Curadoria de conteúdo: por que você precisa desse processo em seu time de marketing?

Existe uma enorme quantidade de informações disponíveis para as pessoas e empresas, o que dificulta a seleção e o compartilhamento do que é relevante sobre determinado assunto. Por esse motivo, a curadoria de conteúdo é um processo essencial. 

A necessidade de contar com a estratégia se intensificou com a democratização do acesso à internet e ao smartphone — especialmente, após o advento das redes sociais. Esses fatores aumentaram ainda mais a divulgação de informações e consequentemente, a administração delas.

Para entender mais sobre a curadoria de conteúdo e como ela ajuda a filtrar informações verídicas e relevantes, continue a leitura!

O que é a curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo consiste na filtragem das informações existentes sobre um assunto, a partir de uma pesquisa e seleção. Como mostram dados da Data Never Sleeps 8.0, apenas em 2020, os usuários baixaram 500 horas de vídeo por minuto no YouTube.

Além disso, durante a pandemia da covid-19, a necessidade de uso mais intenso do meio digital tornou o consumo e a disponibilidade de informações nesse espaço ainda mais elevados. Assim, o foco da curadoria é realizar uma filtragem das informações, sem desconsiderar o público-alvo

No marketing digital, ela é complementar à produção de conteúdo. Dessa forma, ela promove uma melhor relação das empresas com seu público, além de gerar autoridade.

Como funciona o processo de curadoria de conteúdo?

Para entender mais sobre a definição da curadoria de conteúdo, é preciso descobrir como ocorre esse processo. Confira!

Busca das fontes de informação

O primeiro passo da curadoria é ter acesso a fontes de informação, como redes sociais, e-book, blog post, podcast etc. Também é necessário pensar nos melhores formatos de conteúdos a serem consumidos.

Definição de fontes e pautas

Ao tentar definir as fontes e as pautas, você deve escolher aqueles mais associados aos interesses do seu público-alvo. Por isso, é indispensável contar com um planejamento para direcionar adequadamente a curadoria. 

Organização dos conteúdos

A curadoria do conteúdo também precisa adotar critérios para seleção, que podem ser o nível de relevância ou a atualidade. Mais um ponto a considerar é o estágio do funil de vendas em que o cliente se encontra — atração, consideração, decisão ou fidelização.

Sejam quais forem os critérios adotados, é necessário que eles sigam uma lógica e foquem na qualidade. Visar apenas a quantidade de materiais disponíveis para preencher lacunas segue contra a lógica da curadoria de conteúdo — e não costuma oferecer resultados positivos.

Separação de informações verídicas

A alta disponibilidade de informações existentes impulsionou as fakes news — que são informações mentirosas acerca de um assunto. Mas, assim como os consumidores, o Google prioriza materiais verídicos na sua página de busca.

Isso quer dizer que a curadoria de conteúdo deve ser ainda mais rígida com a credibilidade das fontes buscadas. Compartilhar apenas verdades evita sofrer penalizações do Google e do público-alvo, como a baixa visibilidade e número de visitas. 

Por que é importante fazer curadoria de conteúdo?

Após conhecer o funcionamento da curadoria de conteúdo, é fácil notar alguns dos motivos que tornam esse processo fundamental. 

A seguir, entenda mais sobre os benefícios trazidos!

Ser relevante para a sua audiência 

O principal objetivo de uma página web é atrair o público. Logo, para que as pessoas tenham interesse pelos materiais compartilhados, você deve selecionar criteriosamente o que pode ser útil para elas. 

Essa filtragem também contribui para aumentar a confiança e a afinidade dos visitantes pelo seu site, elevando as oportunidades de conversão.

Tornar-se referência 

Se o seu negócio disponibiliza materiais associados às possíveis pesquisas do seu público-alvo, você pode se tornar referência na área. Afinal, as pessoas encontrarão o desejado quando forem realizar as buscas no Google. 

Os algoritmos do buscador avaliam a qualidade dos materiais das páginas e podem elevar a visibilidade dos mesmos, se eles forem considerados relevantes para o usuário. Ao conseguir isso, você constrói sua autoridade online.

Construir relacionamento com o público

Quando uma pessoa encontra materiais de qualidade e alinhados com os interesses e desejos no seu site, é natural que ela continue as visitas dentro da sua página. Desse modo, o lead é incentivado a realizar uma ação, como assinar a newsletter ou baixar um e-book, até chegar à compra. 

Otimizar o SEO

Você percebeu que o Google pode favorecer ou penalizar os sites, de acordo com a qualidade do material oferecido. Assim, quando se investe na curadoria de conteúdo, é possível construir materiais mais relevantes, personalizados e que satisfazem a sua audiência. 

Essas ações favorecem o search engine optimization (SEO), que corresponde às otimizações para os motores de busca. Logo, a sua página web pode aparecer nas primeiras posições de busca do Google.

Qual a relação entre curadoria e produção de conteúdo?

Ao descobrir as vantagens da curadoria de conteúdo, é possível que você tenha se perguntado qual a relação dela com a produção de conteúdo. A resposta é que a curadoria serve de suporte para a criação ocorrer com eficiência.

Afinal, produzir materiais por si só pode não alcançar os benefícios citados. É necessário produção com base em fontes, abordagens e temáticas relevantes e alinhadas com os interesses e as necessidades do seu público. Assim, a curadoria é capaz de auxiliar nesse objetivo.

Como fazer a curadoria de conteúdo corretamente?

Ao longo do artigo, você pôde notar como a curadoria de conteúdo é útil na produção de materiais. Agora, conheça as recomendações para realizar o processo de maneira assertiva:

  • mantenha frequência na sua curadoria, que pode ser diária, semanal ou quinzenal;
  • invista em ferramentas que facilitem o processo;
  • não procure temas e tópicos em demasia;
  • diversifique os canais;
  • teste diferentes formatos;
  • analise cada conteúdo;
  • dê os devidos créditos quanto citar informações;
  • opte por fontes confiáveis.

Como você percebeu, a curadoria de conteúdo é uma etapa essencial na produção de materiais. Afinal, ela contribui para uma criação mais relevante e alinhada às necessidades do seu público-alvo.

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