Os objetivos estratégicos são um elemento fundamental para um negócio, independentemente do seu porte. Afinal, são essas metas que determinam onde a empresa espera chegar e quais devem ser os próximos passos da operação.
Contudo, a definição de objetivos não é um processo simples. O motivo é que existem diversos elementos a serem considerados no momento de estabelecê-los, como a viabilidade dessa meta e em quanto tempo ela pode ser alcançada.
Neste artigo, você saberá mais sobre os objetivos estratégicos da empresa e verá como defini-los. Aproveite a leitura!
O que são objetivos estratégicos?
Os objetivos estratégicos são metas que uma organização busca alcançar como parte de sua visão de negócios. Eles ajudam a orientar as ações e decisões em todos os níveis hierárquicos, e precisam estar alinhados com a missão da empresa.
Por essa razão, os objetivos devem ser definidos de forma clara e concisa, para serem facilmente entendidos e comunicados a todos os membros da organização. Além disso, é preciso ter um plano para alcançá-los — caso contrário, eles se tornam apenas uma ideia.
Desse modo, uma forma de traçar objetivos é considerar o conceito de metas SMART. A sigla representa os 5 pilares a seguir:
- específico (specific): ele deve ser claro e específico, apontando o que se deseja alcançar;
- mensurável (measurable): a meta deve ser quantificável, permitindo medir o progresso e o sucesso;
- alcançável (achievable): o objetivo precisa ser realista;
- relevante (relevant): a meta deve estar alinhada com os objetivos mais amplos e estratégias da organização;
- temporal (time-bound): ele deve ter um prazo definido para conclusão.
Exemplos de objetivos estratégicos podem incluir o aumento da participação de mercado, a expansão, a melhoria da eficiência operacional etc. Ainda, eles precisam considerar a realidade do setor e o cenário econômico.
Qual a importância de estabelecer esses objetivos na empresa?
Estabelecer objetivos estratégicos cumpre um papel central na otimização operacional de uma empresa. Veja as vantagens de adotar a medida!
Ter um direcionamento
Os objetivos estratégicos fornecem uma direção clara para a organização. Eles ajudam a estabelecer um caminho a ser seguido e a assegurar que todos na empresa estejam alinhados em relação às metas de longo prazo.
Para entender melhor, considere o exemplo de uma empresa que tem múltiplos setores. Nesse caso, mesmo que o marketing e as vendas sejam áreas distintas, elas não podem agir de maneira isolada, certo?
Logo, com objetivos estratégicos definidos, a companhia mostra uma direção clara para os funcionários e ajuda a garantir que todos estejam trabalhando com o mesmo foco. Esse fator tende a criar mais sinergia na rotina.
Então, ao adotar a medida, a empresa pode alinhar seus esforços e recursos para atender às metas comuns. No longo prazo, eles evitam a dispersão de energia e recursos em atividades que não contribuem para a visão de negócios.
Medir o crescimento e o progresso
A definição de objetivos estratégicos também é importante porque eles fornecem critérios mensuráveis para avaliar o desempenho da organização ao longo do tempo. Assim, eles permitem a identificação de áreas de sucesso e aquelas que precisam de ajustes.
Ainda, em um ambiente de negócios dinâmico, os objetivos estratégicos permitem à empresa se adaptar a mudanças no mercado, à tecnologia e a outros fatores externos. A flexibilidade para ajustá-los ajuda a manter a relevância e a competitividade.
Planejar a longo prazo
Outra vantagem é que a definição de objetivos estratégicos possibilita o desenvolvimento de planos a longo prazo, identificando as etapas necessárias para atingi-los. Portanto, eles proporcionam consistência e estabilidade, à medida que a organização busca seu futuro desejado.
Além disso, a definição deles serve como critério para a tomada de decisões em todos os níveis da organização. Afinal, os objetivos ajudam a priorizar a alocação de recursos, orientar escolhas táticas e avaliar oportunidades em termos de seu impacto nos resultados de longo prazo.
Aumentar a produtividade
Por fim, esses objetivos desempenham um papel fundamental no aumento da produtividade de uma empresa. Isso acontece porque o foco em resultados tangíveis cria um ambiente no qual os colaboradores são incentivados a alcançar metas específicas.
Nesse sentido, objetivos estratégicos claros e desafiadores tendem a motivar os funcionários. Quando os colaboradores compreendem como suas tarefas contribuem para metas mais amplas, estão costumam ficar mais propensos a se engajar e produzir resultados de alta qualidade.