, de crédito e negociação de dívidas, entre outras.

Nicho é o mesmo que segmento?

Apesar de muitas pessoas usarem as duas palavras como sinônimos, o fato é que nicho de mercado e segmento possuem significados diferentes. Essencialmente, um nicho é uma fatia de um segmento.

Voltando ao exemplo das fintechs, imagine que você seja proprietário de uma fintech de gestão de pagamentos. Sua empresa, portanto, está no segmento financeiro.

Nesse caso, seu negócio teoricamente compete com gigantes do setor, e você vai concordar que a concorrência é um pouco desleal (afinal, grandes players têm muito mais recursos para investir em marketing, por exemplo).

Para que sua empresa seja competitiva é preciso fazer um recorte mais preciso. Assim, temos que sua fintech oferece serviços para gestão de pagamentos a micro empreendedores. Em outras palavras, esse seria o nicho de mercado do seu negócio.

Quais são os benefícios de definir nicho de mercado?

Pelo exemplo acima, conseguimos ver quatro vantagens de identificar um nicho de mercado. São elas:

  • Concorrência: ao enquadrar sua empresa em um nicho haverá menos competidores no mercado.
  • Foco: fazer parte de um nicho de mercado significa que você pode se concentrar em tornar sua oferta perfeita para um grupo seleto de pessoas.
  • Especialização: empresas que oferecem serviços para nichos de mercado possuem mais experiência em suas ofertas, pois realmente compreendem seu público e como oferecer valor a ele.

Dessa maneira, entendemos que dentro de nichos de mercado a concorrência pode ser um pouco menor se pensarmos em segmentos inteiros. No entanto, isso não significa que a competitividade não exista e que, uma vez definido um nicho, toda a mágica de vendas acontece sozinha.

Para se destacar, é fundamental que a empresa torne-se uma autoridade.

Dicas para se tornar autoridade no nicho de mercado

O marketing para um nicho é teoricamente mais fácil do que aquele realizado para atrair um mercado amplo, uma vez que um nicho é composto por pessoas e/ou empresas que têm as mesmas necessidades, desejos ou preferências.

Apesar de falarmos de um mercado muito mais restrito, a concorrência acontece do mesmo jeito, o que reforça ainda mais a importância da sua empresa sair na frente e ser uma autoridade.

Algumas dicas incluem:

Mostre-se atualizado sobre os temas do seu nicho

Hoje em dia conseguimos ter informações com apenas alguns cliques. Se sua empresa quer ser autoridade no nicho de mercado, seja uma fonte de referência de consulta de informações relevantes para sua audiência.

Isso inclui tanto produzir conteúdo sobre temas que interessam para o público-alvo quanto divulgar notícias de fontes confiáveis em suas redes sociais.

Crie confiança

Uma empresa que é autoridade em seu nicho de mercado estabeleceu uma relação de confiança com seus clientes. Você pode, por exemplo, compartilhar depoimentos de pessoas ou outras organizações que o seu negócio ajudou.

Quando sua audiência vê pessoas ou empresas como ela, que passavam pelos mesmos problemas e que conseguiram saná-los, a tendência é que se identifiquem muito mais e confiem no que você tem a oferecer.

Ajude sua audiência a encontrar respostas

Seu público-alvo tem dúvidas e problemas que você deve ajudar a resolver se quiser ser uma referência em seu nicho. Uma das maneiras mais eficazes hoje em dia de conseguir isso é com uma boa estratégia de conteúdo.

Isso porque a produção de conteúdo em forma de textos em blogs, vídeos em redes sociais ou até podcasts são uma excelente forma de mostrar a sua audiência o quanto você está apto a ajudá-la.

Para tanto, é importante descobrir sobre o que seu público pesquisa e qual informação busca. Ferramentas gratuitas como Google Trends e Google keyword planner são muito úteis para encontrar essa informação.

Crie uma forte presença online

Não é segredo que empresas com presença fraca no mundo online têm muito menos chances de se destacar nos dias de hoje. Por isso, uma autoridade no nicho de mercado é uma empresa que está nas redes sociais relevantes ao seu público, tem um bom site e é encontrada nos mecanismos de busca.

E para que tudo isso faça sentido, a presença online deve atrair a atenção da audiência. Aqui, mais uma vez, frisamos a importância de manter site e redes sociais atualizados com conteúdos especializados e relevantes.

Concluindo

Não é de um dia para o outro que uma empresa consegue tornar-se autoridade em seu nicho de mercado. Cada uma das quatro dicas exige persistência, paciência e muita disciplina.

O ideal é desenvolver um plano de como a sua organização estabelecerá sua posição de autoridade. Comece aos poucos e vá melhorando sua estratégia e presença online à medida que o orçamento permitir.

Caso precise de ajude para aumentar a presença online do seu negócio e fazer com que seja reconhecido como autoridade no nicho de mercado, conheça sobre marketing de conteúdo.