4 Livros de marketing que todo gestor precisa ler

Ser gestor de um departamento envolve uma série de responsabilidades. Por exemplo, é necessário ficar atento às melhores práticas internas e às tendências do mercado para otimizar processos e atingir resultados mais satisfatórios.

Nesse contexto, os heads de marketing precisam estudar e ampliar os conhecimentos de modo constante. Assim, além dos cursos voltados à área, é possível contar com livros de marketing que auxiliam no desenvolvimento profissional.

A seguir, você conhecerá 4 obras que abordam fatores relevantes do marketing tradicional e digital. Boa leitura!

Por que as leituras são essenciais para os líderes?

Os profissionais que ocupam cargos de gestão são responsáveis por estabelecer o planejamento estratégico e os objetivos das equipes. No caso do head de marketing, o trabalho envolve direcionar as ações de comunicação conforme o orçamento disponível e as metas a serem alcançadas.

Todas essas decisões demandam que os líderes tenham conhecimentos amplos sobre a área de atuação. Afinal, o desempenho deles está diretamente relacionado aos resultados que a empresa alcançará em suas estratégias. 

Por isso, é preciso que os gestores de marketing aprimorem as habilidades com frequência, a fim de identificar e acompanhar as transformações do mercado. Na prática, existem inúmeras formas de ampliar os saberes — como cursos, graduações e especializações.

Nesse contexto, há livros para gestores que abordam as principais questões relacionadas ao exercício das funções. Por meio da leitura, será possível conhecer a experiência de outros profissionais, adquirir conhecimentos técnicos específicos e conferir práticas que promovam melhores retornos.

Portanto, se você pretende descobrir como melhorar a sua atuação gestor, saiba que os livros são ótimos aliados no desenvolvimento profissional. 

4 Livros de marketing que todo gestor precisa ler 

Até aqui, você percebeu a importância de aprimorar os conhecimentos para realizar uma boa gestão. Agora chegou a hora de conferir 4 livros de marketing que abordam desde táticas de mercado a análises de cenários e ambientes digitais. 

Veja, a seguir!

1. A Arte da Guerra (Sun Tzu)

A lista começa com um clássico milenar. “A Arte da Guerra” foi escrito durante o século IV a.C. e tinha o intuito de ser um tratado sobre estratégias de guerra. A obra chinesa é composta por 13 capítulos.

Apesar do teor militar, os ensinamentos de Sun Tzu podem ser aplicados em diferentes áreas da vida pessoal e profissional. Por exemplo, é possível adaptar os princípios ao contexto do marketing. Veja o seguinte trecho da obra:

“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas.”

Quando se trata do cenário empresarial, essas ideias podem ser associadas à análise SWOT. O motivo é que ela promove um conhecimento maior, tanto do próprio negócio quanto do mercado. Aqui, os inimigos são os demais negócios que disputam um segmento.

Porém, ao longo de todos os capítulos do livro, você conhecerá estratégias que podem ser relevantes para a empresa como um todo, ou especificamente em relação ao marketing. 

2. Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI (Rafael Rez)

O próximo título da lista é mais recente do que o anterior. Publicado em 2016, por Rafael Rez, “Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI” também figura entre os melhores livros de marketing para gestores.

A obra aborda a estratégia de produção de conteúdo, bastante utilizada no contexto do marketing digital para atrair os consumidores. Os temas trabalhados abrangem todos os processos envolvidos nessa prática, por exemplo:

  • planejamento de conteúdos;
  • tráfego e análise de resultados;
  • ferramentas utilizadas;
  • tendências do mercado.

O livro ainda traz uma concepção sobre os “bens” mais valiosos da atualidade: o tempo e a atenção. Segundo Rafael, a “moeda” que compra o tempo e a atenção do público é o conteúdo de valor, que deve responder às suas dúvidas e entregar valor. 

Logo, o marketing de conteúdo será de grande auxílio no momento de atrair clientes, criar autoridade no mercado e fidelizar o público.

3. A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

O terceiro livro de marketing é fruto de uma pesquisa realizada com 150 empresas de distintos segmentos. A obra “A Estratégia do Oceano Azul” traz duas metáforas relacionadas à atuação no mercado: o oceano vermelho e o oceano azul.

O oceano vermelho são os contextos já existentes derivados da disputa entre as empresas. Neles, as características e as regras estão definidas, restando aos negócios buscar uma fatia do espaço disponível.

Já os oceanos azuis representam a criação de um espaço — seja um novo ramo ou nicho. Dessa forma, não há “predadores”, pois o ambiente inexplorado não tem normas estabelecidas nem a alta competitividade do oceano vermelho.

Os autores explicam que os gestores de marketing precisam encontrar formas de criar os próprios espaços no mercado. Desse modo, é preciso conhecer as características do segmento para reconhecer os obstáculos e as oportunidades não enxergadas pelos concorrentes.

4. Transformando Palavras em Dinheiro: 42 lições que ninguém ensina sobre copywriting e marketing digital (Ícaro de Carvalho)

Para encerrar a lista, vale conhecer mais um livro de marketing digital. Ícaro de Carvalho, formado em filosofia, mostra o poder da linguagem e da comunicação em “Transformando Palavras em Dinheiro”.

A obra enfatiza que as palavras devem ser usadas com o intuito de produzir interesse nos consumidores por meio de conteúdos atrativos. Nela, são apresentadas 42 práticas testadas pelo autor ligadas a publicidade, marketing e vendas.

Para Carvalho, por meio do copywriting, é possível atrair a atenção do público-alvo ao trabalhar uma linguagem próxima e personalizada. A estratégia, por sua vez, tende a resultar em aumento de vendas e engajamento dos clientes junto à empresa.

Como você viu, aprimorar os conhecimentos e as habilidades constantemente é uma forma de desempenhar um trabalho de gestão cada vez melhor. Nesse sentido, os 4 livros de marketing listados neste conteúdo podem trazer novos insights e dicas para auxiliar no seu desenvolvimento.

Quer receber mais informações sobre formas de aperfeiçoar a atuação no mercado? Faça a inscrição em nossa newsletter!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: