Como fazer um bom pós-venda?

Vender é essencial para todo tipo de negócio, mas não pode ser considerada a única parte importante no momento da empresa se relacionar com o cliente. Saber como fazer um pós-venda adequado pode fazer uma enorme diferença no lucro e na manutenção da carteira de consumidores.

Mas, o que é pós-venda? De maneira simples, trata-se do processo posterior a venda, como o envio de um bônus, suporte ou um contato por e-mail relacionado à satisfação, por exemplo.

O pós-venda é essencial para a fidelização, pois é muito mais barato manter os clientes atuais do que conquistar novos, você sabia disso?

Apesar de ser fundamental, muitas empresas não realizam essa etapa! O lado positivo é que o pós-venda pode ser feito seguindo alguns passos que podem ser simples de serem colocados em prática. Continue a leitura e saiba como realizar um excelente pós-venda!

1. Lembre o cliente que você existe

Depois da venda, não pense que a sua relação com o cliente terminou! Pelo contrário, é uma boa prática lembrá-los que sua empresa existe e está disposta a ajudar. Mostre-se à disposição e crie uma imagem que represente que você está sempre está ali para auxiliá-los.

Uma maneira de fazer isso é enviar e-mails informando sobre as novidades da empresa. Manter contato é essencial para que sua companhia consiga manter uma aproximação e para nutrir a relação existente com todos os clientes.

2. Tenha um bom suporte

Mesmo depois de meses, pode ser que o cliente ainda tenha dúvidas sobre o produto ou serviço que adquiriu. Nesse caso, é importante ter um bom suporte para auxiliar os clientes em todos os momentos para que ele sinta-se amparado.

O suporte é sempre importante, independente do serviço. Se você vende um produto físico, dar uma garantia adequada e auxiliar de forma eficiente caso o produto tenha algum defeito pode fazer toda a diferença em relação a decisão do cliente em permanecer ou não fazendo negócios com a sua empresa.

Por outro lado, se a sua empresa oferece um curso digital ou presta serviços, o suporte é fundamental para que o cliente tire todas as suas dúvidas a respeito do que foi adquirido, para que entenda o que está comprando.

3. Trate-os de forma especial

Fazer ofertas para clientes antigos, conceder descontos, brindes ou cupons na hora de adquirir algum outro produto ou serviço – ou quando for renovar algum serviço em uso – pode fazer uma grande diferença na fidelização de clientes.

Na prática, muitas empresas fazem promoções para adquirir novos clientes. Isso pode ser um erro, pois é mais fácil e barato manter os clientes atuais do que conquistar novos.

Por isso, busque focar nos clientes de longa data e fidelize-os oferecendo presentes e promoções especiais, para que eles saibam que são importantes e que a empresa lembra deles.

Outra dica que pode ser interessante é ter programas de fidelização e mandar lembretes em datas comemorativas e especiais, como no Natal, no aniversário da empresa e, principalmente, do próprio cliente.

4. Venda o produto e ofereça um bom bônus

Uma forma de atrair a atenção do cliente e fazê-lo gostar da empresa é oferecendo algo que seja percebido como de grande valor pelos consumidores. Mas é importante frisar que o bônus ou brinde precisa ser algo que realmente agregue valor!

Para isso, você precisa entender bem o perfil do seu cliente e pesquisar para entender o que pode ser oferecido como bônus e que realmente seja valioso para ele.  Escolha algo que tenha baixo custo para a empresa, mas que para os consumidores pode trazer uma grande satisfação e resolver algum dos seus problemas cotidianos.

Além de ajudar na fidelização, a empresa pode ganhar mais simpatia das pessoas e gerar mais resultados através do “boca-a-boca”, que é a forma de marketing mais eficaz existente. Use o bônus para ser lembrado como um negócio que oferece boas oportunidades.

5. Seja honesto

Sabe aquelas propagandas que mostram alguma promoção e oferece um brinde, mas quando você vai na loja descobre que não é nada daquilo que passou na televisão? Empresas que fazem propagandas que não são claras ou até desonestas perdem muita credibilidade.

Evite isso! Seja o mais claro possível em relação a promoções e sobre a entrega de brindes.

Nunca prometa algo que você não pode entregar, pois além da empresa ficar mal vista, a reação negativa pode acontecer, gerar grande comoção entre os consumidores e prejudicar ainda mais a imagem do seu negócio.

6. Demonstre interesse no cliente

Demonstrar preocupação e perguntar como está a experiência do usuário, se ele está gostando do seu produto ou se tem dúvidas demonstra que a empresa não está somente querendo vender, mas realmente se preocupa em manter seus clientes satisfeitos.

Por isso, mantenha esse contato exaltando um lado mais humano do seu negócio. Uma forma de fazer isso é investindo em treinamentos visando deixar as equipes de vendas e a que fornece o suporte habilitadas, para que os respectivos funcionários saibam lidar melhor com os consumidores.

7. Invista em um atendimento excepcional

O atendimento ao cliente deve ser excelente e realizado devidamente desde o primeiro contato com o possível consumidor até os momentos posteriores à venda. Vale reforçar aqui as precauções relativas ao investimento no aprimoramento do trabalho das equipes de atendimento, venda, suporte e qualquer outra que tenha contato com o seu cliente.

Lembre-se que pessoas relacionam-se com pessoas. Por isso, tenha um conjunto de funcionários sempre apropriadamente preparados e dispostos a ajudar os clientes, bem como com competências de relacionamento e atendimento aprimoradas para que satisfaçam as necessidades e gerem valor ao seu produto ou serviço.

8. Escute o que seus clientes têm a lhe dizer

Aprender com os clientes e ouvir o que eles têm a dizer pode melhorar muito o processo de venda, pós-venda e fidelização. Por isso, escute-os! Tenha um SAC ou outro serviço encarregado de ouvir seus clientes: sejam críticas, sugestões, elogios ou outro tipo de feedback.

Apostar em pesquisas de satisfação pode ser uma ótima forma de compreender suas opiniões. Depois de vender o produto ou serviço, até um e-mail pedindo feedback pode ser eficaz, pois muitos ficarão felizes em responder e ajudar.

9. Aposte no up selling e cross selling

O cross selling é quando sua empresa estimula os consumidores a comprar seu produto levando outros que o complementam. Por exemplo, se você vende cursos que ensinam a investir na bolsa, pode complementar a transição oferecendo um livro com dicas para investir em ações, por exemplo.

Essa prática acontece em diversas lojas online, quando aparecem sugestões de produtos semelhantes.

Por outro lado, o up selling tem como objetivo induzir o cliente a comprar algo de maior valor, sejam outros itens ou complementos para tentar obter uma venda mais lucrativa. Isso também é prática comum realizada em diversos segmentos, por exemplo no McDonald’s quando é perguntado ao cliente se ele quer uma batata maior por uma fração de dinheiro a mais.

As duas práticas devem ser feitas com ética e a empresa precisa cuidar para não parecer que interessa a ela apenas vender.

10. Entregue conteúdos de qualidade para o cliente

Aposte no marketing de conteúdo para obter engajamento com os seus clientes e educá-los cada vez mais sobre o seu nicho e, principalmente, sobre as necessidades deles. Entregue conteúdos especializados e que realmente agreguem valor.

Além disso, você pode fornecer conteúdos exclusivos ensinando a utilizar o produto, fornecendo dicas para aprimorar a sua usabilidade, dicas de cuidados, dentre outros.

Por exemplo, se você vende uma maquina de fazer pães, pode enviar um livro de receitas impresso ou enviar receitas novas por e-mail constantemente, também dicas de limpeza e manuseio da máquina, por exemplo. Além de agregar valor ao produto, é possível melhorar a experiência do cliente.

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Saber como fazer um pós-venda pode trazer diferenças relevantes nos resultados da sua empresa, tanto no lucro em si quanto em quesitos como: satisfação e retenção de clientes.

Além disso, pode fazer com que os clientes tornem-se divulgadores da marca, pois o atendimento excepcional ajuda na disseminação de elogios espontaneamente. As opiniões positivas sobre a sua marca podem fazer seu negócio ser bem visto no mercado e a sua clientela crescer consequentemente.

Portanto, aposte nessas técnicas e faça um excelente pós-venda para fidelizar seus clientes e dar-lhes uma experiência fenomenal!

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